Caso queira jogar somente uma vez, pode começar o jogo no modo Nightmare. A grande diferença desse modo é que os inimigos dão muito mais dano. Recomendo fazer o upgrade da poção de cura e da regenerativa o quanto antes possivel. Recomendo comprar a perk que aumenta o numero de poções o mais rápido possivel e depois as perk que dão mais exp para cada livro lido (é a primeira perk de cada categoria).
A parte mais difícil é Their Hearts Will Burn/Vossos Corações Queimara. Antes de chegar nessa parte faça tudo o possivel no jogo nas áreas que liberou até agora para subir o máximo de nivel que puder. Evite de usar poções e de usar as recargas das poções pois vai precisar na parte de virar o trabuco.
Para o chefe final recomendo estar no nível 21-22.
Os inimigos mais chatos para fazer o troféu são os dragões de nível mais alto. Se tiver tendo problema para mata-los. Termine o jogo para conseguir o troféu de dificuldade e depois volte o save anterior, e diminua a dificuldade para matar os dragões e conseguir o troféu.
O resto dos troféus é bem fácil de fazer em qualquer dificuldade.