Para chegar na lojinha de games(arcade), vai ser uma grande jornada, pois para entrar nessa lojinha, deverá receber um ticket do homem na cadeira de rodas e para isso você deverá levar óleo de girassol para ele, então vamos aos passos para chegar até ele com esse óleo de girassol.
Partindo do último passo do último troféu.
- Suba as escadas e pule na fonte, que deve está vazia, pois você fechou nos últimos passos. Entre pelo cano na lateral, quando você sair e cair na plataforma, aperte o botão vermelho. Quando a plataforma descer, olhe pela janela. Agora você irá assumir o controle da namorada de Josef.
- Clique na panela que está no fogão, logo em seguida clique no armário na parte superior a esquerda, pegue a espiga de milho e depois coloque-a em cima do fogão.
- Agora você está volta a controlar o Josef, pegue a vara que irá cair quando os grãos de milhos pipocarem. Em seu inventário pegue a vara e clique novamente na janela.
- De volta a namorada no Josef, suba em cima da panela que deve está no chão, use a vara no aparelho de ar condicionado para abri-lo, use novamente a vara para poder soltar um tudo congelado do ar.
- Coloque a panela de volta no fogão, logo em seguida, coloque o tubo que você pegou do ar condicionado dentro dela. Isso irá amolecer esse tubo. Agora utilize esse tubo no distribuído de óleo à esquerda perto da porta
- Depois do Josef encher o tanque da plataforma, puxe a corda (alavanca vermelha no chão do elevador). Isso irá ligar o motor da plataforma.
- Use o painel para controlar a plataforma, você deve solucionar o puzzle para liberar a alavanca. O puzzle consiste em colocar as duas bolas vermelhas no lugar das pretas e vise-vessa. Segue a solução caso tenha dificuldades:
- Empurre a alavanca para cima até chegar a um ventilador gigante, clique sobre ele. Erre todas as soluções, pois só assim ele ficará com raiva e se quebrará, logo em seguida, entre pelo o buraco que se abriu nesse ventilado.
- Pegue as duas gavetas deslizantes da mesa (escrivaninha), logo em seguida utilize o painel que está localizado na parte inferior esquerda, próximo a essa mesa. Você deve resolver os Puzzles de cada botão vermelho para poder ativá-los. Os puzzles consistem em preencher todos os quadradinhos, sem deixar nenhum vazio, caso não consiga, segue a solução para cada um deles:
- Logo que ativar todas as luzes vermelhas para verdes, você conseguirá ativar os botões vermelhos que ficam piscando logo abaixo delas.
- Ande até o jarro vazio, abra seu inventário e coloque sua planta nele.
- Mova o laser para a direita, então você irá ver uma varinha segurando a planta, pegue-a e vá novamente ao painel de controle do lado da escrivaninha e ative o botão vermelho que está piscando.
- Agora mova o laser para o jarro onde você colocou sua plantinha, volte novamente ao painel e ative o botão vermelho que está piscando, vai crescer um girassol.
- Suba as escadas e coloque a varinha na boca da planta carnívora para que você possa pegar uma lupa que está dentro dela, logo em seguida, desça e utilize essa lupa no projeto em frente à escrivaninha.
- Coloque uma das gavetas no projeto e utilize o controle para passar os slides até achar uma borboleta (ela é nosso gabarito para abrir a porta).
- Vá até o girassol e clique nela para pegar as sementes.
- Vá para o painel que está localizado do lado da porta na esquerda, acenda os pontos vermelhos das asas conforme o gabarito da borboleta projetado na parede, logo em segida puxe o rabo dela. Caso ainda tenha dificuldades, segue uma imagem de como deve ficar:
- Quando chegar ao próximo cenário, use as sementes na máquina ao lado. Vá para baixo e coloque a lata de óleo. Volte para a parte superior e bombeie a máquina várias vezes até obter o óleo de girassol. Desça e pegue novamente a lata de óleo.
- Fale com o guarda para saber do que ele precisa, depois clique no cano ao lado para poder descer.
- Volte à praça onde está o homem na cadeira de rodas, dê a ele a lata de óleo de girassol. Ele tira a bandagem da perna e lhe dá um bilhete, pegue essa bandagem e suba as escadas do lado da igreja, onde tem um tipo de relógio.
- Use o bilhete no painel da porta esquerda. Bem-vindo ao Arcade.
- Vá até a máquina mais à esquerda (o que tem um pedal de bicicleta) e pedale até a sua marcação chega à zona vermelha, a luz da máquina 1 irá acender. Vá até ela e jogue o game “Invasores do Espaço. X”, você precisa atingir 1.000 pontos para ganhar uma moeda.
- Volte para a máquina de pedala, mova a alavanca para o número 2 e mais uma vez o pedale até o mostrador atingir a zona vermelha. Dessa vez a máquina 2 será ativada.
- Vá para a máquina 2 e jogue o game, esse é mais complicado, pois consiste em mover a bolinha branca para fora, mas primeiro deve-se abrir a porta e para isso deve-se colocar o “U” menor dentro do “U” maior (somente os vermelhos abrem a porta). Quando finalizar o game, você receberá outra moeda. Caso tenha dificuldade, abaixo segue a solução:
Ufa! Mais um troféu na faixa… Essa foi até agora a mais longa!!!
Pessoal segue detonado completo em video, incluindo todos os trofeis http://www.retrogamesbrasil.com/t568-detonado-machinarium-pc-um-game-muito-bonito-com-um-final-de-doer-o-coracao
1 - Suba a escada e pule na fonte agora drenada. Use o cano à direita. Aperte o botão vermelho na parede.
2 - Olhe pela janela gradeada. Agora você assume o controle da namorada do robô.
3 - Tire a panela do fogão e suba em cima dela. Abra o armário e pegue o milho. Use o milho no fogão vazio. De volta ao seu bot.
4 - Pegue o tubo pontudo. Use-o na janela gradeada. De volta ao bot feminino.
5 - Use o tubo do condicionador de ar no topo da tela e depois novamente para pegar o tubo congelado.
6 - Coloque a panela de volta no fogão e coloque o tubo dentro dela. Você descongela o tubo. Use-o no lado esquerdo de um dispensador de óleo. De volta ao seu bot.
7 - Puxe o cordão (coisa vermelha no piso do elevador) e use o painel.
8 - Use esta solução para o quebra-cabeça e puxe a alavanca:
9 - Fale com o Ventilador Gigante e responda suas perguntas erroneamente. Entre quando “sair”.
10 - Pegue o pau na planta para a direita e mova o laser gigante para essa posição.
11 - Vá até o painel ao lado da placa e use-o. Esta é a solução:
Quando todos os 3 botões inferiores esquerdos estiverem verdes, pressione o grande verde abaixo deles.
12 - Vá até a planta em cima e coloque o pau na Fly Trap que abriu. Pegue a lupa e use-a na frente do projetor.
13 - Pegue as duas gavetas de slides da mesa embaixo do quadro. Use o número I no projetor.
14 - Vá para o painel ao lado do tabuleiro novamente e resolva os quebra-cabeças do lado direito com este:
Não se esqueça de pressionar o botão grande abaixo deles.
15 - Use o controle do projetor e encontre o slide borboleta.
16 - Vá até a porta da esquerda, use o painel e combine os pontos dos slides da borboleta. Puxe a alavanca na parte inferior. Não saia ainda.
17 - Use a planta que você tem no vaso vazio. Mova o laser em sua direção e ative-o no painel. Agite o girassol resultante para obter algumas sementes. Agora vá para fora.
18 - Use as sementes da máquina ao seu lado. Desça e coloque a lata de óleo embaixo dela. Volte para a parte superior e bombeie a máquina repetidamente até obter óleo de girassol na lata. Pegue isso.
19 - Fale com o guarda e use o cachimbo ao lado dele. Observe este atalho.
20 - Suba até a praça de onde você está e dê o óleo de girassol para o cadeirante. Ele lhe dá um ingresso e deixa cair um curativo que você precisa pegar.
21 - Suba as escadas ao lado da torre do relógio e use o tíquete no painel da porta esquerda. Bem-vindo ao fliperama.
22 - Vá até a máquina mais à esquerda (a que está com o pedal da bicicleta) e pedale até que seu dial chegue à zona vermelha e ligue a máquina número 1. Vá até ela e use.
23 - Você precisa jogar um jogo de invasores do espaço. Simplesmente use X para atirar e desviar ou disparar tiros de entrada. Você precisa marcar 1000 pontos ou mais. Você obterá algumas moedas (pegue-as na parte esquerda da máquina).
24 - Volte para a pedaleira e puxe a alavanca do lado esquerdo até o número 2. Novamente, pedale até o dial atingir a zona vermelha.
25 - Vá para a máquina número dois. Aqui estão as soluções de quebra-cabeça:
Novamente, você receberá algumas moedas que precisa coletar. Saia da arcada e volte para a praça.