A golden arena está diferente da versão de PS3, a principal diferença é que ela dobrou de tamanho. Agora os cursos tem o seguinte tamanho: Normal: 100 andares Hard: 200 andares Risky: 400 andares
Para cada dificuldade a primeira metade contém as mesmas lutas da versão de ps3, enquanto a segunda metade são lutas novas. Só que tem um pequeno detalhe, essas lutas novas são muito mais difíceis que as lutas normais. Então aqui já deixo a primeira grande dica.
**Para cada curso, jogue apenas até a metade dele. Depois disso, pule para a dificuldade seguinte.
Fazendo isso, você vai fazer o mesmo caminho da versão de ps3 com a sua devida progressão e não vai tomar o susto de ter que enfrentar adversários de level 99 logo no andar 51 do curso normal. As lutas que devem causar mais problemas são a Elizabeth Chefe (andar 200 do Risky, igual ao PS3) e a Margareth Chefe (andar 400 do Risky).
Para terminar esse modo da maneira mais rápida e eficiente, eu montei uma tática usando a Shadow Naoto. O único detalhe é que para usar essa tática você tem que entender a gimmick da personagem e esquecer o autocombo, porque ele vai ser inútil nessa tática. Depois de dar uma certa upada nos stats certos e pegar umas skills, você ganhará as lutas só spamando especial. Na maioria dos casos, as lutas não passarão de 30 segundos (se tudo der certo).
A gimmick da Naoto funciona da seguinte forma: quando o personagem luta contra a Naoto, ele ganha um contador de caveiras (começa em 13) que fica embaixo da vida dele. Existem determinados golpes que diminuem esse contador. Quando ele chega em 0, se você acertar os especiais Hamaon (esse é bom) ou Mudoon (não use esse), eles simplesmente matam na hora, independente de quanta vida o seu adversário tenha. Isso faz com que lutas que demorariam uns bons minutos, terminem em poucos segundos.
Para essa tática funcionar você vai precisar usar (ou spamar se preferir) os seguintes especiais: - SB Anti-S SP Pistol: esse vai ser o especial que será usado para zerar as caveiras. Remove 6 caveiras de uma só vez. Comando: ↓↘→↓↘→ + + - (SB) Hamaon: a CPU raramente defende esse especial o que trás 2 utilidades a esse especial. A primeira é prender o adversário para acertar o especial anterior, já que esse especial tira 0 de vida. E a outra é quando as caveiras estão zeradas, nesse caso vai ser o especial que vai trazer a vitória. A diferença entre a versão normal e a versão SB é que a versão SB é perseguidora e a versão normal fica em um ponto fixo. A versão SB é geralmente mais interessante, mas para alguns personagens mais agressivos às vezes é melhor usar a versão normal, já que eles vem correndo e se jogam no especial. Comando: ↓↘→↓↘→ + +
Tática: 1 - Comece usando o shoryuken ou fuja até conseguir barra o suficiente, ou se for atingido você pode usar o burst se tiver. Esse começo deve variar um dependendo de quem você está enfrentando, se usar o shoryuken lembre que tem que apertar o quadrado ou triângulo para a Naoto dá o contra ataque. 2 - Faça (SB) Hamaon para prender o adversário, e enquanto ele estiver preso faça o ‘SB Anti-S SP Pistol’. Se o seu ganho de barra ainda não for o suficiente para dar esses 2 especiais seguidos, faça o ‘SB Anti-S SP Pistol’ direto que vai funcionar na maioria das vezes, mas pode dar problema nas lutas do meio para o fim. 3 - Espere o adversário se recuperar e faça SB Hamaon (agora tem que ser a versão SB que é perseguidora) que ele dificilmente vai defender. Com o adversário preso, faça novamente o ‘SB Anti-S SP Pistol’. 4 - Agora é só repetir até vencer a luta. Se você usou o shoryuken (ele remove 1 ou 2 caveiras dependendo do botão do contra-ataque) no começo do round, o próximo SB Hamaon vai matar o adversário. Se não usou é só repetir mais uma vez o processo que será o suficiente.
Tática alternativa: - Use o combo da morte: não vou explicar para a dica não ficar mais extensa ainda. Mas o combo vai logo abaixo e ele aparece no vídeo da Elizabeth logo abaixo. 5A, 5B, 5C, 2C, 214A ~ AB, 214214AB ~ (B x 5) ~ C
Stats: Para a tática funcionar aconselho upar primeiramente o atributo MA (Magic). Pelo que entendi, esse atributo faz você ganhar barra mais rápido. Então é altamente necessário. Aí da feita que a tática esteja funcionando conforme o esperado, aí sugiro começar a upar o EN (aumenta a sua vida). AG (burst enche mais rápido) pode ser um pouco interessante. ST (aumenta o seu ataque) é totalmente inútil para essa tática. LU (dá mais XP) eu não usei por não achar necessário, upe esse se quiser.
Burst: O burst tem 2 funções dentro da luta, que é escapar de combos ou ativar o ‘Shadow Frenzy’ (só disponível para as shadows). Durante o Shadow Frenzy você gasta menos barra de especial que o normal, então pode usar para spamar especiais por um custo reduzido. No geral, você não precisa disso seguindo a tática que eu mencionei. Mas pode ser útil quando você ainda não tem as skills necessárias e ainda não upou os stats, ou quando as suas skills estão desativadas. Dica: se você tiver 1 SP de barra de especial ou mais, pode ativar o Shadow Frenzy e mandar instantaneamente o especial mais forte que tiver, tipo ‘SB Hamaon’ quando precisar finalizar a luta.
Skills: As skills que estou recomendando não são necessariamente as melhores, mas já são o suficiente para botar a tática para funcionar sem precisar fazer grind, já que essas skill são garantidas para quando a Naoto chega em um determinado level. Mas é possível pegar outras melhores que podem vir aleatoriamente das lutas, então se achar outras skills melhoras, substitua se achar melhor. Só aconselho manter essas se tiver jogando a versão japonesa do jogo, já que é ruim reconhecer as skills. As skills marcadas com ‘*’ são aquelas que devem ser substituídas assim que possível, já que só tem lugar para 4.
Invigorate 1 (Auto fill SP (L)): enche a barra constantemente. Adquirida ao chegar no nível 2. *Tempest Slash (Increase SP gained on successful First Attack (L)): Dá um bônus bom de barra de especial quando acerta o primeiro ataque. Adquirida ao chegar no nível 3. Invigorate 2 (Auto fill SP (M)): igual a Invigorate 1 só que mais eficiente. Adquirida ao chegar no nível 10. *Myriad Arrows (Increase SP gained on successful First Attack (H)): igual a Tempest Slash só que bem mais eficiente. Adquirida ao chegar no nível 18. Mind Charge (SP Skills / SP Skill Boosts cost 1/2 SP): diminui o gasto para usar a barra de especial pela metade. Adquirida ao chegar no nível 30. Invigorate 3 (Auto fill SP (H)): igual a Invigorate 3 só que mais eficiente. Adquirida ao chegar no nível 36.
Skills da CPU: Existem 2 skills específicas que não são muito comuns mas podem causar problemas para essa tática. -Tetrakarn: devolve o dano que a CPU recebe em supers para você. Na prática isso significa que você geralmente vai perder (quase) toda a sua vida e vai para a luta seguinte zerado. Esse problema pode ser resolvido usando o Junpei como navegador ou usar a habilidade ‘Tetra Break’. -Full Analyze: essa skill remove o efeito das suas skills, ou seja, meio que quebra toda a sua tática. Nesse caso, o jeito é jogar normalmente focando em zerar as caveiras do adversário. Só que sem ter barra toda hora para apelar. Talvez usar essa mesma habilidade anule a da CPU, mas não tive como testar se isso realmente acontece.
Navegadores: - Yu: enche vida e barra de especial de tempo em tempo. Para mim é o mais recomendado, principalmente no fim do jogo. - Nanako: enche apenas barra de especial mas enche mais barra que o Yu. Recomendo usar no ínicio do jogo enquanto ainda não tiver as skill boas equipadas. - Junpei: enche toda a vida entre uma luta e outra. Recomendo apenas para quando você sabe que vai enfrentar um adversário que use a skill ‘Tetrakarn’.