A sua única preocupação é a Lanterna. A “dificuldade” em si é ridícula de fácil, sua única preocupação é a The Eight Pages, Into The Abyss e o The Arrival.
No caso do The Eight Pages, decore os locais que tenham páginas junto com sinalizadores, ou em locais iluminados pela Lua, já que diferente do Easy e Normal, os 2 postes de luz vão estar desligado, então deixe as páginas lá, e foque-se em pegar as páginas nos lugares escuros, quando você pegar 5/8 ou 6/8 páginas, sua Lanterna vai falhar, apenas fique focando umas 2 vezes com para a Lanterna voltar ao normal, quando pegar o 7/8, cerca de segundos para ela apagar. Aí, usando a estratégia de deixar as páginas em locais iluminados pelo ambiente e sinalizadores, vá até eles e só alegria.
Into The Abyss pode ser seu pesadelo, pois além de procurar geradores, você vai ter que procurar por combustíveis para a alimentação dos Geradores, os Corredores te matam com cerca de 3 a 4 pegadas ( ), mas em compensação, a Lanterna dura um pouco mais. Os Geradores geralmente ficam em salas pequenas, o melhor jeito de achar eles, é focando a Lanterna na entrada e se aproximando aos poucos para saber se há uma luz vermelha, se tiver, achou o gerador.
No The Arrival, basta seguir minha dica no Speedrunner III, quando se aproximar em uma área e nela uma árvores cair ou surgir fogo, é porque você NÃO DEVE passar ali, se você passar, Slender vai se aproveitar do dano que você levou e vai ter pegar no mesmo momento, RARAMENTE você vai ter chance de fugir caso erre um percurso.
Estes são os elementos das experiências difíceis que tive, Boa sorte!