Antes de você(s) seguir(em) meu mini-guia, devo citar observações fundamentais para a aquisição do troféu… Ao que parece, somente os cenários presentes, ou seja, cenários em que você tem a visão de uma câmera e ao lado direito existe um timer que contam para o troféu, e é o Prologue, The Eight Pages, Into The Abyss e o The Arrival. Deixe este troféu após sua primeira conclusão do jogo, ou após ter pego todos os coletáveis e ter “fuçado” nos itens interativos ou deixe-o por último como eu o fiz.
Bom, vamos com o Guia, antes, certifique-se de estar no Modo Easy.
Prologue
Pule as CG's, elas contam para o timer, por tanto, corra até a casa, quase no início do percurso, existe uma abertura nas cercas que dão uns segundos de vantagem para o Velocista III (Speedrunner III), chegando lá, apenas se foque em pegar a Lanterna, A Chave e abrir a porta, em seguida saia dela e ignore TUDO que você encontrar, não ligue os geradores, apenas se foque em ir na Cabana e pegar o diário que está na mesa na cabana do Parque Oakside.
The Eight Pages
Não sei se é bug, ou o próprio jogo permite, mas no Modo Easy, foque-se em encontrar apenas 5 ou 6 de 8 páginas e corra até o Slender de proposito, não se preocupe, pois vai rolar a CG da personagem correr sem ter a obrigação de ter pego as 8 páginas.
Into The Abyss
Talvez esse consuma um pouco de seu tempo, ainda mais caso você se perca no labirinto das Minas ou tenha a má sorte de nascer longe da entrada da mina, mas a minha única dica é correr (?) ? Acho que a dica fundamental mesmo neste cenário é não perder seu tempo olhando para trás, se ao caso um "Perseguidor" estiver próximo, use como vantagem a Lanterna e cegue-o que a personagem corre 2x mais rápido, agilizando o processo do Velocista. Geralmente, os geradores de energia ficam em salas fechadas/pequenas.
Flashback PT 1
Após sair das Minas, foque-se em encontrar o Urso no caminho.
Memories
Quando estiver na visão do Charlie, ignore as peças brilhantes, ou basta pegar somente a primeira que encontrar e dirija-se a floresta. No fim dela, quando aparecer os tentáculos do Slender, permaneça parado para que ele te pegue mais rápido.
Flashback PT2
Ao sair da visão do Charlie, procure uma subida pouco a frente do urso á sua direita, você vai saber pois lá vai ter um pequeno poste contendo uma nota, acredito que seja a nota numerada de 10, ou siga reto até chegar em uma casa com 2 fitas.
Homestead (A 1ª fita com a nota ao lado)
No momento em que estiver no controle da personagem, foque-se nos objetivos, entre na cabana à sua frente e no segundo andar, ative a alavanca e siga o caminho na estrada rural, entre na segunda cabana e quando atravessa-la, procure na esquerda um Moinho e siga reto numa abertura das cercas, entrando em um porão, ative a energia e foque-se nas aberturas das extremidades. Se tiver a sorte de achar o combustível na sala mais perto, volte e decore o caminho de onde entrou. Agora basta voltar à primeira cabana e usar o combustível em um Gerador de energia em um tanque e atravesse-o. Faça questão de seguir para a casa queimada, à sala ou no carrinho de mão, a chave vai estar em 1 desses locais, saindo dele, e voltando à estrada onde você estava para entrar no moinho, olhe as cercas de ferro mais a frente da estrada e abra os portões e siga para a casa. Pegue apenas a Boneca e suba no altar, quando entrar o "Perseguidor“ saia correndo, não se preocupe, ele não vai te pegar, e siga para a casa do início do jogo. Você vai subir pro segundo andar e quando cair para o primeiro, entre na primeira porta à sua direita e fuja do 2ª ”Perseguidor" e saia da casa.
Escape (Segunda Fita próxima à TV)
Apenas feche as Janelas e as portas do primeiro andar, as Janelas abertas geralmente se encontram no quarto, no corredor, na sala e na cozinha. Mas, sempre verifique todos os locais caso eu outra janela fique aberta.
The Arrival PT1
Após “assistir” as 2 fitas, saia da casa e suba a montanha e procure por uma entrada nas montanhas. Quando sair dela, a floresta vai pegar fogo, essa parte vai ser a mais complicada. Tente procurar por uma torre com uma luz vermelha, Torre de rádio (?). Mas o que dificulta é o Slender bloqueando seu caminho. Você vai descobrir o caminho para subir a montanha até a Torre, quando no seu caminho surgir fogo ou cair uma árvore, só tome cuidado para o Slender não te pegar, já que ele vai estar com os Tentaculos.
The Arrival PT2
Chegando na sala, e pegando a chave, a Lanterna vai parar de funcionar e nos corredores, ande sempre no lado direito das paredes, pois se andar no meio, vai aparecer mensagens e chuviscos na tela, pois existem inimigos caídos no chão e chegando na sala, escute o áudio e fique virado para a direção de onde você entrou, no fim, um inimigo vai vir em você. Após isso, você vai estar “preso” e na sua frente, um "Perseguidor“ vai estar sentado na escada, simplesmente pegue as 2 páginas, cada uma se encontra na sala, impossível de perde-las, para tirar o inimigo da escada e suba e o procure para ele te matar eeeeeee… pronto! Você concluiu o game e adquiriu o troféu do jogo!
Eu consegui finalizar o jogo com uns 31 minutos. Talvez você consiga antes dependendo da sua sorte e de como você conhece o jogo, lembrando que, não é recomendável fazer interações com os objetos da casa, com o ”Perseguidor" na cabana perto do ultimo gerador no Prologue e pegar os coletáveis enquanto seu objetivo se foca nele, pois é bem capaz de você demorar demais e acabar fazendo o troféu ser perdível no fim do processo.