● Introdução Sejam todos muito bem-vindos ao guia definitivo de troféus e platina do myPSt referente ao Crash Bandicoot 4: It's About Time!
• Agradecimentos Como sempre, começo com os meus mais sinceros agradecimentos aos amigos do site que me motivam mais e mais a continuar neste hobby que é a caça pelas platinas. O apoio da comunidade é uma das maiores bases as quais confio para que cada platina possa se tornar mais acessível e aproveitável a todos.
Tenho como foco em principalmente escrever guias complementares a jogos que estão na falta de um deste aqui no site myPSt, sempre com a excelência em gramática para melhor o leitor compreender tudo o que se diz respeito ao jogo, adicionalmente agrego ao guia indo além de exemplificar as soluções básicas aos troféus, em especial os que são perdiveis, também explicações e estratégias próprias das quais ensinam de ponto a ponto o meu próprio modo de obter aquele troféu tão dificultoso, de maneira que, absolutamente qualquer pessoa cuja acompanhe meus conselhos aqui descritos, seja capaz na mesma proporção.
Acima de tudo, escrevo procurando não apenas ser alguém que unicamente deseja aquele 100%, ou aquele último troféu, mas sim feito um jogador que quer ajudar ao próximo também a suceder, a conseguir. Para mim essa é a verdadeira essência da caçada de troféus e conquistas. Agradeço a todos por confiarem em meus escritos, vamos para a próxima platina com toda certeza.
• Crash Bandicoot 4, a longa espera de (quase) 10 anos, já era mesmo a hora! O ano era 2008, Metal Gear Solid 4, GTA 4 e Burnout Paradise ligavam os holofotes quando o assunto nas conversas da roda de amigos ou de fóruns na internet traziam novidades acerca dos lançamentos para a já “idosa” nova geração. Todos estavam animados para conhecer o último capítulo da série MGS onde o Solid Snake iria protagonizar, ou quem sabe visitar a inédita Liberty City que plagiava com perfeição a cidade de Nova York no GTA 4? Mas eu também queria provocar altos acidentes nas vias bem movimentadas de Paradise City em Burnout Paradise, ao som de nada mais que Guns n' Roses!
Mas ali, bem escondido mesmo, quase tão tímido quanto, um novo capítulo da série Crash Bandicoot surgia, em sequência direta ao “Of The Titans”, sendo o “Mind Over Mutant”. No início nem todos gostaram, pois também não era exatamente o que os fãs estavam esperando, a comunidade logo iria se dividir em duas para debater o que seria essa mudança tão drástica na gameplay de Crash e se deveríamos o receber de braços abertos;
- Isso não é Crash! Em Crash você rodopia, salta pelas caixas e armadilhas. Agora dar socos, chutes em monstros?
Já outros;
- É bom ver a série Crash Bandicoot de volta, mesmo que não seja nos moldes clássicos da franquia, ainda sim é bastante divertido e de certa forma satisfatório rever os personagens de nossa infância.
De fato era, mas mal sabiam os fãs desta franquia que Mind Over Mutant seria o último título que a obra iria receber por um longo tempo.
Muitos anos se passaram, terminava a geração do PS2, nada além dos títulos que já tínhamos, PS3 havia certos ports na PS Store, porém, nenhuma boa nova acerca de Crash estava a vista, a Naughty Dog já não possuía os direitos da obra mesmo tendo feito uma homenagem até bastante legal ao mesmo em Uncharted 4, Travellers Tales igualmente não se pronunciava. Até ocorreu de surgir alguns tantos rumores aqui e ali, um Twinsanity 2, um Crash 5, ou até um novo Crash de corrida, entretanto, não era concretizado nenhum.
Uma fagulha de esperança então foi acesa quando tivemos uma nova IP de plataforma chamada “Skylanders Imaginators” em 2016, um jogo com enorme potencial diga-se de passagem, apesar de possuir diversas micro-transações (os jogadores tinham que em junção de comprar novas fases, em separado os personagens com dinheiro real) os cenários eram bonitos, os personagens eram até bem fiéis em design, uma história interessante ao que aparentava, com direito a incríveis crossovers! Crash podia naquele momento dividir suas aventuras com o dragão Spyro, tal colaboração era mágica e quase inacreditável. Mas não era nem de longe o suficiente para os fãs mais antigos, entretanto poderia ser um sinal e principalmente uma oportunidade, se fizéssemos barulho acerca dessa breve aparição do Crash, quem sabe nossas preces seriam ouvidas?
Apenas um ano depois, em 2017 que finalmente os remakes dos primeiros três jogos do PSOne foram lançados, Crash acabou indo para as mãos competentes da gigante publisher Activision, era (quase) tudo o que os fãs desejavam, os personagens clássicos estavam ali, a trilha sonora, os cenários, cristais e frutas, tudo refeito com exímia qualidade e gráficos de ponta, a mesma dublagem e os mesmos desafios, dedicado especialmente para os fãs de velha guarda. Porém faltava algo.
No ano de 2020, uma nova aventura se aproximava daquele que todos conhecem, não é exagero qualquer em dizer que sim, é uma das mais divertidas franquias de jogos eletrônicos que a indústria já viu, Crash Bandicoot, talvez tão famosa quanto Mário, GTA ou Resident Evil.
E ali estava, o mais novo Crash Bandicoot chegou! Para a imensurável alegria de todos os fãs do mundialmente amado e inconfundível marsupial laranja; e mais do que isso!! Se tratando de ser uma continuação inédita para a história original que a produtora Naughty Dog pode criar no saudoso PSOne em 1996, desenvolvido pela Toys for Bob e publicado pela mesma Activision a qual idealizou os remakes.
Mas será mesmo que a espera realmente valeu a pena?
É uma das questões que o fã tradicional da série pode se perguntar, e com razão, pois até um tempo atrás estavamos jogando a trilogia clássica em formato de um Remake, pouco tempo após, o próprio CTR: Crash Team Racing com gráficos atualizados, novos personagens, ainda contendo praticamente todas as pistas de maior sucesso do Crash: Nitro Kart. Entretanto, tudo era um “Ctrol C Ctrol V” do PSOne, não me entendam errado aqui, os remakes de 2017 continuam sendo sim a melhor versão para revisitar os clássicos de nossa juventude.
O grande X da questão que inevitavelmente paira é, arriscar em uma história totalmente nova, direta aos ocorridos de Crash: Warped e sem a supervisão daqueles mesmos que um dia foram os “cabeças” da Naughty Dog poderia ser e provavelmente deve ter sido arriscado. Um jogo totalmente novo dessa franquia levava um fardo e também a responsabilidade de ser no mínimo tão bom quanto os anteriores, uma tarefa que podia ditar diretamente até mesmo se aquele título iria ou não fazer sucesso.
Chances eram de que este não conseguiria agradar os mesmos fãs que já se decepcionaram anteriormente com os últimos jogos da série, exemplos não faltavam, Crash: Wrath of Cortex, Boom-Bang, Ripto's Revenge até os bem diferentes Crash: Of the Titans ou Mind Over Mutant (Salvo o Twinsanity e o Tag Team Racing que até hoje continuam sendo uma ótima experiência)
A resposta mais curta para isso? Sim! It's About Time consegue fazer justiça pelos clássicos dos anos 90 que mais cativaram os jogadores que primeiro tiveram os seus próprios PSOne ou que visitavam as antigas lan houses/locadoras dos bairros.
O que é uma surpresa muito agradável que pode deixar qualquer um incrédulo; It's About Time mais do que consegue honrar o nome que leva, duas vezes até, uma que já era mesmo hora de um novo jogo (tirando os remakes) ser lançado após tanto tempo! E outra de que também já era hora de que a franquia Crash Bandicoot pudesse receber uma continuação oficial de sua história, de forma digna e feita com atenção e carinho.
● Guia de Troféus Neste guia de bolso irei fornecer a você caro leitor, absolutamente todos os conhecimentos necessários para platinar um dos mais novos jogos da franquia Crash Bandicoot. Que apesar de ser uma série muito conhecida, algumas coisas mudaram, outras com o tempo evoluíram e se fizeram ser um tanto diferentes do que estamos acostumados.
De antemão vou lhe ensinar por onde começar a platina, troféus que se pode adquirir com antecedência, perdíveis, coletáveis, dicas gerais de jogo, exploits e mais.
Mas devo advertir, Crash 4 é considerado pela grande maioria da comunidade como o jogo mais difícil da franquia inteira! Então se realmente estiver disposto a encarar, siga de exato meus conselhos, vamos ter muito trabalho a fazer.
• Primeiros Passos Em Crash Bandicoot 4: It's About Time o objetivo permanece em boa parte igual ao que antes vimos e jogamos na infância, rodopie para passar por quase que qualquer inimigo o qual esteja em seu caminho, salte sob armadilhas e quebre as caixas pelo cenário para receber mais frutas, as quais valem colecionáveis para a porcentagem (jóias claras) e vidas extras (chances que podemos usar afim de reviver o personagem após uma morte)
Recomendo desde já que o jogador escolha o nível de dificuldade “Moderno”. Muito diferente do que podemos ver nos jogos mais antigos da franquia, ao selecionar a opção “Moderno”, caso o personagem vier a morrer, o mesmo será levado a última caixa de “checkpoint”.
Detalhe é, nessa dificuldade não há limites de vidas, sendo assim, o personagem pode retornar quantas vezes forem necessárias.
Isso evita todo o cansativo processo que o jogador teria em visitar uma fase anterior para acumular mais vidas, vale mencionar! Seja qual nível de dificuldade tenha escolhido, não irá afetar de forma alguma a obtenção dos troféus.
Sei que é uma questão de gosto mas gostaria de recomendar ao jogador que este iniciasse a jogar sempre com as setas direcionais ao invés do analógico. Além do movimento se tomar mais preciso e fluído, o personagem sempre começa a correr quando o jogador clica na seta.
Também nas próprias opções do jogo mantenha a opção “Sombras Aprimoradas” ligada, essa configuração mostra um marcador abaixo do personagem sempre que este estiver no ar, sendo possível enxergar aonde o personagem vai aterrisar. Pode parecer uma configuração simples como qualquer outra, mas está evitará do jogador errar muitos de seus saltos.
O resto fica para o jogador decidir, embora eu sempre mantenho desligado as opções;
Trepidação da Câmera Desfoque de movimento A primeira opção adiciona um leve tremor a câmera quando algo explode por exemplo, enquanto o desfoque de movimento faz com que ao personagem correr, o cenário ao redor se torne um tanto menos nítido. São opções puramente cosméticas, que podem tornar a experiência mais cinematográfica se assim posso dizer, mas que infelizmente, oferecem mais desvantagens ao jogador do que qualquer outra coisa.
Em música, deixo no 0 para melhor me concentrar ao jogo, por fim em legendas e vozes também gosto de as configurar para desligado, mas se preferir (e se for a sua primeira jogada) ligue-as.
!! IMPORTANTE !! Não utilize das configurações de remapeamento de botões do Crash 4!! Isso irá bugar a rasteira do personagem de forma irreversível! Cheque a aba “Bugs e glitches” para uma explicação mais detalhada.
Caso o tenha feito, é preferível iniciar um novo arquivo salvo.
● Troféus Obrigatórios Como sempre reforço em meus guias, meu principal conselho para todos que vão iniciar mais uma platina é, não desperdiçar a sua primeiríssima jogada, finalize o jogo normalmente!
Isso mesmo, sem ênfase na busca por troféus, sem pular as cenas, errando e aprendendo, contanto apenas que estiver se divertindo então começou bem.
O motivo por trás disso é simples, penso que a primeira experiência que temos em uma obra é completamente inédita, uma novidade por assim se dizer, após essa, seja quantas vezes você vier a revisitar nada irá se comparar ou ser como um dia foi. Ou seja, aquela surpresa, aquele vislumbre de não saber o que há pela frente já não estará presente em uma futura segunda vez.
Então jogue para se divertir, para aproveitar, igual ao CTR: Nitro Fueled, Crash 4 possuí também dublagem e localização totalmente em PT-BR. Sem falar que o jogo roda a lindos 60 FPS (quadros por segundo)
Caso achar interessante, é possível desde o primeiro momento realizar certos troféus que estão espalhados por toda a história, são a certo grau bem simples de se fazer. Cheque a aba “Troféus de Miscelânea” mais abaixo.
No caminho até os créditos finais, iremos receber os seguintes troféus;
• Destruindo a própria realidade Encontre Lani-Loli. Relacionado à história.
• Acabou a bateria Derrote o N. Gin. Relacionado à história.
• Protagonista silencioso Encontre Akano. Relacionado à história.
• Mestre mixologista Derrote N. Brio. Relacionado à história.
• Eu vejo através dos tempos Encontre Kupuna-Wa. Relacionado à história.
• A quarta vez Derrote o Dr. Neo Cortex. Relacionado à história.
• Inesperado, porém inevitável Traído pelo seu pior inimigo! Relacionado à história.
• Altos e baixos Encontre Ika-Ika. Relacionado à história.
• As metades da laranja Derrote os Doutores N. Tropy. Relacionado à história.
• A história se repete Derrote Dr. Neo Cortex no final do jogo. Relacionado à história.
● Troféus de Miscelânea Já nessa aba irei detalhar todos os troféus que envolvem o jogador realizar algum segredo, proeza ou desafio diverso, note claro, que nenhum troféu de Crash 4 é realmente perdivel, simplesmente por haver uma opção a qual permite o jogador revisitar absolutamente qualquer fase que antes tenha completado, a qualquer momento que desejar.
Mas para todo efeito irei exemplificar cada um dos troféus que o jogador teria de voltar e usar a seleção de capítulos para obter. Se optar por adquirir esses em sua primeira jogada será uma ótima decisão e consecutivamente, uma etapa a menos.
Organizei todo o guia em ordem cronológica para melhor localizar cada troféu e a devida fase que o jogador vai se encontrar. Penso que quanto mais intuitivo for, melhor será para quem está um tanto mais perdido ou não saber muito bem por onde começar.
Adendos Máscaras Aku-Aku não podem ser transferidas de fase em fase como na trilogia e são perdiveis caso o personagem morra mesmo em plataformas bônus. Mas a antiga mecânica se mantém, se o personagem continuar a ser eliminado, o próprio jogo lhe concede uma máscara a cada cinco mortes consecutivas.
Caixas de checkpoint também passam a aparecer com mais frequência caso o jogador esteja com dificuldades em alguma fase.
Os chefes sempre irão ter checkpoints os quais podemos confiar em voltar após uma morte, então caso morrer vamos supor, após tirar duas unidades da vida de algum chefe, o personagem volta já com aquelas duas unidades descontadas. O que não ocorria nos três jogos clássicos, uma vez que o personagem era eliminado, a luta reiniciava por completo. Porém em chefes o jogo não nós dará máscaras Aku-Aku não importando quantas vezes o personagem volte.
Ao contrário dos Crash Bandicoot mais antigos, aqui uma gema colorida é coletada e mais tarde utilizada em uma fase futura, ao invés de uma fase anterior como era na trilogia clássica. Por isso, podemos ir atrás de destruir todas as caixas para recebermos suas gemas claras (e também as medalhas Insanamente Perfeitas) o quão mais cedo for, dependendo apenas da decisão do próprio jogador.
Verifique mais algumas dicas de alta utilidade na aba de “Anotações e dicas sortidas”, lá haverão diversos truques e macetes para facilitar seu jogo e tornar a experiência mais tranquila em vários outros quesitos.
• Surfista de canal Passe um tempo surfando nas ondas.
Dica Localização:
Primeiro mundo: Ilha N. Sanity
Fase 01: Despertar Indelicado
Este é um troféu que pode ser conquistado imediatamente ao iniciar um novo jogo! Observe que no mesmo momento que a primeira cena terminar, Crash irá se levantar do sofá, exatamente a sua frente haverá uma televisão de tubo que faz parte do cenário.
Chegue perto desta e rodopie fazendo com que esse giro acerte a televisão, com isso o canal dessa TV irá mudar, acontecendo no mesmo ato uma breve homenagem aos jogos mais antigos da franquia.
Repita por mais algumas vezes até que essa passe por todos os principais jogos da série (do 1 ao 4) e teremos o troféu.
Nota Para aqueles que forem mais atentos, nessa mesma área inicial haverão outras diversas referências, por exemplo nas margens da praia; uma boia na aparência do dragão Spyro, outro jogo muito famoso da Activision com o tema de plataforma.
Experimente rodopiar em um chapéu que está ali próximo, ou quem sabe saltar sob alguns tambores. Há sempre várias curiosidades nessa área para o jogador descobrir.
• Altitude absoluta Agache ou deslize e dê um pulo duplo.
Dica Não há segredos, simplesmente deslize com o botão Circulo e depois pule duas vezes pressionando repetidamente o botão X. Será um movimento até muito utilizado para saltos mais dificultosos, capaz do próprio jogador o realizar sem a intenção.
Nota É interessante citar que o pulo duplo está disponível desde o começo, sem a necessidade de adquirir esse “Power-Up” por algum chefe, como era no Crash: Warped.
Recomendo e muito abusar desta rasteira com pulo duplo desde a primeira fase, essa mecânica é com toda certeza uma das mais fortes e confiáveis do jogo inteiro! Ótimo para saltar sob algum buraco no chão sem o risco do personagem cair, ou alcançar uma distância maior até outra plataforma a qual esteja distante, isso pois o personagem enquanto estiver na animação da rasteira pode flutuar no ar por alguns milésimos e até nesse meio tempo saltar mesmo que não esteja pisando em nada! O que lhe ajudará tremendamente tornando diversas situações de perigo bastante triviais.
• Pegando um desvio Jogue uma fase bônus.
Dica Fases bônus nada mais são do que um nível adicional dentro de uma fase normal, quando o jogador encontra uma plataforma com um símbolo de interrogação “?”, este pode subir nessa plataforma, a qual começa a flutuar o levando para uma próxima área.
Nesse novo cenário haverão muitos obstáculos e armadilhas, mas em contra partida também bastante caixas para se quebrar, chegando ao fim deste nível normalmente ou morrendo no caminho você volta a fase normal e ganha o troféu.
Nota A primeira plataforma bônus pode ser encontrada logo na primeira fase normal do primeiro mundo.
Ao entrar em fases bônus, essas passam a contar como um checkpoint.
Caso morrer, suba novamente na plataforma para tentar mais uma vez, as chances para completar plataformas bônus são sempre infinitas.
Cuidado se estiver com uma máscara Aku-Aku em plataformas bônus, caso o personagem morrer, o mesmo irá retornar sem a máscara.
• Roupa nova Experimente um visual.
Dica Terminando a segunda fase normalmente, iremos de forma automática ser apresentados a uma espécie de mapa-múndi, muito semelhante ou até igual, ao mapa presente em Crash Bandicoot 1. Essa mesma opção não só nos permite retornar a qualquer fase anterior de escolha mas também faz com que seja possível personalizar a aparência e até mudar de personagem.
Aperte o botão Triângulo quando estiver selecionando as fases e troque o visual de Crash ou Coco com alguma roupa desbloqueada.
Nota Novos visuais se desbloqueiam ao coletar as jóias claras nas próximas fases. Cheque nessa tela a roupa e fase correspondente caso queira desbloquear um visual em específico.
• Primeiro as damas Conclua uma fase com Coco.
Dica Ainda estando no mapa-múndi, na mesma opção anterior que antes mudou de roupa um personagem. Aperte o botão Quadrado para trocar de personagem, assim, termine uma fase qualquer com a irmã de Crash.
Nota Tanto Crash quanto Coco não possuem vantagens um pelo outro, ambos são totalmente iguais em movimentação e ataque.
Qualquer fase pode ser terminada, até as duas primeiras que antes fez.
Recomendo fazer este troféu junto dos que pedem ao jogador para utilizar o Pass N. Play e/ou Batalha Bandicoot para já obter dois troféus de uma só vez.
• iNVencível Conclua uma fase da história sem morrer.
Dica Um troféu tanto mais dificultoso sem dúvidas, como a própria descrição explica, o jogador deve finalizar uma fase qualquer sem morrer nenhuma vez.
No meu caso pude realizar essa conquista na primeira fase de todas, como esse nivel é puramente um tutorial de jogo então muitos saltos, armadilhas, e inimigos estarão bastante óbvios.
Nota Morrer em plataformas bônus, aqueles portais flutuantes que levam o personagem para um cenário extra repleto de caixas, não conta como uma morte na fase normal.
Cuidado se estiver com uma máscara Aku-Aku em plataformas bônus, caso o personagem morrer, o mesmo irá retornar sem a máscara.
Caso nesta fase tenha quebrado todas as caixas juntamente de não morrer nenhuma vez, você irá receber mais um troféu sendo;
• Em busca da Perfeição Ganhe uma medalha Insanamente Perfeita
Caso o contrário continue normalmente a leitura, futuramente na aba “Troféus de completísmo” irei explicar do que se trata este troféu.
• Sai que é MINHA vez Conclua uma fase com o Pass N. Play ativado.
Dica A qualquer momento que estiver jogando, aperte o botão Options e selecione a opção “Pass N. Play”. Configure para dois jogadores normalmente e inicie.
Seu objetivo aqui é simplesmente terminar uma fase qualquer com esse modo ativado.
Nota Não é necessário um segundo DualShock (controle)
É possível ativar essa opção pouco antes de terminar uma fase a finalizando no mesmo instante com essa configuração.
• Rubi rubro Encontre a Joia Vermelha escondida.
Dica Localização:
Primeiro mundo: Ilha N. Sanity
Fase 02: Pico N. Sanity
Logo na segunda fase do primeiro mundo (Pico N. Sanity) vamos encontrar a nossa primeira joia colorida! Que assim como os jogos anteriores, joias coloridas permitem que o jogador descubra um caminho secreto pelas outras fases. Possibilitando assim a coleta de todas as caixas que o caminho secreto daquela fase possuí.
Para a conseguirmos será necessário realizar um pequeno quebra-cabeças, que embora simples pode passar despercebido pelos jogadores.
Pouco antes de encontrarmos a máscara azul (Lani-Loli) que está dormindo em um trono, em nossa frente vamos perceber que haverão três fileiras de rochas. Essas aproximadamente a cada dois segundos somem e reaparecem sempre seguindo um padrão para que o jogador possa atravessar esse abismo.
Simplesmente devemos saltar nessas rochas em uma ordem específica, um som característico (mais parecido com um tocar de xilofone) poderá ser ouvido ao fundo indicando se o jogador está realizando este puzzle corretamente.
Segue o exemplo; As rochas que mais estão próximas da máscara vamos numerar como 1, 2 e 3, enquanto a fileira ao meio 4, 5 e 6. Por fim, mais próximo de onde o nosso personagem está se encontram a 7, 8 e 9.
Portanto ficará assim:
(Máscara)
1 2 3 4 5 6 7 8 9
(Personagem)
Comece pulando no canto inferior esquerdo (7), vá para a direita até o fim (passando pelo 8, fique em cima da rocha 9) suba até o fim (após passar pelo 6 agora na rocha 3), vá para a esquerda até o fim (da rocha 2 até a rocha 1) desça uma (agora na rocha 4) e depois chegue ao centro (rocha 5)
Feito corretamente, uma gema vermelha aparecerá de fronte ao trono que a máscara se encontra, pegue-a para si.
Nota Cuidado para não cair e morrer, ao contrário terá de refazer esse enigma.
Lembre-se de terminar a fase para que o jogo considere a joia como pega. Somente assim ganharemos o troféu.
Querendo checar com quantas joias, relíquias, fitas e medalhas está no total aperte o botão Options enquanto estiver no mapa-múndi. Apertando o botão X em alguma fase revela quais joias faltam e o que se há para coletar.
Novamente um troféu que pode ser feito logo no início da fase sem nenhuma dificuldade, preste atenção a alguns alto-falantes espalhados pelo cenário, N. Gin usará destes para conversar com o personagem. Destrua um alto-falante qualquer para conquistar o troféu.
• Show no ferro-velho Faça música em um lugar inusitado.
Dica Localização:
Segundo mundo: Deserto de Lixo
Fase 03: Caindo Na Estrada
Para esse troféu vamos ter que utilizar o giro do personagem, com esse rodopio será possível acertar certos barris de aço os quais produzem um som, há no total de seis barris por essa fase caracterizados por se terem a cor metálica.
Três estão logo no início, assim que o personagem principal surge depois da tela de carregamento, outros três perto da plataforma bônus (a plataforma com “?”).
Caso não conseguir distinguir ou tiver dificuldades em achar esses barris, cheque este vídeo logo a seguir;
• Esmeralda esmerada Encontre a Joia Verde escondida
Dica Localização:
Segundo mundo: Deserto de Lixo
Fase 03: Caindo na Estrada
Ainda na exata mesma fase que anteriormente fizemos o troféu de acertar os seis barris com o giro, vamos coletar a segunda joia colorida da cor verde.
Também parte de um easter egg que caso não for de conhecimento do jogador, vai acabar passando batido todas as vezes.
Pois bem, mais tarde nessa fase vamos participar de uma fuga! O personagem vai entrar em uma esfera enquanto corre de um caminhão monstro. Será principalmente notável essa sessão pois é obrigatório que o jogador chegue até aqui para prosseguir.
Exatamente no final dessa primeira fuga, após escaparmos, iremos nos encontrar em um cenário aonde possuí uma caixa de checkpoint, a frente dela uma caixa verde de nitro.
Daqui, procure atrás dessa caixa de nitro uma lata de lixo, realize um giro nela para que um controle remoto caia dessa lata.
Em seguida, gire nesse controle remoto para que um carrinho de controle remoto também saia dessa lata de lixo, continue girando para que o mesmo vá em direção dessa caixa de nitro assim a explodindo.
Por fim, aí está, a gema verde deve aparecer em sua frente para a coleta.
Nota Um fato curioso, a joia verde também pode ser adquirida na fase secundária 01: Sai da Frente, utilizando o mesmo método, embora a fase 03 do segundo mundo seja a forma mais rápida para tal.
Lembre-se de terminar a fase para que o jogo considere a Joia como pega. Somente assim ganharemos o troféu.
Querendo checar com quantas joias, relíquias, fitas e medalhas está no total aperte o botão Options enquanto estiver no mapa-múndi. Apertando o botão X em alguma fase revela quais joias faltam e o que se há para coletar.
• A ciência do bico fechado Cale a boca do N. Brio.
Dica Localização:
Quarto mundo: Cataratas do Sossego
Fase 01: Dando Um Giro
Logo ao começarmos a fase veremos em uma cena a presença do vilão deste mundo, N. Brio, cientista ajudante de Dr N. Cortex, visto principalmente como um dos chefes finais em Crash Bandicoot 1.
Ele menciona que, se continuarmos a prosseguir eventualmente chegaremos ao seu campo do batalha, o qual aguarda o personagem.
Durante a mesma fase, N. Brio deixará algumas poções verdes, recipientes de vidro no chão para que possa conversar conosco durante a fase. Ao encontrar um, rapidamente rodopie nesse recipiente para quebra-lo e ganhar a conquista.
Nota Existem cerca de quatro desses recipientes por toda a fase, não será problema avistar ao menos um dos vários deles.
Haverão nesse nível quatro gongos dourados que se o personagem acertar rodopiando neles, estes farão com que emitam um barulho bastante alto. É necessário que o jogador localize todos e use o giro em cada um.
O primeiro se encontra exatamente no cenário inicial, quando o personagem surgir após a tela de carregamento, em cima das primeiras caixas. Caso for necessário, deslize com o botão Circulo e pule com o botão X para alcançar esse gongo.
O segundo, não muito longe, indo mais a frente, conte os dragões pelos quais você passar. No segundo dragão veremos o gongo.
O terceiro e quarto, estão exatamente no mesmo local da fita flashback, adiante vamos chegar a um salto que será necessário a máscara roxa (Akano). Nesta entrada o terceiro vai estar em cima de algumas das várias caixas TNT.
Por fim o quarto, está logo a frente aonde a fita flashback se encontra, atrás de dois inimigos (leões) de pedra.
Se restar alguma dúvida, veja o vídeo abaixo para saber as suas localizações em tempo real;
Também na mesma fase que fizemos o troféu anterior vamos encontrar a nossa próxima joia colorida, mas que nessa há um detalhe muito importante de ser assimilado.
Infelizmente, não haverá um quebra-cabeças ou um segredo qualquer para o jogador solucionar, ao invés disso, a obtenção da joia azul é bem mais trabalhosa do que se espera.
Para que o jogador consiga obtê-la devemos finalizar essa fase sem quebrar nenhuma caixa! Sim você leu corretamente!! Não é permitido quebrar nada aqui, nem caixas de wumpas, TNTs ou sequer de checkpoints.
Será esse um dos primeiros troféus que podem dificultar bastante a vida do jogador, por isso, recomendo bastante a assistir o vídeo abaixo para que realize toda a travessia pela fase corretamente, sem qualquer margem para erro.
A joia colorida irá aparecer ao lado da caixa verde com símbolo de exclamação “!”, no final da fase.
Nota Se vier a acidentalmente quebrar alguma caixa, basta eliminar o personagem, cheque sempre com quantas caixas você está. Se o contador está em 0, então você pode prosseguir.
Há como abusar de uma mecânica que dá máscaras para o personagem, se ficar morrendo bastante (cerca de cinco vezes) em um mesmo cenário uma máscara Aku-Aku será dada ao personagem. Repetindo por mais vezes lhe confere duas máscaras.
Na metade da fase haverá uma plataforma de bônus, entre nela e mate o personagem. Isso fará com que essa plataforma bônus conte como um checkpoint, caso quebrar alguma caixa ou morrer no caminho será possível voltar a esse ponto eliminando o personagem.
Se por ventura tiver feito o troféu anterior (Chamando atenção) você pode sair desse nível e entrar novamente para adiantar essa conquista.
Precisando de mais altitude enquanto joga com a máscara roxa (Akano) experimente realizar uma rasteira, salte uma vez e no ar ative a máscara. O personagem ganhará um grande acréscimo de altura neste salto.
Enquanto a máscara roxa (Akano) estiver ativa, o personagem fica imune a danos de inimigos que usam da magia verde. Entretanto dragões ou leões de pedra podem empurrar o personagem para longe.
Lembre-se de terminar a fase para que o jogo considere a joia como pega. Somente assim ganharemos o troféu.
Querendo checar com quantas joias, relíquias, fitas e medalhas está no total aperte o botão Options enquanto estiver no mapa-múndi. Apertando o botão X em alguma fase revela quais joias faltam e o que se há para coletar.
• Direto do pé Encontre a fonte das frutas Bumpas.
Dica Localização:
Quarto mundo: Cataratas do Sossego
Fase 03: Desequilíbrio
Logo no início da fase Desequilíbrio, assim que o personagem surgir depois da tela de carregamento; vamos notar que a nossa frente se encontra uma árvore com folhagens rosas. Simplesmente gire nos galhos dessa árvore fazendo com que uma fruta acerte o personagem. O mesmo ficará tonto, o que nós faz desbloquear o troféu no exato momento.
• Psiu, psiu, psiu Assuste o gato que está se escondendo de uma festa.
Dica Localização:
Quinto mundo: Pântano do Mosquito
Fase 01: Fora de Ritmo
Esse troféu constitui a espantarmos um gato que está escondido em uma lixeira, tal se encontra na segunda caixa de checkpoint. Um bom ponto de referência é que nessa segunda caixa de checkpoint vai estar uma fita flashback, em cima de uma caixa de madeira com o ícone de uma seta, uma caixa de nitro, o que facilita ainda mais encontrar esse caixote de lixo.
Em todo caso, essa lixeira está passando a primeira reta de armadilhas dessa fase.
Simplesmente gire algumas tantas vezes nessa lixeira e o troféu é seu.
Neste nível teremos uma bela surpresa, será pela primeira vez possível jogar com o personagem Dingodile (isso mesmo, o segundo vilão de Crash: Warped)
Nosso objetivo, há cinco letreiros de madeira (outdoors) com o desenho de morcegos na cor púrpura pela fase, todos eles são bastante óbvios e estão praticamente em meio ao caminho por onde devemos ir.
Use das caixas e barris de TNT e os arremece para derrubá-los.
Julgando que todos eles possuem caixas wumpa em cima, por sua vez precisaremos destruir essas mesmas caixas, pode ser ganho neste momento ou mais tarde quando estiver em busca dos 106%.
Volte ao mapa-múndi e retorne ao terceiro mundo, aquele com o tema de piratas. Pois ao finalizarmos essa última fase com Dingodile, uma nova fase paralela passa a ficar disponível no mundo Cais do Marujo, selecione a mesma.
Estaremos ao que se assemelha a um cenário cujo tema é um cemitério de navios, este troféu nós pede para encontrarmos dois canhões, daqueles que atiram em navios piratas.
E que para isso, basta o jogador seguir adiante e passar dessa parte aonde estão alguns navios naufragados. Exatamente depois de subir alguns degraus, em cima da muralha, lá estarão dois canhões. Ataque-os com o botão Quadrado para receber o troféu.
Nota Na própria tela de carregamento desta fase, podemos ver com antecedência o local cujo está os canhões que precisamos encontrar.
• Tudo é questão de perspectiva Conclua uma linha do tempo.
Dica Realizando do começo ao fim a fase paralela que acima foi explicado, iremos ganhar no mesmo ato este troféu também!
Nota Fases da linha do tempo também valem medalhas Insanamente Perfeitas, Contra o Tempo, jóias claras normais e N.Verted.
• Topázio top Encontre a Joia Amarela escondida.
Dica Localização:
Quinto mundo: Pântano do Mosquito
Fase 03: Passando por Você
Aqui vamos fazer a coleta da nossa última joia colorida sendo a de cor amarela, uma boa notícia para o jogador, essa é considerada a gema colorida mais acessível e fácil de ser pega.
Iniciando a fase, após a tela de carregamento se observar com atenção, será possível avistar na hora aonde está essa joia, mas ao contrário siga minhas explicações;
Descendo os degraus, a sua frente haverá um jetski, ignore-o e NÃO suba nele! Ao invés disso veja que a direita desse jetski há um porto e que de frente a ele algumas caixas que estão boiando na água.
Então realize um salto para esse porto a sua direita, pode ser necessário deslizar antes de pular mas nada que seja tão complicado.
Feito isso, salte sob as caixas, procure deixar algumas intactas para que você consiga saltar sob elas também no caminho de volta. Se preferir, você pode passar com o jetski por elas mais tarde.
Chegando na próxima área, salte para essa balsa a sua frente e da balsa para o próximo porto.
Por fim nesse porto, a joia amarela estará acima das quatro caixas, será necessário adquirir altitude então salte em uma caixa, aproveite o momento segurando o botão X e dê um salto duplo para alcançar a joia. É de suma importância não quebrar essas caixas antes de efetuar o salto, pois apenas com elas vamos alcançar a gema colorida.
Apesar da descrição bastante vaga, realmente não há tanto o que se dizer aqui. Depois que a cena terminar, obrigatoriamente iremos ter uma sessão de deslizamento, daquelas em que o personagem se equilibra em um trilho. Precisamos coletar todas as 18 frutas que estão nessa reta.
Meu conselho a todos é assistir o vídeo abaixo e enquanto joga, pause de tempos em tempos para checar aonde a próxima fruta vai estar. Será vital saber quando coletar cada uma pois certas frutas só aparecem ao ativar/desativar a máscara azul (Lani-Loli)
Com isso, coletando todas o troféu se desbloqueia junto de uma cena bem cômica que homenageia o famoso meme do Crash “Woah”.
Nota Caso tenha deixado alguma passar, aperte Start e no menu reinicie a fase.
Dica Essa habilidade só é adquirida quando você terminar a história do jogo.
Para ativá-la, permaneça correndo com o personagem, gire uma vez normalmente, em seguida, cerca de 1 segundo depois, pressione o botão Quadrado mais uma vez, espere por mais 1 segundo e gire uma terceira vez. Se Crash ou Coco ficarem com um tom de cor azul no rodopio, significa que você fez no momento certo.
• Sebo nas canelas Jogue e complete uma partida do modo multijogador Corrida ao Ponto de Controle.
Dica Aperte o botão Options, saia do jogo voltando ao menu principal, escolha Batalha Bandicoot e jogue o modo em questão em qualquer fase.
Nota Não é necessário um segundo DualShock (controle)
O jeito mais rápido de terminar a fase é ir se matando para que o jogo leve você ao próximo checkpoint até chegar ao fim da fase.
• Fora da caixa Jogue e complete uma partida do modo multijogador Combo de Caixa.
Dica Praticamente o mesmo objetivo do anterior, no menu principal, aperte o botão Options, saia do jogo voltando ao menu principal, escolha Batalha Bandicoot e jogue o modo em questão em qualquer fase.
Nota As mesmas regras do modo anterior se aplicam.
● Troféus de Completismo Se chegou até aqui, meus parabéns! Tenho de dizer que admiro a sua persistência e motivação diante a essa platina. Porém, nem tudo serão flores daqui para a frente se assim podemos dizer.
Daqui em diante se esconde o verdadeiro desafio dessa platina, é sensato afirmar que tudo o que foi feito no passo anterior serviu bem para um breve aquecimento. O jogador por si mesmo já deve ter compreendido o quão difícil será esse jogo, timming, plataforma, memória muscular e principalmente a localização de todas as caixas será o básico que teremos de ter em mente aqui.
Começa nesse exato momento a nossa real jornada pela platina de Crash 4, se prepare, não será fácil!
Adendos Desde já traçe a sua rota para os troféus restantes! Se vai começar finalizando todas as linhas do tempo, conquistar as medalhas Insanamente Perfeitas junto das fitas flashback, os contratempos ou fases N.Verted. Fica a sua mercê. Mas caso desejar seguir como de exato está no guia, também é uma ótima escolha pois é a ordem que recomendo que você siga e também a que pessoalmente fiz.
Para o modo N. Verted, não é obrigatório coletar todas as joias claras invertidas de uma só vez em uma fase, se por exemplo, fez a coleta da joia clara invertida de morrer até três vezes, caso quiser voltar e fazer a de todas as caixas, a joia invertida de três vidas continuará salva para aquela fase N. Verted.
Por outro lado, todas as joias claras do modo normal podem ser conquistadas pelo o jogador quando este for em busca das medalhas Insanamente Perfeitas! O que é muito recomendado visto que não será necessário buscar cada uma das joias claras normais se o jogador receber uma medalha Insanamente Perfeita. Simplesmente por uma medalha Insanamente Perfeita já conceder todas as jóias claras (excluindo a joia clara escondida) da fase de uma só vez.
Tenha em mente que uma medalha Insanamente Perfeita conta para a fase seja ela normal ou N. Verted. Mas não é obrigatório nem mesmo recomendado que você faça a medalha Insanamente Perfeita no modo N.Verted.
Para minimizar os riscos de morrer enquanto procura pelas medalhas Insanamente Perfeitas, você pode deixar para coletar as jóias escondidas em uma próxima oportunidade.
Se ainda não o fez, faça a coleta de todas as gemas coloridas, elas irão abrir caminho para outros cenários dentro de uma fase, os quais se tem muitas outras caixas para quebrar. Acima na aba “Troféus de Miscelânea” expliquei como adquirir todas.
Realize back-up regularmente de seu arquivo salvo na nuvem da PS+ ou em um pendrive sempre que terminar de jogar, é dito por uma parcela considerável da comunidade dos jogadores que Crash 4 possuí um bug que corrompe o arquivo salvo. Por mais que nunca tenha me ocorrido, remediar nunca é tão confiável quanto prevenir.
!! IMPORTANTE !! A função de migrar seu save para a nova geração não salva seu arquivo salvo da versão de PS4 nos servidores! Portanto, não há como recupera-lo se vier a formatar o HD, mantenha seu save do PS4 também guardado na PS+ ou Pen Drive ao contrário, você só poderá jogar com o seu save guardado nos servidores da Activision na versão de PS5.
Crash 4 possuí além do upgrade gratuito, autopop de diversos troféus, incluindo os mais difíceis como as medalhas Insanamente Perfeitas ou contratempo. Mas você ainda terá que fazer todos os troféus de miscelânea mais uma vez. Realize backup de seu arquivo salvo nos servidores da Activision e na versão de PS5, faça download deste e recarregue para efetuar o autopop.
Novamente, os troféus a seguir estão na ordem cronológica que recomendo o jogador fazer, mas caso quiser mudar essa ordem ao seu modo, não há problemas.
• O tempo é uma ilusão Complete todas as linhas do tempo.
Dica Auto explicativo, linhas do tempo são segmentos, missões adicionais e também secundárias que contam detalhadamente o motivo de um certo personagem ter cruzado o seu caminho enquanto joga com Crash ou Coco (feito a própria Tawna, Dingodile, N. Cortex etc).
Também soluciona várias pontas soltas que ocorrem na história, por exemplo, nas partes em que surge um evento o qual deixam Crash ou Coco confusos por algo ter ocorrido de forma espontânea, feito uma passagem ter sido aberta ou um local ter sido destruído. Juntado a esse fato podemos jogar com outros personagens nessas fases como antes citado e acompanhar o seu próprio lado dos acontecimentos.
Sabendo de tudo isso, depois de finalizamos o jogo vamos ter aberto todas as 9 missões de linhas do tempo.
Nota A missão de linha do tempo ficará com uma foto em retrato da face daquele personagem em questão.
Fases da linha do tempo também valem medalhas Insanamente Perfeitas, Contra o Tempo, jóias claras normais e N.Verted.
• Que fita Adquira uma fita de flashback.
Dica As fitas flashback, como o próprio nome se propõe a ser, são coletáveis que quando obtidos permitem a nossa entrada em outro tipo de fases paralelas da campanha.
Essas fases com o nome “flashback” possuem um diferencial bastante interessante, as mesmas se passam no ano de 1996, praticamente na mesma época temporal do primeiro Crash Bandicoot, dando mais contexto e melhor explicando a já conhecida história do Crash de PSOne.
Para adquirir uma fita flashback, devemos passar pela fase normal sem morrermos nenhuma vez, tal feito pode ser bem desafiador para quem ainda não pegou o costume ou decorou de exato o jogo. Elas então irão aparecer durante a fase em uma forma de um coletável, pegue-a para si e termine a fase normalmente.
Deixarei portanto dois vídeos, o primeiro contendo todas as fases normais que possuem uma fita, ao mesmo tempo que o segundo explicará também a solução para passar de cada fase flashback.
Haverão no total de 21 fitas para coleta, sendo assim, 21 fases flashback para completar.
Nota Coletando a fita, não se preocupe pois mesmo que o personagem morra, a mesma permanece no inventário. Complete o nível para o jogo contar como uma fita coletada.
Para acessar as fases flashback, vá a qualquer momento para o mapa-múndi e interaja com o ícone de uma televisão de tubo (TVs mais antigas, características dos anos 90/2000, ela possuí uma imagem verde)
Recomendo fortemente ao jogador coletar as fitas enquanto realiza a busca pelas medalhas Insanamente Perfeitas.
Querendo checar com quantas joias, relíquias, fitas e medalhas está no total aperte o botão Options enquanto estiver no mapa-múndi. Apertando o botão X em alguma fase revela quais joias faltam e o que se há para coletar.
• Cobaia modelo Ganhe uma relíquia de platina em uma fase flashback.
Dica Primeiramente e obrigatoriamente, vamos ter que coletar uma ou mais fitas flashback, as quais estão espalhadas por todo o jogo. Como dito no troféu anterior, você pode checar todas as localizações junto da forma correta de passar as fases flashback pelo link de ambos os vídeos acima.
Porém a “pegadinha” desse troféu é que para conquistar uma relíquia de platina nas fases flashback se faz necessário terminar quebrando TODAS as caixas (TNTs inclusas) tal como o jogador deve seguir uma ordem bem específica por qual caixa começar e sucessivamente como proceder por diversos perigos que haverão nessas fases. O conceito é simples, devemos quebrar todas as caixas que estão suspensas no ar.
A boa notícia entretanto é que não precisamos correr contra o relógio aqui, como também podemos voltar ao checkpoint sempre que o personagem morrer.
Ao fim da fase o troféu se desbloqueia.
• Diário de experimento terminado Ganhe TODAS as Relíquias de platina do Flashback.
Dica Auto-explicativo.
Cheque os vídeos guias do troféu “Que fita” junto das regras do troféu “Cobaia modelo”.
• Perfeccionista Ganhe TODAS as medalhas Insanamente Perfeita.
Dica Sempre que o jogador terminar uma fase normal sem morrer nenhuma vez e quebrando 100% das caixas (de madeira e TNT, incluí plataformas bônus) este ao fim da mesma fase recebe a honraria ao mérito máxima, sendo a medalha Insanamente Perfeita.
É válido afirmar que este é um dos senão o troféu mais difícil do jogo inteiro, pois requer que o jogador não apenas saiba de cabeça cada uma das 38 fases normais (incluindo linhas temporais) desde seus perigos, saltos, inimigos, localização de todas as caixas (até as escondidas) mas também que este complete a fase do início ao fim sem checkpoints (uma vez que não poderemos continuar ao morrer, mas sim, reiniciar a fase por completo pelo menu)
Embora vale lembrar que no Crash Bandicoot 1 (tanto o clássico quanto a versão N. Sane Trilogy) continham esse mesmo requerimento para a platina! Com a única diferença que não se tratava de uma condecoração, mas sim das joias claras que só eram ganhas ao finalizar a fase sem morrer e quebrando todas as caixas.
Mais uma vez deixo uma playlist absolutamente completa que demonstra o caminho dos 100% de forma correta e segura, passando por todas as fases normais. Uma boa tática é pausar o jogo e enquanto assiste se preparar devidamente para um certo perigo, assim que achar que consegue, resumir de onde parou.
Nota Essa playlist demonstra também as localizações de todas as gemas claras secretas de cada fase normal. Caso estiver procurando pelas gemas das fases N. Verted cheque mais abaixo neste guia.
Use a todo momento a rasteira mais o salto duplo para passar por qualquer armadilha ou buraco sem o risco de cair, enquanto o personagem estiver no ar, por alguns milésimos irá flutuar, fazendo ser possível realizar o salto com total segurança além de, por uma maior distância. Essa é na minha opinião a mecânica mais forte e vantajosa do jogo inteiro, sem exceções.
Morrer em plataformas bônus não conta como uma morte na fase normal.
Se vier a morrer na fase normal ou perder uma caixa, aperte o botão Options para pausar e reinicie o nível.
Uma medalha Insanamente Perfeita vale para ambas as fases, seja ela normal ou N. Verted.
Não é necessário e nem mesmo recomendável realizar esse troféu no modo N. Verted. Para minimizar os riscos de morrer enquanto procura pelas medalhas Insanamente Perfeitas, você pode deixar para coletar as jóias escondidas em uma próxima oportunidade.
Querendo checar com quantas joias, relíquias, fitas e medalhas está no total aperte o botão Options enquanto estiver no mapa-múndi. Apertando o botão X em alguma fase revela quais joias faltam e o que se há para coletar.
• Algo de errado não tá certo Complete uma fase no modo N.Verted.
Dica O modo N.Verted se trata de uma modificação visual que uma fase recebe, ao selecionar esse modo em qualquer fase, essa por vezes pode receber um filtro de imagem espelhado, cenários mais escuros que o habitual, cores mais saturadas dentre outros.
Em suma, é a mesma fase de sempre com certos diferenciais em sua visibilidade, física e no cenário, o que pode vir em geral dificultar ou diferenciar na sua experiência.
De toda a forma, jogue a fase como normalmente o faria para receber este troféu.
Aqui está a playlist de vídeos contendo todas as fases N. Verted, junto dos 100% das caixas e gemas escondidas.
Nota Para desbloquear este modo basta o jogador derrotar o chefe N.Brio normalmente durante o curso da história.
Caixas de madeira, TNTs e nitros estão em seus locais exatamente como nas fases normais. Apenas as jóias escondidas mudam de localização.
Toda gema clara no modo N. Verted tem a sua própria coleção nesse modo, será necessário a coleta de todas aqui também! Desde a 80% de frutas, de 100% de todas as caixas, máximo de três mortes e a gema escondida.
Embora muita atenção aqui, não é obrigatório realizar todos esses requerimentos de uma só vez.
Novamente reforço, não é necessário e nem recomendável realizar o troféu de conseguir todas as medalhas Insanamente Perfeitas no modo N. Verted.
Querendo checar com quantas joias, relíquias, fitas e medalhas está no total aperte o botão Options enquanto estiver no mapa-múndi. Apertando o botão X em alguma fase revela quais joias faltam e o que se há para coletar.
• Vencendo de qualquer jeito Vença qualquer chefe no modo N.Verted.
Dica Basta derrotar um chefe qualquer no modo N. Verted. Julgando que todos os chefes possuem checkpoints nas batalhas é certo de que virá naturalmente no caminho da platina enquanto estiver finalizando as fases no modo N.Verted.
• De trás para frente Complete todas as fases no modo N.Verted.
Dica Veja o troféu anterior “Algo de errado não tá certo”.
Aqui está a playlist de vídeos contendo todas as fases N. Verted, junto dos 100% das caixas e gemas escondidas.
• Meio caminho andado Ganhe metade das Joias Claras.
Dica As joias claras são as recompensas mediante a quantas frutas coletamos, quantas caixas foram quebradas e quantas vezes o personagem morreu em uma fase.
Para que o jogador receba todas, deveremos em ordem;
Coletar 80% de frutas nas fases Diversas podem ser ignoradas no caminho, apenas preste atenção no contador que está no canto esquerdo superior da tela, no caso a terceira gema precisa ser obtida pela coleta das frutas. Por garantia, quebre as caixas de wumpa cujas tiverem o símbolo de interrogação “?” e salte sob as que podemos ver as frutas pelo lado de fora, por vezes podemos encontrar caixas que dão uma fruta wumpa grande, essa vale vinte wumpas.
Quebrar todas as caixas da fase TNTs e plataformas bônus inclusas! As caixas nitro podem ser detonadas girando em uma caixa verde com um ponto de exclamação “!”. Essa estará no final de todas as fases que possuírem caixas nitro.
Morrer menos de três vezes Tecnicamente quatro chances para cada fase, isso pois o contador começa pelo número 0, fazendo com que a sua primeira vida conte antes das três e anulando a joia ao chegar em quatro! Se faz até um número generoso podemos supor. Passando disso, apenas reiniciando a fase por inteiro pelo menu de pausa.
Encontrar a joia escondida E bastante escondidas diga-se de passagem, podem estar em uma porção do cenário que normalmente não visitamos, em um lugar repleto de armadilhas ou podem até mesmo estar fora do nosso campo de visão. Recomendo sempre um vídeo guia. Vale lembrar que essas sempre podem ser coletadas a parte.
Muito provavelmente o jogador irá desbloquear este troféu enquanto busca todas as 38 medalhas Insanamente Perfeitas. O que é altamente recomendado.
Nota Para que a coleta de todas as caixas se torne possível será necessário possuir as gemas coloridas. Se ainda não as tem, veja a aba “Troféus de Miscelânea”.
Querendo checar com quantas joias, relíquias, fitas e medalhas está no total aperte o botão Options enquanto estiver no mapa-múndi. Apertando o botão X em alguma fase revela quais joias faltam e o que se há para coletar.
Video guia demonstrando os 100%, todas as caixas, gemas e sem mortes para todas 38 fases normais. https://youtube.com/playlist?list=PLBmi6vaTfD_f0o_efaJRrRlYerCg0dVct
• Preciosismo Ganhe TODAS as Joias Claras.
Dica Veja o troféu anterior “Meio caminho andado”.
Video guia demonstrando os 100%, todas as caixas, gemas e sem mortes para todas 38 fases normais. https://youtube.com/playlist?list=PLBmi6vaTfD_f0o_efaJRrRlYerCg0dVct
• omsisoicerP Ganhe TODAS as Joias do N. Verted.
Dica As mesmas regras do troféu “Meio caminho andado” se aplicam embora como já foi explicado o modo N. Verted possuí a sua própria coleção de joias claras.
Playlist de todas as joias claras do N. Verted aqui. https://youtube.com/playlist?list=PLGKrtevu-xqZg5Zwh77VCOsfr_WMuS2Tl
Nota Muita atenção aqui, não é obrigatório realizar todos esses requerimentos de uma só vez nas fases N.Verted.
• Mais rápido que uma tartaruga Ganhe uma Relíquia de Contra o Tempo.
Primeiro apresentado em Crash 3 clássico e CTR e mais tarde nos remakes dos clássicos, a modalidade “Contra o Tempo” adiciona a fase um cronômetro. Tal estará em todas as fases que o jogador completar normalmente no formato de um coletável. Verifique no começo de cada por um ícone no formato de um cronômetro dourado.
Esse mesmo cronômetro dita o nosso resultado final pelo tempo que levamos ao completar a fase. Iremos sempre receber uma qualidade de relíquia dependendo do quão rápidos tivemos sido sendo;
Safira para o tempo comum.
Ouro para o tempo intermediário
Platina para o menor tempo possível.
Para esse troféu basta completar em tempo recorde uma fase qualquer, não importando desde que você consiga ao menos bater um recorde de tempo existente! Mas para o próximo troféu iremos ter de dominar o giro triplo completamente, o jogador terá de conquistar todos os recordes de platina por todas as 38 fases que Crash 4 possui.
Dica A primeira grande dica e consecutivamente a mais importante creio eu acerca do Contra o Tempo é, utilize o máximo do giro triplo, sempre que puder! Esse Power-Up liberado apenas no final do jogo ao derrotar N. Cortex, é vital para adquirirmos todos os recordes necessários; pois infelizmente para todos nós, a Toys for Bob decidiu por substituir os recordes de ouro, os quais eram necessários no N. Sane Trilogy, pelos de platina que a partir do Crash 4, são os recordes padrões para troféu.
Mas sim, com a ajuda do giro triplo a velocidade do nosso personagem é bastante aumentada, semelhante ao Power-Up “Speed Shoes” presente em Crash: Warped (e também em Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back na versão N. Sane Trilogy) por realizar esse giro triplo, tanto Crash quando Coco podem se movimentar tão rápido a ponto da maioria das fases durarem em média pouco mais de um minuto apenas!
Irei recomendar mais do que isso, ao jogador ir em suas configurações do PS4/PS5, acessibilidade, atribuição de botões e trocar o botão Quadrado pelo R1.
A princípio isso pode parecer impensável, mais porquê assim feito eu, todos os jogadores desta franquia sempre apertavam o botão Quadrado para fazer com que o personagem efetue um rodopio. E sim, há razão nisso, pois antigamente não havia como mudar.
Mas, adquirir o costume em fazer o giro pelo botão R1 pode trazer muitas vantagens, como realizar o giro triplo de forma muito mais fácil, rápida, ficando até algo automático conforme o tempo, assim elevando a velocidade do próprio personagem a níveis muito maiores. Da mesma forma que, teremos um controle muito melhor do mesmo, ao saltar ou se estiver no solo, você poderá prever por aonde exatamente ele irá seguir com esse giro triplo, pois seu dedo polegar nunca irá sair do botão X, enquanto o dedo indicador ficará na função do R1. Para deslizar, você ainda poderá usar o botão Círculo como sempre.
Essa então é a minha principal recomendação a todos, portanto, assim que for em busca dos recordes no contra o tempo, faça esse ajuste e treine bastante! Lembre que o giro triplo precisa de ao menos um segundo de recarga, então a cada vez que apertar o botão, espere mais ou menos um segundo e aperte novamente, tente fazer um ritmo, 1, 2, 3, 1, 2, 3, você irá se acostumar bem rapidamente sem dúvidas.
Para conseguir a máxima velocidade com o giro triplo, você deve girar ao solo, no ar o seu primeiro giro será bastante lento, o segundo um tanto mais rápido, já o terceiro terá a velocidade padrão.
Apenas um único adendo a esse novo posicionamento de botão, não realize essa configuração pelo Crash 4! Mas sim pelo próprio PS! Na aba “Bugs e glitches” expliquei o motivo detalhadamente.
Deixo aqui alguns vídeos que gravei onde peguei o recorde de platina utilizando do giro triplo, ritmo, velocidade e rota são exemplificados neste, mas gostaria de deixar um adendo, não sou o melhor jogador de Crash que você irá encontrar! Minhas estratégias embora certas não são utilizadas em seu máximo potencial. Porém com persistência, treino e força de vontade, vamos a cada vez mais melhorando e chegando mais próximo de conquistar o sucesso em todos os desafios que Crash 4 oferece.
Em recordes de platina não é totalmente necessário realizar a técnica “hobsliding”, o ato de usar a rasteira e rodopiar em rápida sucessão. Isso pois o giro triplo é rápido o suficiente para bater todos os recordes, tirando claro os dos devs. Então caso não quiser, não é preciso!
Pegar atalhos e cortar caminho é muito útil aqui, por vezes podemos saltar sob um inimigo para alcançar uma plataforma acima, ou saltar por uma plataforma, ignorando essa para alcançar a outra mais adiante. Caso for possível, também utilize.
Se na sua frente haver um conjunto de armadilhas, espere por uma abertura e assim comece o contra o tempo.
O grande segredo do contra o tempo é claro, economizar tempo, as caixas que quando quebradas congelam o cronômetro é o que torna possível a travessia do começo ao fim dentro da expectativa, tente não deixar nenhuma para trás, mesmo aquelas que não estão tanto em seu caminho e assim parecem não fazer tanta diferença, acredite, elas fazem.
Mantenha ligado a opção nas configurações de jogabilidade do Crash 4 “Fantasma do contra o tempo” Essa simples mecânica pode muito vir a calhar, Crash 4 oferece um tipo de NPC que segue uma rota pré determinada pelo contra o tempo, tal o jogador pode imitar e cada vez mais melhorar suas habilidades ou até aprender com o mesmo. Muitos podem deixar desligado essa opção por pensarem que este não venha ajudar ou seja uma mera distração, mas sim, pode oferecer muito bem uma assistência adicional a quem estiver jogando.
Playlist para todos os recordes de platina (todas as fases normais) https://youtube.com/playlist?list=PLRr5L69yg_kHTS32rfo_l_1EsSKT4h1Fi
Todos os tempos recordes de platina no Contra o Tempo: Crash 4 não revela ao jogador os tempos de cada qualidade de relíquia sem que antes o jogador termine um recorde anterior, então se por exemplo, você adquiriu a relíquia de safira, logo o jogo irá revelar o tempo necessário para a relíquia de ouro daquela mesma fase que você terminou, adquirindo ouro, o tempo para a relíquia de platina e assim sucessivamente. De antemão e sem rodeios aqui estão os nomes das fases, mundos que essas pertencem e os recordes para a qualidade platina que valem troféu.
Primeiro Mundo: Ilha N. Sanity
Despertar Indelicado 0:53.97
Pico N. Sanity 0:43.81
Segundo Mundo: Deserto de Lixo
Deslizando pra Valer 0:59.11
Crashatando 0:42.66
Caindo na Estrada 1:34.11
Sai da Frente 1:18.86
Terceiro Mundo: Cais do Marujo
Chamado do Dever 0:59.56
Aí Está Ele! 0:47.79
Mordendo a Isca 1:19.69
Olha a Onda 0:53.86
Quarto Mundo: Cataratas do Sossego
Dando um Giro 1:15.58
Confusão da Poção 0:54.61
Se Arrastando 1:51.59
Desequilíbrio 1:28.76
Quinto Mundo: Pântano do Mosquito
Fora de Ritmo 1:09.16
Comida Caseira 1:57.55
Passando por Você 1:42.97
Sem Lágrimas de Crocodilo 1:30.16
Sexto Mundo: A 11ª Dimensão
Inevetavel 1:18.81
Infortúnios da Vida 1:10.76
Fica Frio 0:53.50
Urso, Pular! 1:29.01
Construindo Pontes 1:05.44
Sétimo Mundo: Dimensão dos Dinos
De Volta para o Passado 0:52.83
Combustível Fóssil 1:20.84
Fuga Dinossáurica 1:35.70
Pedra no Caminho 1:43.50
Oitavo Mundo: Orbita de Bermugula
Olho no Lance 1:20.01
Erro no Transporte 2:06.62
Na Surdina 1:13.37
Crashegou 1:43.15
Nono Mundo: A Dimensão Sn@xx
Lanche Rápido 1:44.63
Hora do Rush 3:40.61
Fuga da Cratera 1:47.51
Décimo Mundo: Ilha do Cortex
Processamento de Nitro 2:15.69
Túneis Tóxicos 2:01.66
Castelo do Cortex 1:59.87
Vendo em Dobro 1:25.11
Você sempre pode pausar o jogo e acompanhar um vídeo guia em tempo real para ajudar em suas tentativas durante.
Caixas de tempo próximas a TNT podem ser explodidas apenas pulando em cima da TNT, o dando uma vantagem de tempo sem perder sua mobilidade.
Durante esses contra tempos, iremos ver muitas máscaras Aku-Aku, muito mais do que na própria campanha, use delas para passar por algum perigo ou armadilha iminente. Todas as fases na modalidade contra o tempo sempre irão oferecer no mínimo três máscaras.
Para as fases em que se controla o N. Cortex, use mais do que tudo o seu impulso apertando o botão R1, ele é tão rápido quanto o giro triplo. As fases da Tawna infelizmente não haverá tanto o que se remediar, mas a corrida normal dela já é otimizada sob medida para os tempos recordes, tente apenas cortar alguns caminhos evitando atrasos desnecessários.
O mesmo vale para fases do Dingodile, e por falar nele, a arma que o mesmo carrega consegue puxar e coletar o cronômetro do contra tempo. Inclusive caso interessar cheque a aba “Bugs e glitches”, tenho exemplificado um exploit que ajuda a adquirir relíquias do tempo na qualidade roxa todas as vezes nas fases do Dingodile! Possuo total confiança que isso irá ajudar a quem estiver passando por dificuldades com esse personagem.
Nota Jogue sempre o Crash 4 na mais recente versão 1.05, certos recordes de platina foram facilitados na última atualização, como por exemplo a primeira fase (Despertar Indelicado) que antes era 50 segundos exatos, na última versão agora é 53, uma diferença mínima mas que pode ser a oportunidade entre você e o tempo recorde.
Não se distancie do cronômetro ou ele irá sumir, voltando apenas se reiniciar a fase.
Se cometer qualquer erro durante o contra o tempo não é preciso reiniciar a fase por completo pelo menu, somente elimine o personagem para voltar ao começo em segundos. Você pode cortar a cena que o personagem é eliminado apertando o botão Triângulo.
Tenha certa urgência em passar pela caixa que marca o final da fase, o tempo continua contando mesmo após a tela escurecer, somente parando quando o personagem aparece realizando o gesto de comemoração.
Existe a qualidade de relíquia do contra tempo na cor roxa, que simboliza o tempo recorde dos desenvolvedores, mas essa não é necessária para troféu e nada é ganho por faze-la.
Querendo checar com quantas joias, relíquias, fitas e medalhas está no total aperte o botão Options enquanto estiver no mapa-múndi. Apertando o botão X em alguma fase revela quais joias faltam e o que se há para coletar.
• Mais rápido que o som Ganhe TODAS as Relíquias de platina do Contra o Tempo.
Dica Veja o troféu anterior “Mais rápido que uma tartaruga”.
Deixo aqui mais uma playlist para todos os recordes de platina (todas as fases normais) https://youtube.com/playlist?list=PLRr5L69yg_kHTS32rfo_l_1EsSKT4h1Fi
• Uma grande conquista Assista ao final bônus ao atingir 100% de progresso.
Dica Para os 100%, precisaremos ter 228 Joias Claras e 228 Joias do N.Verted junto das 4 gemas coloridas.
Com isso, uma nova cena do epílogo se desbloqueia na galeria.
Nota Para acessar a galeria, no mapa-mundi, pause o jogo e selecione a opção “galeria”.
• Uma conquista maior ainda Assista ao final bônus ao atingir 106% de progresso.
Além de todas as Joias claras, é necessário ter todas as Relíquias de platina do flashback, relíquias de platina do Contra o Tempo e todas as medalhas Insanamente Perfeitas.
Lista de porcentagem: Todas as 228 gemas claras normais, junto de todos os chefes no modo normal (48%)
Todas as 228 gemas claras N. Verted junto de todos os chefes no modo N. Verted (48%)
Todas as 4 gemas coloridas (2%)
Todas as 21 relíquias Flashback na qualidade Platina (2%)
Todas as 38 medalhas Insanamente Perfeitas (2%)
Todas as relíquias Contra o Tempo em qualidade Safira ou Ouro (2%)
Todas as relíquias Contra o Tempo na qualidade Platina ou superior (2%).
Nota Ao ganhar uma qualidade de relíquia Contra o Tempo superior a ouro, a porcentagem da relíquia de ouro automaticamente mescla com a porcentagem da relíquia de platina, o dando assim 4%.
Para acessar a galeria, no mapa-mundi, pause o jogo e selecione a opção “galeria”.
● Dicas sortidas e anotações Essa penúltima aba é totalmente dedicada a certos macetes, conhecimentos e utilidades diversas que pude absorver durante a minha jornada a platina de Crash 4. Asseguro a todos que tudo aqui dito foi sim testado na mais recente atualização 1.05! Para os jogadores que tiverem o interesse em aprender algo novo, ou que sirva de lembrete acerca de uma funcionalidade, mecânica que o jogo possua, esta aba será então de grande ajuda.
• Para os veteranos, saibam que em Crash 4 a famosa técnica de movimentação apelidada de “Hobsliding” retornou.
A quem não se lembra ou não possui conhecimento, Hobsliding é o ato do personagem correr, deslizar e girar, repetindo em rápida sucessão. Isso faz com que o mesmo tenha um acréscimo de velocidade e fique praticamente imune a inimigos comuns.
E como usar essa mecânica de forma consistente? A princípio o que mais os jogadores podem fazer é apertar o botão Círculo para a rasteira e em seguida o Quadrado para o giro, está correto sim, mas há uma forma bem mais prática e até automática de fazer isso; simplesmente aperte o botão R1 e Quadrado (R1 e Círculo caso tenha seguido o meu conselho dos contra o tempos) ao mesmo tempo enquanto corre! O personagem irá deslizar ganhando mais momento e velocidade. Para saltos é interessante usar apenas o giro triplo, já que não há como deslizar no ar sem que o personagem dê uma barrigada no chão.
Recomendo a todos treinaram isso, embora não seja de forma alguma obrigatório, há como melhorar seu tempo nas relíquias do contra o tempo ou simplesmente para fugir de algum perseguidor, como o fantasma do primeiro mundo ou dinossauro das fases pré históricas.
• Como dito, o giro triplo também aumenta a velocidade de movimento do personagem o fazendo ser praticamente obrigatório para o Contra o Tempo.
• Escorregar e depois saltar duas vezes permite a aterrissagem a uma distancia maior enquanto mantém o máximo de sua altitude.
Mais do que isso, se escorregar em uma beirada, enquanto o personagem estiver na animação de deslizar, ele irá flutuar no ar por alguns milésimos, podendo realizar um salto duplo mesmo que não esteja pisando em nada.
Recomendo a todos abusarem ao máximo disso pois sem dúvidas essa é uma das senão a mecânica mais vantajosa e até quebrada que Crash 4 oferece, fazendo com que as chances de cair ao se errar um salto diminuam extraordinariamente.
• Mantenha nas configurações a opção “Sombras Aprimoradas” ativada, essa simples configuração torna possível o jogador enxergar de exato aonde o personagem irá aterrissar após um salto, sendo indispensável para aqueles que queiram erradicar qualquer risco de cair em alguma armadilha, até fazer ajustes finos enquanto o mesmo está no ar.
• Apertando o botão Touch seja em uma fase ou no mapa mundi lhe permite escolher qualquer fase seja ela; normal, N.Verted ou Flashback! Se tornando assim desnecessário de mover o personagem neste mapa pelos trilhos.
• Sabemos que nesse jogo é impossível do personagem girar nas frutas para as lançar embora, mas girar em caixas cujas podemos ver as frutas pelo lado de fora (aquelas que o personagem pode pular em cima por cinco vezes) ou se alguma TNT ou Nitro explodir essas caixas de madeira, as frutas serão desperdiçadas. Isso apenas não ocorre se o personagem passar por essas caixas com a invencibilidade da máscara ou se Dingodile lançar algum explosivo nessas.
• Algo que não é comentado em lugar algum no jogo, apertar o botão Triângulo pula as animações de morte do personagem. Muito útil para voltar ao começo após um contra tempo ou uma medalha Insanamente Perfeita.
• Para lidar com esteiras, permaneça pulando sem sair do lugar, assim o personagem irá se manter praticamente parado. Apenas faça pequenos ajustes para não ter o perigo de cair.
• Em fases que o personagem utiliza um jetski, saiba que, os redemoinhos dificilmente podem atrair o jetski se o jogador acelerar com o mesmo apertando o botão R1 (ou Quadrado) embora se o jetski passar pelo centro do redemoinho este pode sim ser destruído.
Também, para quebrar as caixas em uma descida, prefira por virar o jetski para trás, e descer essa ladeira enquanto acelera. Assim, a velocidade deste jetski será bastante reduzida! Permitindo que você passe por todas as caixas e as quebre com tranquilidade. Essa estratégia é obrigatória para a fase “Passando por Você”.
Como exemplo deixo aqui um vídeo que pude gravar demonstrando essa estratégia.
• Pular e dar uma barrigada em superfícies escorregadias faz com que o personagem se mantenha parado, sem deslizar. Mas é importante saber que isso não funciona em superfícies que não sejam planas.
É interessante dizer que, a barrigada de Crash pode eliminar diversos inimigos de maneira segura, porém, aqueles que possuem uma proteção na cabeça, não serão afetados, tendo perigo para o próprio personagem.
• Precisando de mais altitude enquanto joga com a máscara roxa (Akano) experimente realizar uma rasteira, salte uma vez e no ar ative a máscara. O personagem ganhará um grande acréscimo de altura neste salto.
• A caixa wumpa a qual seja possível ver as frutas pelo lado de fora sempre dão duas wumpas ao pular em cima. Você pode saltar nelas por cinco vezes antes que elas se quebrem. Em certas ocasiões essa quebra com três saltos ou menos saltos.
• Caixas que tenham uma proteção de metal podem ser destruídas com o salto mais barrigada.
• Podemos iniciar a contagem de caixas TNT simplesmente pulando em cima delas, também é possível deslizar em cima de uma sem que essa exploda.
• Aterrisar em uma caixa faz com que a sua capacidade de pular reinicie.
• Segurar o botão X aumenta a sua altitude, isso vale para todos os tipos de caixas e todos os personagens.
• Pular em cima de uma caixa a qual faz o personagem quicar (caixa de metal com símbolo de uma seta para cima) e antes de aterrissar na mesma, girar, faz o personagem ficar em cima dessa caixa sem que este continue pulando. Isso funciona para ambos Crash/Coco e Dingodile.
• Nas fases flashback da Coco (a partir da fase 14 aproximadamente) somos apresentados a um tipo novo de caixas de salto (daquelas com um ícone de uma seta para cima) essas novas caixas se caracterizam por terem um ícone de uma seta, mas que a cada salto este ícone muda de cor, tendo três padrões.
Verde: Três saltos disponíveis.
Amarelo: Dois saltos disponíveis
Vermelho: Um salto apenas disponível.
A cada vez que o personagem salta nessa caixa, uma carga é utilizada, mudando de cor no exato momento, se todas as cargas forem gastas então essa caixa passa a se transformar em uma nitro! A qual pode ser letal para quem estiver desavisado.
Mas há um detalhe muito bom de saber, a mesma dica de efetuar um rodopio pouco antes de aterrissar na caixa funciona aqui! E por fazer isso nenhuma carga será gasta.
Utilize dessa mecânica para melhor planejar seus saltos mas não deixe de as transformar em nitros, elas valem sim para o total de caixas quebradas!
• Cuidado ao deixar tangíveis plataformas, caixas de aço e TNTs usando o poder da máscara azul (Lani-Loli) se o personagem estiver dentro desses objetos ao se tornarem sólidos, ele irá ser eliminado mesmo se estiver em posse de uma máscara Aku-Aku.
• A máscara de parar o tempo (Kupuna-Wa) faz com que as caixas nitro demorem bem mais a explodir. Enquanto no efeito de congelar o tempo, o personagem pode tocar nessas caixas sem que essas explodam imediatamente.
O personagem se agarra automaticamente a cordas e paredes, além disso, apertar X quando ela chegar a próxima plataforma faz o personagem saltar para um lugar seguro automaticamente.
• Há como pular a batalha contra o chefe N.Gin de forma bastante fácil! Se após realizar o primeiro nocaute ao chefe (lançando um de seus lacaios) caso você posicionar o personagem de frente a cabeça do robô, em seguida realizar em ordem; uma rasteira e um giro no ponto fraco, N.Gin será atingido duas vezes.
Fazendo então com que a segunda etapa de sua luta seja completamente cortada, assim sendo nocauteado novamente. Repetindo esse processo faz com que o chefe sempre entre nesse estado até que a luta termine.
Nota É preciso entretanto fazer esse giro aproximadamente um segundo após realizar a rasteira, não faça a rasteira e gire ao mesmo tempo, senão o bug pode não funcionar.
• Uma boa estratégia para o chefe N.Brio, quando o mesmo beber as poções e se transformar, o personagem pode ativar a máscara roxa (Akano) e se manter saltando sob a cabeça desse chefe, fazendo com que seus ataques nunca acertem o personagem.
• Cuidado com inimigos que seguram caixas TNT, apenas encostando neles essa pode explodir na hora. Prefira por correr em linha reta (sem parar) por debaixo daqueles que carregam essas caixas no ar, eles a deixaram cair e o personagem não irá sofrer danos com a explosão por já estar longe. Mas tenha cuidado redobrado com aqueles que carregam nitros, essas ao cair explodem no mesmo momento.
• Para quebrar a última caixa que esteja embaixo das outras, mantenha o personagem parado e rodopie. Essa mecânica por mais cômoda que possa parecer, não é 100% confiável pois a hitbox do personagem pode sim acertar a caixa de cima em raros momentos. Então, caso for uma caixa embaixo de uma TNT vamos dizer, prefira por acionar a TNT normalmente.
• As máscaras Aku-Aku nesse jogo são a certo grau bastante incomuns de se encontrar, ao coletar uma tenha certa precaução e tente o máximo que puder a preservar! Apenas a usando quando realmente for inviável escapar de um perigo.
• A máscara Aku-Aku protege o personagem de quase qualquer fonte de dano, a não ser de buracos, lasers que dão para fora do cenário jogável, não irá ter efeito a obstáculos em fases de montaria ou de trilho. Também anula os efeitos de tontura que os cogumelos das fases pré históricas dão ao personagem.
• Unicamente a prensa na fase “Fuga da Cratera”, engrenagens na fase “Processamento de Nitro”, os carrinhos das minas (que contenham espinhos na dianteira) em “Túneis Tóxicos”, lasers dos Castelo de Cortex eliminam o personagem mesmo com a máscara caso encoste em algum que esteja fora da área de jogo. Redemoinhos das fases com jetskis também podem ser letais como também as plantas carnívoras que servem de plataforma em fases que tenham água, cuidado sempre com as que possuem dentes.
• Se estiver passando por dificuldades no contra o tempo da primeira fase do primeiro mundo (Despertar Indelicado) tenha em mente que, na última sessão da fase em que temos de escalar as plataformas para chegar ao topo, você pode deslizar em uma dessas plataformas, realizar o pulo duplo e então a barrigada para alcançar a plataforma acima. Isso irá cortar praticamente toda essa escalada, o economizando pelo menos de cinco segundos a mais. Demonstro como pegar esse atalho aqui:
• Em fases de montaria, para saltos pequenos você pode apertar só uma vez e bem rapidamente o botão X, a altitude do salto aumenta caso segurar o botão X. Para quebrar as caixas próximas a um salto, chegue bem na ponta do cenário, use o impulso e salte. Nos contra o tempos, embora seja necessário usar o impulso na fase “Urso, Pular!” para chegar a tempo, na “Crashegou” você não precisa utilizar do impulso, pois se o fizer, o personagem irá chegar antes das plataformas se alinharem.
• Caso esteja tentando a medalha Insanamente Perfeita na fase “Hora do Rush”, ainda na sessão do Dingodile haverá uma caixa de Nitro, em cima dela uma caixa Wumpa e em cima dessa uma caixa de aço. Não tente aspirar essa caixa de madeira! Pois o perigo da arma do Dingodile atrair a Nitro será bastante alto, simplesmente suba na caixa de metal e realize um rodopio, surpreendentemente a caixa Wumpa será quebrada sem que a Nitro exploda.
• Apenas por título de curiosidade mas que, pode ajudar os jogadores principalmente nas Medalhas Insanamente Perfeitas ou no Contra o Tempo, na fase 03 do mundo 09: Fuga da Cratera, logo após passar pelas primeiras plataformas que caem e depois pela prensa, o jogador irá obrigatoriamente se encontrar em um hotel.
Saiba que, existe um padrão pré determinado dos veículos que passam a sua frente, estes são;
Primeira fileira: um veículo de cada vez
Segunda fileira: um veículo de cada vez
Terceira fileira: dois veículos de cada vez
Quarta fileira: quatro veículos de cada vez
Quinta fileira: um veículo de cada vez
Sexta fileira: um veículo de cada vez
Sétima fileira: um veículo de cada vez
Oitava e última fileira: Três veículos de cada vez
A ordem então fica: 1, 1, 2, 4, 1, 1, 1, 3
• O personagem pode pisar e se manter parado nas laterais das rampas que escorrem água da fase “Processamento de Nitro”.
• Diferentemente das armadilhas de outras fases, já as prensas da fase secundária 08 que estão presentes na sessão do Cortex, não causam danos ao personagem por apenas encostar nas laterais, mas o topo dela sim. Então caso o jogador achar ser vantajoso, pode encostar o personagem já correndo a essa prensa, e assim que ela levantar, o personagem irá prosseguir sem perigo de morrer.
• Durante a penúltima fase “Túneis Tóxicos” teremos também o último caminho das gemas coloridas, é algo bom saber que, os bastões (mais parecidas uma alavanca que tem uma lâmpada embaixo) que o personagem pode se agarrar, fazendo a função de uma corda, por vezes podem eletrocutar o personagem. Mas se o mesmo subir até o topo deste bastão, essa eletricidade não irá de forma alguma causar danos ao personagem.
• Foi descoberto uma ótima estratégia para passar da rota da gema amarela na penúltima fase “Túneis Tóxicos”, podendo o jogador preservar a sua máscara Aku-Aku obtida na rota da gemas coloridas. Sabemos que nessa rota da gema amarela se encontra uma fileira vertical de caixas de TNT, em cima dessa fileira uma caixa de aço que, se o jogador girar na caixa de madeira cuja sustenta essas caixas de TNT, essas por sua vez irão explodir, fazendo com que a caixa de aço que está acima começa a quicar.
Questão é, essa caixa de aço acumula uma velocidade muito alta, fazendo com que o jogador tenha de prever o momento exato para saltar entre o vão que essa caixa de aço irá produzir quando estiver no alto. Mas calcular o timming preciso para essa oportunidade pode ser frustrante e quase sempre bastante difícil.
Mas surge uma luz no fim do túnel, se o jogador posicionar o personagem de frente a essa fileira, correr e pular uma vez contra a caixa de pulo (seta para cima), chances são de que o personagem irá flutuar no ar, como se o personagem estivesse na ponta dessa mesma caixa, dando a oportunidade para o jogador realizar uma rasteira, quebrando a caixa de madeira e assim saindo do outro lado são e salvo.
É um método um tanto complexo de explicar em palavras, espero que a minha própria resolução tenha ficado clara, mas caso queira ver em ação este método, aqui está um vídeo exemplificando o passo a passo.
• Somente no contra o tempo, ainda em “Túneis Tóxicos” pouco antes do portão que dá acesso ao caminho das quatro gemas coloridas, atrás da parede de Nitro há uma máscara Aku-Aku escondida.
• Na última fase secundária “Vendo em Dobro” temos uma sessão com o Cortex aonde ele obrigatoriamente precisa passar por debaixo de uma plataforma, essa protege temporariamente o personagem contra os lasers que vem de cima do mesmo.
A primeira plataforma contendo os lasers não há mistério, ative a caixa com o símbolo de exclamação “!” e em seguida salte (segurando o botão X o tempo inteiro) na caixa de madeira abaixo para o dispositivo dos lasers acima.
A segunda pode ser totalmente evitada, bastando o personagem saltar na caixa de aço (com o símbolo de uma seta para cima) e assim utilizar seu impulso para acessar uma janela aberta que está atrás, a qual faz contornar esses lasers. Essa mesma janela esconde uma joia clara caso esteja jogando a fase normal sem ser a versão N. Verted e também algumas caixas de madeira.
A terceira, também nem tão complicada, apenas tenha atenção com o robô que está disparando raios e com a caixa nitro a frente. Simplesmente ative a caixa de exclamação, salte no dispositivo do laser quando a plataforma acima cobrir o primeiro, e assim salte para o segundo. A plataforma irá cobrir o personagem e esse laser não irá atravessar essa mesma plataforma.
Já a quarta é aonde os jogadores tem dificuldade pois não há muito como facilitar, embora haja sim uma estratégia bastante confiável que envolva timming.
Ao passar por mais um robô e explodir as caixas nitro, mantenha o personagem na beirada deste cenário, não salte para o dispositivo dos lasers, mas sim deixe o Cortex de frente ao laser.
Ative a caixa de exclamação e espere que a plataforma cubra ambos os dispositivos, dê um rápido impulso precionando o botão R1.
Cortex irá cair em cima de duas caixas, quebre-as quicando sob sem segurar o X.
Assim que a plataforma acima cobrir ambos dispositivos dos lasers, dê mais um impulso. Correndo tudo bem você irá passar para o outro lado sem problemas.
• Saiba que, no castelo do Cortex, as partes de ferro onde saem os lasers, o personagem sempre pode pisar nesses locais sem o risco de sofrer danos. Se tornando mais fácil então de prosseguir nessas sessões.
Deixo aqui como exemplo um vídeo que eu mesmo gravei, espero que ajude.
• Aqueles discos, em formato de serras, que também estão presentes no castelo do Cortex possuem menos chances de fazerem com o que personagem receba dano se o jogador ativar a mascara de parar o tempo (Kapuna-Wa) embora possam sim dar dano no personagem em raras ocasiões. Evite sempre tocar nesses discos pelas laterais, sempre pulando em cima dos mesmos.
• Não se esqueça que, ao coletar uma máscara cuja tenha poderes, e então trocar por outra, o efeito da última é automaticamente encerrado. Por exemplo, se trocou a máscara de parar o tempo (Kapuna-Wa) pela verde de inverter a gravidade (Ika-Ika) o poder de parar o tempo é cancelado para que você possa inverter a gravidade do personagem.
• Enquanto a máscara roxa (Akano) estiver ativa o personagem fica imune a magia verde.
• Se ao coletar uma máscara Aku-Aku em uma caixa o personagem vier a morrer, a máscara volta para aquela mesma caixa.
• Fitas flashback e jóias escondidas ou coloridas permanecem em seu inventário mesmo que o personagem seja eliminado.
• Lembre que tanto o tiro da arma de N. Cortex quanto o gancho de Tawna quebram todos os tipos de caixas a distância. Cuidado apenas com Dingodile, suprimir caixas de nitro matam o personagem na hora.
• Enquanto um disparo da arma de N. Cortex transforma os inimigos (uma vez para plataformas de aço, duas para uma plataforma de pulo), o impulso que N.Cortex dá sempre é útil para alcançar plataformas distantes. Apertar o botão Quadrado junto do R2 aumenta a cadência de tiro da arma de N. Cortex. Apertar o botão X cancela ou mesmo encurta o impulso de N.Cortex.
• O gancho de Tawna elimina inimigos menores e atordoa maiores.
• Tawna apenas irá acertar seu gancho em ícones azuis se o jogador mirar na direção daquele ícone, utilizando as setas direcionais ou analógico. Há um detalhe interessante, o gancho de Tawna possui um alcance muito bom, sendo capaz desta prender em ícones azuis que estejam bastante distantes.
• A arma do Dingodile não possuí efeito ofensivo, entretanto, caixas ou barris de TNT que o Dingodile arremessa não causam danos a si mesmo e conseguem seguir o alvo de forma teleguiada. Você também pode saltar para arremessar uma caixa de TNT a uma distância maior, saltar também aumenta a distância que a arma de Dingodile puxa.
Há como planar com a arma do Dingodile mesmo que você esteja com um barril ou caixa de TNT, mas ao fazer isso, o projétil será lançado no mesmo instante.
• Sempre, sempre verifique se acima de alguma caixa de salto (símbolo de uma seta para cima) ou caixa normal, caso essas tem qualquer caixa que esteja flutuando. Muitas vezes o jogo esconde caixas fora do seu campo de visão que estão em cima de outras.
• Na dúvida, realize uma rasteira, salte e dê uma barrigada para adquirir a atitude máxima que o personagem pode chegar, se houver alguma caixa acima, é provável que você conseguirá alcançar.
• Use do analógico direito para checar o seus arredores em busca de caixas escondidas ou perigos, agachar e pular pode ampliar o seu campo de visão.
• Caixas com proteção ao cair na cabeça do personagem não irão causar dano, caixas de aço sim.
• O personagem pode deslizar mesmo agachado. Mas existe um bug que impede isso, caso remapear seus botões no Crash 4, essa função será parcialmente desligada! Esse bug até nos dias de hoje não foi consertado então não use as configurações de remapeamento do jogo.
• Muito cuidado ao entrar em plataformas bônus com uma máscara Aku-Aku, se vier a morrer voltando a fase normal o personagem irá perder a máscara. Prefira então completar a fase plataforma e somente então coletar a máscara.
• Em perseguições é algo bom saber, seja quem for que estiver perseguindo o personagem este sempre irá quebrar as caixas para nós, e sim, irão contar para o total de caixas quebradas. Desde que, a caixa esteja no caminho do perseguidor. Mas no contra o tempo, se esquecer uma caixa para trás, mesmo que o perseguidor a quebre, o cronômetro não irá congelar.
• Caixas de madeira que estejam muito próximas de nitros não precisam ser quebradas, visto que ativando a caixa verde com o símbolo de exclamação “!” irá fazer com que essa nitro exploda, varrendo a caixa de madeira que estiver no alcance da explosão.
Mas há uma única excessão durante o jogo inteiro, na fase “Hora do Rush”, a Tawna não poderá explodir as caixas de madeira próximas a nitros do Dingodile, o motivo disso é desconhecido. Minha teoria, como essa fase é dividida em dois mapas separados, as caixas de madeira do Dingodile desaparecem ao jogador migrar de cenário para a Tawna, porém claro, é apenas um palpite.
• Mesmo que as caixas nitro estejam intangíveis pela máscara azul (Lani-Loli), quando girar na caixa com o simbolo de exclamação verde (!) essa nitro ainda irá explodir e varrer qualquer caixa de madeira ou TNT no alcance. Qualquer caixa explosiva que esteja intangível não irá causar danos ao personagem.
• Plataformas que caem ao personagem passar por cima, eventualmente voltam a sua posição original, embora umas possam demorar mais que outras.
• O personagem começa a correr pela parede ao pular sob ela, gire para quebrar as caixas no caminho ao contrário vamos acabar caindo. Salte no final (apenas quando ouvir o barulho dos tênis do personagem escorregando) para completar a animação.
Ainda, enquanto estiver correndo por uma parede o personagem pode girar quantas vezes o jogador quiser que este não cairá. Portanto, quando ver alguma caixa em uma parede que possa correr, pressione repetidamente o botão de giro, o personagem irá girar indefinidamente quebrando as caixas sem qualquer perigo.
Lembrando, a única estância que o personagem pode cair correndo por uma parede é se chegar ao fim dessa e o jogador não apertar o botão de pulo. Você também pode girar o quanto quiser em trilhos, usando a mesma estratégia anterior, garantindo de quebrar qualquer caixa que esteja em sua altura na parte de cima.
• Caso for possível, jogue esse jogo na versão mais recente! Diversas fases foram facilitadas, a hitbox do Polar foi revisada e certos bugs consertados.
● Bugs e glitches Feito a última aba do guia, aqui reporto as falhas que Crash 4 possui em sua programação, avisando o jogador de algum certo certo erro que este pode vir a ter, com o potencial de atrapalhar a sua experiência ou torna-la desnecessariamente mais difícil.
Em meus outros guias sempre procuro reportar aqueles bugs cujos em sua maioria, beneficiem positivamente o jogador, como o mais cedo desbloquear um certo item que facilite o seu jogo ou, que libere algum troféu mais dificultoso sem que você tenha que jogar normalmente como o próprio jogo pede.
Infelizmente, Crash 4 não possuí muitos bugs assim, ao menos não que foram descobertos até o momento, claro, se em algum momento surgir terei total satisfação em noticiar ao jogador aqui neste guia já de primeira mão. Mas por enquanto, ao invés disso, irei descrever alguns tantos bugs que o jogador pode evitar de ter em sua jogatina, esses foram testados por mim e estão sim em funcionamento na mais recente atualização 1.05.
• Bug do mapeamento de botões A começar por um grave erro que ocorre quando o jogador remapeia seus botões pelo próprio Crash 4, sim! Mudar as suas configurações do controle neste jogo pode não trazer vantagens, ao contrário, pode quebrar uma das principais e mais novas mecânicas que Crash 4 apresenta, a rasteira enquanto o personagem está agachado.
Se por o caso o jogador entrar nas configurações do Crash 4 e remapear um botão para outro, vamos supor, o HUD que mostra quantas caixas foram destruídas, quantas frutas coletamos, que normalmente está no L2, ao mudar para o Triângulo, a capacidade do personagem deslizar enquanto se agacha é desativada!! E pior, não existe conserto.
Então ao manter o personagem agachado e tentar deslizar, o personagem pode simplesmente se levantar ou não fazer nada.
Isso pode atrapalhar a minha progressão? Em partes sim! Na penúltima fase do jogo, Túneis Tóxicos, existe uma sessão onde o personagem precisa se manter agachado e deslizar por debaixo de algumas armadilhas elétricas, caso este bug estiver ativo em seu jogo, o personagem pode se levantar ao invés de deslizar por essa armadilha.
E há como passar dessa parte mesmo com este bug? Sim, eu consegui passar desta parte mesmo com essa falha em meu jogo, o conceito é simples mas apenas remedia a situação.
Agache e passe engatinhando por essas armadilhas elétricas, deixe o personagem na ponta deste cenário, mas cuidado para que ele não caia no buraco a frente. Como referência, você pode usar a cabeça do personagem, posicione o Crash de modo que a cabeça do mesmo fique para fora dessas armadilhas.
Enquanto segura R1 para manter o personagem abaixado, corra adiante e no mesmo momento pressione repetidamente e por várias vezes o botão Circulo para deslizar. Correndo tudo bem, o personagem irá por um breve momento se levantar, mas dentro dessa animação, deslizar para frente, dali complete o salto para chegar até o outro lado.
Mas como dito, isso somente remedia a situação, não há um conserto definitivo para esse bug, se você fez o remapeamento de qualquer botão pelo Crash 4, apenas iniciando um arquivo novo irá restaurar a sua habilidade de deslizar normalmente enquanto agachado.
Uma recomendação pessoal, caso realmente precise mudar algo em suas configurações de controle, experimente configurar o mapeamento de botões pelo seu PS4/PS5 ao invés do aplicativo do Crash 4. Para isso;
Aperte o botão PS, vá em configurações, acessibilidade, atribuições de botões e ajuste o que precisar.
Aqui vai um vídeo cujo pude comparar dois arquivos salvos, um com o bug ativo, já outro com um arquivo salvo recém criado.
• Bug da física Esse glitch é comum de acontecer em fases cujas possuam superfícies onde o personagem pode escorregar, em especial nas fases do mundo de gelo e na fase “Crashegou”.
O que ocorre é que, a física do personagem irá mudar totalmente, agora todo salto que o jogador fizer, o personagem irá ser jogado a uma distância maior, tornando muito difícil de dizer aonde o personagem irá aterrissar, com isso podemos errar diversos pulos.
E há conserto? Sim, mas para isso devemos voltar no checkpoint, o que significa que vamos ter de deixar o personagem morrer ou reiniciar a fase por completo.
Como acontece? É um bug bastante randômico, ocorre sempre aleatoriamente e não há tanto o que se possa fazer para evita-lo propositalmente.
Uma parte da comunidade diz que na fase Crashegou, passar pelo mini vulcão da esquerda que sopra o personagem localizado depois da fase bônus, resulta neste bug.
• Bug do acionador de Nitro nos Contra o Tempos Com este bug quero mais uma vez alertar os jogadores, as caixas verdes com o símbolo de exclamação “!” em diversas oportunidades não congelam nem reduzem o tempo que marca no cronômetro ao fim das fases!
Mas qual a razão deste alerta? É simples, anteriormente antes do patch de nova geração para o Crash 4, ao girar nessas caixas, toda Nitro que estivesse no alcance de qualquer caixa de tempo, essas iriam explodir e varrer aquela mesma caixa, oferecendo ao jogador uma pausa no cronômetro para que este pudesse completar as fases com um tempo fixo, mas depois desse patch isso não ocorre mais em grande parte dos níveis, ao menos não com tanta frequência.
A razão disso? Há teorias mas ninguém sabe ao certo, uns dizem que caixas de Nitro que originalmente eram caixas de madeira fora do contra o tempo não explodem as caixas próximas, outros dizem que simplesmente essa função foi quebrada por acidente e nunca consertada. Independentemente, perder bons segundos em busca de girar neste ativador sem a confirmação que a mesma irá congelar o cronômetro é um tanto arriscado para uma speedrun se você caro leitor concorda comigo.
Mas ainda há chances deste ativador das Nitros ainda funcionar? Raramente sim, em uma das minhas tentativas pela fases eu girei nesta e o cronômetro pausou por alguns breves segundos, mas em outras fases não, mesmo que houvesse as Nitros bastante próximas das caixas de tempo. É então bastante recomendado apenas quebrar essas caixas que o dão segundos de vantagens e prosseguir normalmente.
Valeria a pena jogar Crash 4 sem as atualizações instaladas? Eu não recomendaria por diversos fatores; a hitbox das fases de montaria são péssimas, certas fases são mais dificeis principalmente antes do balanceamento da Toys for Bob, como por exemplo o Castelo do Cortex que conta com mais armadilhas ainda, a contagem de frutas em fase bônus está bugada e fica entregando cada unidade de todas as frutas ao personagem (supondo que você coletou 80 frutas, essas 80 frutas serão dadas uma a uma, fazendo um barulho horrível e ainda poluindo a tela!) sem contar que certos recordes do contra o tempo na qualidade platina antes eram mais restritos em tempo, com a nova atualização estes foram um tanto mais facilitados.
• Bug liberar ambos os finais de 100% e 106% logo no início Chegamos a não exatamente um glitch, mais como uma funcionalidade cortada que permitia os desenvolvedores finalizar o Crash 4 em menos de 10 minutos.
Exatamente, e não só zerar normalmente, finalizar o jogo com a porcentagem máxima, o reverenciado 106%. Obtido apenas por aqueles que platinaram o Crash 4.
De início irei dizer que esse bug não exatamente nos ajuda na platina, mais ou menos se posso dizer, pois mesmo que você replique esse método as conquistas que pedem para finalizar todas as Medalhas Insanamente Perfeitas, fitas Flashback, Contra o Tempo não serão desbloqueadas.
Mas se ainda desejar fazer este glitch, ensino abaixo.
Primeiramente você irá em ordem precisar de um teclado USB e uma cópia em CD do Crash 4. O teclado nos servirá para ativar um tipo de prompt, que dá gatilho aos finais de Crash 4.
O CD será justamente para você jogar o Crash 4 sem nenhuma atualização instalada, e que para isso você pode inserir o CD em seu PS4/PS5 e instalar o mesmo sem uma conexão a internet.
Então inicie um novo arquivo salvo em seu Crash 4 sem as atualizações, é importante ser em um novo espaço pois esse glitch pode quebrar a sua progressão no jogo.
Finalize as duas primeiras fases normalmente, quando voltar ao mapa mundi, conecte o teclado USB em seu PS, aperte então a tecla “F” e “Enter” várias vezes.
Diversos mundos serão desbloqueados, assim que chegar ao último (Castelo do Cortex) tecle novamente F para desbloquear um final após o outro.
A real utilidade deste bug A única vantagem deste procedimento é para a decepção de muitos, bem específica e pode ser que quase ninguém vá realmente utilizar. Preste atenção mesmo assim pois a lógica é um tanto complicada de entender;
Se antes o jogador já tiver feito qualquer troféu que resulte em uma porcentagem além dos 100%, por exemplo, Medalhas Insanamente Perfeitas, ao realizar esse bug, se vier a perder o seu arquivo salvo você não irá precisar adquirir novamente todas as Medalhas Insanamente Perfeitas caso inicie um novo arquivo.
Isso pois em teoria você já tem o troféu da porcentagem máxima que é o 106%, por isso, mesmo sem aquela pequena porcentagem das Medalhas Insanamente Perfeitas, você pode buscar outros recordes como as relíquias de platina no Contra Tempo.
Isso seria útil? Como eu disse, mais ou menos, aqueles que formataram o HD mas que anteriormente já tinham algum troféu de completista talvez possam achar essa utilidade benéfica a si mesmos em caso do arquivo salvo corromper ou ser excluído. Mas caso o contrário, não.
• Bug adquirir facilmente relíquias de desenvolvedor nas fases do Dingodile Finalmente um bug que irá com toda certeza ajudar o jogador, pois é, eu também já estava um tanto aflito se nessa aba não iria conseguir adicionar nenhuma dica que poderia ser utilizada de forma positiva a progressão do jogador.
Já neste método, irei ensinar como adquirir toda vez relíquias de contra o tempo de recorde roxo, ou seja, de desenvolvedores. O que muito pode ajudar os jogadores em fases realmente longas, como Hora do Rush por exemplo.
É um glitch simples, mas envolve timming, peço novamente a atenção de quem estiver lendo.
Inicie uma fase qualquer que controlamos o personagem Dingodile, sim, infelizmente esse glitch apenas funciona com esse personagem em específico. É importante citar, para que a bússola do Contra o Tempo apareça, se faz necessário finalizar aquela fase primeiro.
Ao lado dessa bússola, mantenha certa distância com o Dingodile, nisso segure R2 para puxar essa bússola para a arma do mesmo.
Momentos antes dessa bússola chegar a arma do Dingodile, pause o jogo, selecione Pass N. Play para dois jogadores e inicie. Volte ao jogo.
Caso a bússola tenha sumido e na tela nenhuma contagem tenha sido iniciada, então significa que deu certo! Senão reinicie a fase e tente mais uma vez.
Nisso pause novamente e desative o Pass N. Play selecionando para apenas um jogador.
Agora é só chegar até o fim da fase sem morrer e no seu próprio ritmo! Ao final, gire na última caixa de checkpoint e em seguida elimine o personagem para iniciar o cronômetro, assim finalize esse nível para ganhar a sua relíquia roxa.
• Altura máxima com a máscara roxa (Akano) utilizando uma caixa de madeira Pensei muito em colocar essa falha do jogo não nesta aba de “Bugs e glitches”, mas sim na aba de “Anotações”, pois a mim essa função deveria ser a princípio considerada uma mecânica básica do jogo, por vezes usar uma caixa de baixo para alcançar a de cima por exemplo é mais que comum ao jogador, utilizando da máscara Akano para então alcançar algo ainda mais alto ou realizar um salto realmente cumprido, é o que muito o jogador pode fazer afinal.
Mas após ver essa mecânica levar o personagem a cenários que, normalmente não seriam acessíveis e por sua vez, não possuem física, tive a certeza que sim, é um glitch!
Para fazê-lo é bem fácil, simplesmente salte sob uma caixa e no exato momento que o personagem quicar, ative a máscara roxa (Akano) para ser levado para cima a toda velocidade!
Esse glitch pode ser útil para acessar uma plataforma distante que está acima.
• Super impulso com a máscara roxa (Akano) Um glitch bastante obscuro envolvendo as máscaras do temporais, e este tenho que dizer, demorou um tanto até que eu pudesse pegar o jeito e reproduzir este bug de maneira própria.
Bom, creio que o nome já diga tudo, o super impulso é o ato de recebermos um grande acréscimo de velocidade, fazendo com que o personagem se mova para alguma direção a uma velocidade incrivelmente alta.
Isso é de grande ajuda em fases que estamos tentando os contra o tempos, em especial no mundo 4: Cataratas do Sossêgo, em que a máscara Akano faz diversas aparições pelas fases.
E como realizar o glitch? Teremos que primeiro finalizarmos a história para desbloquearmos o giro triplo! Sem ele, este bug não é possível, em seguida treinar, e muito! Não é um bug fácil, provavelmente você caro leitor, não irá conseguir de primeira, nem de segunda, nem de terceira e assim vai, até que, de surpresa e quem sabe não intencionalmente só aconteça, o personagem saia voando com tudo para a frente.
A forma mais fácil que encontrei é a seguinte; Iremos mudar o botão de interação com a máscara temporal do R2 para o L1, isso pois precisaremos pressionar esse botão com uma precisão de tempo absolutamente perfeita, errar milissegundos aqui irá fazer com que o bug não tenha efeito.
Normalmente para rodopiar eu aperto o botão Quadrado, mas para os contra tempos mudei para o R1, sim, como já expliquei no troféu das relíquias do contra o tempo, é de suma importância para adquirirmos todos os recordes de platina utilizando claro, do giro triplo, o ativar com máxima consistência sem perder velocidade é obrigatório para bater os recordes.
No próprio PS4/PS5 vá em acessibilidade, atribuição de botões e realize a configuração descrita. Quadrado para R1 e R2 para L1.
Selecione então no mapa mundi a fase 1 “Dando um Giro” do quarto mundo, perfeita para treinar pois a sua frente haverá a máscara roxa (Akano) junto de uma trilha bastante estreita, que se faz impossível do personagem cair na água pelos lados, embora tenha sim um buraco a frente, mas que não irá ser problema contanto que tome cuidado.
Preste atenção!
Corra com o personagem e em rápida sucessão, gire uma, duas vezes, aperte para girar uma terceira vez, assim que o giro ocorrer e você escutar o som deste terceiro rodopio na mesma fração aperte em conjunto, o botão L1 para “ligar” a máscara Akano e ao mesmo tempo X para saltar.
Caso fizer corretamente o personagem irá ser impulsionado para a frente, praticamente cortando o caminho daquela trilha com uma velocidade sem igual. É também muito importante deixar com que o terceiro giro seja efetuado, tentar ligar a máscara no segundo giro não irá funcionar.
Em suma, tudo depende de você ativar a máscara Akano no exato momento do personagem ter efetuado o terceiro rodopio.
Mas como eu mencionei, não é fácil achar o momento certo para tal, talvez o jogador irá tentar e tentar, se confundir com os botões, timming, isso é normal! Eu mesmo demorei uma tarde inteira para aprender pois se trata de uma estratégia bastante avançada, muito utilizada por speedrunners mais experientes.
Desde já aviso! Esse bug não é necessário de ser feito para conquistar as relíquias do contra o tempo na qualidade platina!! Todas são perfeitamente possíveis de se adquirir apenas utilizando o giro triplo. É somente uma alternativa a aqueles que talvez queiram uma vantagem a mais ou até conquistar as relíquias de tempo na qualidade roxa, sendo as de desenvolvedores.
• Bug como manter para si a máscara verde (Ika-Ika) durante toda a fase “Processamento de Nitro” Acredito que esse glitch seja um dos mais quebrados do Crash 4, não só pelo fator de facilitar bastante uma das mais desafiadoras fases do mesmo, mas também por nós proporcionar uma vantagem que pode ser utilizada em qualquer modalidade, seja ela; N.Verted ou Contra o Tempo.
Realmente o título não erra nem engana, esse glitch faz com que o personagem mantenha essa máscara até praticamente o final da fase, tornando trivial várias sessões de bastante dificuldade, como aquela parte onde temos que calcular bem e correr pela parede tomando cuidado com as engrenagens que possuem pontas.
Esse bug é simples e rápido, atenção apenas para não errar, no começo da fase assim que o personagem adquire a máscara, vamos antes passar por duas roldanas, aqui normalmente mudamos de gravidade para que o personagem fique de ponta cabeça e assim ande por uma plataforma.
Essa plataforma, claro, haverá alguns daqueles inimigos insetos, mais parecidos com baratas cujas atacam o personagem com eletricidade, os elimine para evitar problemas.
Aviso, não desça dessa plataforma nem ande reto, ao invés disso, enquanto nessa plataforma, chegue ao fim dela e bem na beirada corra para a esquerda para que o personagem seja levado para cima, desative no mesmo momento a máscara para ele cair e permanecer na parte de cima dessa plataforma que você estava.
Por último realize uma rasteira com salto para aterrissar normalmente para o próximo cenário, feito tudo a risca, a máscara permanecerá com o personagem até a reta final desta fase.