Cada bala conta. Em Ranger Hardcore você terá apenas duas armas, não terá mira, não terá menus de seleção. Isto quer dizer que todos os controles do jogo devem estar memorizados, que você deve estar acostumado com o jogo.
Isto quer dizer que colocar ou tirar a máscara de gás será manual e o jogo não vai alertá-lo. Assim como recarregar a bateria da lanterna e bombar a arma de pressão.
Isto quer dizer também que você não saberá quantas balas possui a não ser que conte mentalmente.
Prefira armas com silenciador para unicamente apagar lâmpadas (a arma de pressão é a melhor dica, porque ela possui cartucho longo e parece chamar menos a atenção quando disparada próximo a inimigos).
Para a necessidade de alguma morte, utilize suas facas de atirar. Elas são letais e podem ser recuperadas, então você terá munição infinita (para mortes de inimigos humanos).
Para matar animais selvagens, tenha uma metralhadora com cartucho exposto (aquela em que aparecem as balas do lado de fora). Elas podem não ser as mais letais, contudo permitem que você conte as balas ou tenha uma noção de quanta munição você tem.
Lembre-se: evitar confrontos é sua melhor tática. Esconda-se nas sombras, mate somente quando necessário.
Em Sundown e no capítulo seguinte, corra. Você sabe onde encontrar os galões de gasolina e onde o boss respawnará, então evite todo o resto.
No capítulo The Chase, esconda-se e evite os tiros até entrar no trem.
Em Red Square, esquive-se e poupe suas balas para enfrentar o urso. A melhor tática no capítulo é usar as minas de proximidade. Ele vai cair com 4 delas.
Em D6, esconda-se e atire no tanque com precisão. Quando o lança-chamas entrar, utilize o sniper para derrubar os escudos e então a mini-gun para matá-lo.