Pequeno Roadmap para quem for fazer essa platina. Estou com preguiça de fazer um guia. Copiei e traduzi do guia do Playstationtrophies.org. Link no final da dica.
Vai ser preciso 3 jogadas, uma sendo bonzinho, outra malvado e outra não falando nada. Essas etapas podem ser executadas em qualquer ordem.
1ª Jogada
Seja uma pessoa legal enquanto obtém todos os colecionáveis.
Aqui estão as seguintes opções importantes (entre aspas), em ordem, que você precisa fazer durante o seu jogo como uma boa pessoa. Caso contrário, use seu bom senso quanto ao que é bom e o que é mau. Lembre-se: você não é obrigado a dizer nada apenas porque as opções estão lá; portanto, se você não tem certeza se algo é particularmente bom, não pressione nenhum dos botões e fique em silêncio.
Beacon Beach – Jogo verdade ou “consequência” da Clarissa - “Okay. Moving on.” Beacon Beach – Depois que Ren sai - “Maybe later.” Ande até Nona e fale com ela. “So…About Ren…”, “As a boyfriend”, “Just think about it”, “Think about dating him?” Após pular a cerca, NÃO escolha “About Nona…” Harden Tower - “Ren sounded bad, though”, “Ren in the woods” Bridge Stand – depois de ligar a energia, enquanto caminha para a ponte/teleférico - “You're right.” Camp Grounds – ao encontrar Nona - “We're looking for Ren”, “Wait a second, Nona”, “You should come with us”, “For all of us” (talvez esse não seja necessário. Eu mesmo não consegui responder essas 4) Relay Point – Depois da Nona falar pelo rádio - “We should go get her”, “Are you okay to go?” (talvez não seja necessário) US Army RCS – Naquele jogo da forca com 3 perguntas, as respostas são - “US Army Radio Communications School”, “Cookies” ( os controles estão invertidos nessa), “85”. Harden Tower – Escolha Jonas para ir com você. Adler Estate – depois de encontrar as chaves do barco – Fale com Nona. “Are you okay?” Adler Estate – Outro jogo da Clarissa (I Spy game) – Televisão (perto do Jonas), Pintura (perto do Ren), quadro/fotografia (perto da Nona). Nota: você tem uma contagem regressiva de dez para encontrar os três itens; o contador não será reiniciado com cada item. Bridge Stand – Acordo de Jonas – “No way. I'm saving everyone.” Bridge Stand – Toque as fitas na ponte do teleférico – Fale com Nona. “It's okay, Nona”, “He'd be flattered” “He knew” Fora do Bunker – interaja com todos amigos na frente do Bunker. Abrace todos eles. Dentro do Bunker – Use o toca-fitas (tape player) depois de destravar a porta, e então use o rádio Cave – Use o rádio para fechar o portão Flashbacks - “He should break up with Clarissa”, “Do what you feel is best”, “Michael should go out on his own”. Dependendo de como você jogou, Michael mencionará que saíra com Clarissa (escolha “Sounds exciting!”, “You should do it”) ou a escola fora do estado (incentive-o a sair).
Depois de obter o rádio melhor (com mais estações) e a primeira carta do Adler (relacionada à história), você precisará interromper a história normal para coletar todos os itens colecionáveis. Não há muitos, e não deve demorar mais de 15 a 20 minutos para obter todos eles. Você deve obtê-los todos antes de entrar no bunker, pois isso representa o ponto de não retorno do jogo. Vou deixar um vídeo dos coletáveis na dica do respectivo troféu.
2ª Jogada
Seja uma pessoa má.
Inicie um novo jogo (em “Opções” no menu principal) e jogue novamente, certificando-se de que você seja malvado e grosseiro com todos os seus amigos. Desta vez, você não precisará se preocupar com itens colecionáveis, já que os coletou na primeira jogada.
Aqui estão as seguintes escolhas importantes, em ordem, que você precisa fazer durante a jogatina sendo malvado. Caso contrário, use o seu melhor julgamento sobre o que é mau e o que é bom. Lembre-se: você não é obrigado a dizer nada apenas porque as opções estão lá; por isso, se você não tiver certeza se algo é particularmente significativo, não pressione nenhum dos botões.
Beacon Beach – Jogo verdade ou “consequência” da Clarissa – “He's lying!” “He told me he liked her” (libera um troféu). Beacon Beach – Não fale com Nona. Harden Tower – Escolha Clarissa primeiro (se você não ouviu a ligação de Clarissa, basta ir para onde ela está; não estará no mapa, mas você ainda pode ir até ela, bem a nordeste no mapa) Bridge Stand – depois de ligar a energia, enquanto caminha para a ponte/teleférico - “It is your fault” Camp Grounds – ao encontrar Nona – NÃO mencione Ren, NÃO mostre preocupação por Nona (talvez não seja necessário) Relay Point – após o Radio da Nona – NÃO mostre preocupação por Nona (talvez não seja necessário) US Army RCS – Naquele jogo da forca com 3 perguntas – Não responda nenhuma das questões, fique em silêncio. Harden Tower – Escolha Nona (isso deixa Ren e Jonas brabos, além de lhe dar uma grande oportunidade de ser malvado com a Nona). Adler Estate – Não jogue o jogo da Clarissa. Fique parado. Bridge Stand - “A proposition?” “Sure, have Clarissa.” Não fale com Nona. Sempre que puder, mencione o acordo sobre Clarissa para todos. Bunker – Fora do Bunker basta passar pela porta, não interagindo com os amigos. Dentro dele não se preocupe com o toca-fitas. Você precisará insistir algumas vezes até conseguir finalmente entrar na porta. Cave – Não feche o portão. Apenas saia. Flashbacks – Nessa última etapa, dependendo de como você jogou e escolhas que fez durante o game e aqui no Flashback, pode ser que vace ganhe o troféu “Thicker than Water”, que consiste em trazer o Michael de volta à vida. Para isso, você tem que fazer escolhas que o incentivem a ficar na cidade, seja ficando com Clarissa ou não indo para escola em outro estado. Eu confesso que não consegui ganhar esse troféu aqui. Mas, caso não consiga, você COM CERTEZA, obrigatoriamente vai ganhar na sua terceira jogada. Aconteceu comigo.
3ª Jogada
Seja uma pessoa silenciosa.
Sua terceira jogada será a mais rápida, pois você não terá que se preocupar com qualquer sidequests ou ficar conversando com os amigos. Você já deve conhecer bem o jogo e saber quais são os principais objetivos da história e o que é supérfluo. Apenas certifique-se de nunca responder a nada, NUNCA. Nunca aperte os botões , ou . Nessa jogada você vai usar apenas o e abrir mapa e rádio. Algumas vezes a Alex vai falar sim, para levar a história adiante, mas isso faz parte da história. Usando apenas o , você ficará bem. A única exceção é a escolha final, após os flashback, ali sim você pode apertar um daqueles 3 botões. Repito, é a única exceção, porque é obrigatório.
Fonte para o guia gringo: https://www.playstationtrophies.org/forum/oxenfree/298471-oxenfree-trophy-guide-roadmap.html