Na Gothic os inimigos podem te matar fácil, boa parte com um golpe, até mesmo um golpe de fúria de um Goblin pode ser hit kill. Dependendo de qual estilo de jogo vai seguir sua campanha pode ser bem difícil ou até mesmo o que seria a dificuldade normal, tomando alguns cuidados é claro, pois hit kill pode vir de qualquer lugar se não tomar os devidos cuidados.
Jeito de tornar a Gothic em Normal: Seu foco será Zeal e Dominance, e pontos restantes em Serenity. Só utilize ponto em Mettle e Precision se for tentar os troféus de Flurries e Headshots, tem como fazer todos os troféus nessa jogada dessa forma. Jogue como Mago - as magias são bem apelativas e como pode atacar a longas distancias será bem difícil ser atingido, além do mais ao recuar por uma certa distancia os inimigos recuam e a life deles não regenera, também pode chamar um único inimigo se estiver distante usando a magia de raio ou uma flecha. As magias são liberadas só no level 4 e até um pouco depois disso sua vida não será muito fácil, terá que tomar bastante cuidado nos mapas, sempre ande com o ativo assim localizará os inimigos perto ou pelo caminho e atacará a distancia e recuará quando necessário. Salve sempre após o combate com 2 ou 3 grupos pois no começo a morte sempre ocorre, inimigos são fortes e alguns bugam e teleportam em cima do personagem ou nas costas e você nem vê de onde ele veio, fora o travamento do personagem em alguns cantos, pedras do jogo. Tente limpar os mapas, matar todos os inimigos e fazer todas missões por XP, pegar os itens que ver pelo caminho e principalmente os coletáveis (observe uns insetos minúsculos voando) indicam algum item. Fechar os 3 grupos de coletáveis é essencial para o Boss final antes da Fall of Seteriff, rendem itens fortes, tem um capacete com bastante regeneração de Hp e uma Roupa ideal para Mago, deixando o combate com o Boss bem tranquilo.
SKILL ZEAL - Magia do Fogo + Magic Power + Mana Regeneração. Ideal para ser usada contra grupos, em seu pontos máximos causa uma grande bola de fogo, causando dano de impacto e de área, o efeito permanece por alguns segundos, dois golpes desse mata a maioria dos grupos ou deixa todos quase mortos, o golpe é carregando os 4 pontos segurando o
SKILL DOMINANCE Magia de Raio + Magic Power + Mana Seu uso em grupo mesmo no máximo não é muito efetivo em contra partida é ideal contra 1 inimigo e Boss, é uma magia bem apelativa desde o inicio pois imobiliza o inimigo, além de causar muito dano com o menor consumo de Mana dentre as magias. Tendo boa quantidade de Mana e recuperação da mesma o inimigo nem se mexe. Quase perto de evoluída ao máximo ela fica ainda mais apelativa, causando mais dano se o inimigo estiver imobilizado com a mesma, além de causar hit kill em inimigos com menos de 33% de life, independente do tamanho, a maioria dos inimigos aceita esse hit kill.
SKILL SERENIYT - Magia de Gelo + Mana + Mana Regeneração. A magia do gelo não achei muito útil e com consumo de Mana alto, utilizei apenas os pontos nela para aumentar o Mana e a Regeneração do mesmo, deixando assim o Mago muito efetivo.
SKILL PRECISION - + Mana A Precision esta voltado por arco, mas como aumenta o Mana, é ideal ser preenchida após completado as Skills acima, tornando o Mago mais poderoso para a parte final Fall of Seteriff.
Equipamentos: Alguns equipamentos para Mago, assim como para outras classes, são encontrados em alguns baús principalmente os mais escondidos, Drop de inimigos, além de missões. Irei citar alguns que achei bem forte pra fazer a parte final e enfrentar o Boss antes de Fall of Seteriff, alguns deles nessa parte perdem status e não entendi bem o motivo pra isso. Ore Amuleto - a receita é encontrada no Monastério Forged Maceaxe - Não lembro o local exato, mas encontrei 2 do mesmo, ele é mais forte que o que tem a receita no jogo. Crossbow - peguei um de Drop de inimigo comum muito bom para Mago, aumentava o Magic Power. Shield of Bitterness - a receite esta em Forge e o Aegis of Rancour (upgrade Shield of Bitterness) - que está em Thorniara na casa da Mari. Esse escudo Aegis tem uma boa quantidade de regeneração de HP. Blessing of Innos - elmo tem uma regeneração absurda junto do escudo acima, e é pego ao coletar as 30 estatuas de Innos. Water wizard tunic - Tem status fortes para magia, pego ao coletar todas as 30 relíquias.
Em Fall of Seteriff esses itens perdem status, mas em compensação o mapa está cheio de outros itens ainda mais fortes para poder enfrentar o Boss final do jogo que como Mago não dá muito trabalho.
Diferente do jogo do PS3, no PS4 você terá que concluir também o DLC (Fall of Setariff). Se você jogou desde o inicio no nível mais difícil do jogo, o trof irá pipocar…