● Introdução Sejam todos muito bem-vindos ao guia definitivo de troféus e platina do myPSt referente ao Crash Bandicoot 4: It's About Time!
• Agradecimentos Como sempre, começo com os meus mais sinceros agradecimentos aos amigos do site que me motivam mais e mais a continuar neste hobby que é a caça pelas platinas. O apoio da comunidade é uma das maiores bases as quais confio para que cada platina possa se tornar mais acessível a todos.
A cada guia que planejo, a cada tópico que coloco no papel e considero se de fato vale a pena o incluir, me vejo tomando uma decisão, que não só faço por mim, mas por dezenas e mais dezenas de pessoas que compartilham desse mesmo passa tempo que é a busca por troféus.
É nesse mesmo momento que realizo, sim, sou grato por cada um daqueles que mais uma vez acompanham o meu próprio passa-tempo de conquistar a platina tão desejada e também escrever.
• Sobre o Jogo Todos conhecem uma das mais divertidas franquias de jogos eletrônicos que a indústria já viu, Crash Bandicoot, talvez tão famosa quanto Mário, GTA ou Resident Evil.
E enfim, o mais novo Crash Bandicoot chegou! Para a imensurável alegria de todos os fãs do mundialmente amado e inconfundível marsupial laranja; e mais do que isso!! Se tratando de ser uma continuação inédita para a história original que a produtora Naughty Dog pode criar no saudoso PSOne em 1996.
Desenvolvido pela Toys for Bob e publicado pela Activision, teve seu lançamento para PS4 em 02 de outubro de 2020, mais tarde, para PS5 apenas foi chegar em 12 de Março de 2021.
Porém, será que a espera realmente valeu a pena?
É uma das questões que o fã tradicional da série pode se perguntar, e com razão, pois até um tempo atrás estavamos jogando a trilogia clássica em formato de um Remake, pouco tempo após, o próprio CTR: Crash Team Racing com gráficos atualizados, novos personagens, ainda contendo praticamente todas as pistas de maior sucesso do Crash: Nitro Kart.
Mas arriscar em uma história totalmente nova, direta aos ocorridos de Crash: Warped e sem a supervisão daqueles mesmos que um dia foram os “cabeças” da Naughty Dog poderia ser e provavelmente deve ter sido arriscado.
Chances eram de que este não conseguiria agradar os mesmos fãs que já se decepcionaram anteriormente com os últimos jogos da série, exemplos não faltavam, Crash: Wrath of Cortex até os bem diferentes Crash: Of the Titans ou Mind Over Mutant (Salvo o Twinsanity e o Tag Team Racing que até hoje continuam sendo uma ótima experiência)
A resposta mais curta para isso? Sim! It's About Time consegue fazer justiça pelos clássicos dos anos 90 que mais cativaram os jogadores que primeiro tiveram os seus próprios PSOne ou que visitavam as antigas lan houses/locadoras dos bairros.
O que é uma surpresa muito agradável que deixa qualquer um incrédulo; It's About Time mais do que consegue honrar o nome que leva, duas vezes até, uma que já era mesmo hora de um novo jogo (tirando os remakes) ser lançado após tanto tempo! E outra de que também já era hora de que a franquia Crash Bandicoot pudesse receber uma continuação oficial de sua história, de forma digna e feita com atenção e carinho.
E será nessa jornada que vamos reencontrar os personagens que mais fizeram parte da nossa juventude;
Crash o marsupial que sempre veste luvas de couro e calças jeans, a inteligente Coco (irmã de Crash), Aku-Aku sendo a antiga máscara que nos protege dos perigos, enquanto no lado dos vilões N. Cortex e N. Brio ambos cientistas malfeitores que estão desde o primeiro jogo contra os mocinhos, N. Gin construtor de máquinas “Mechas” também está presente junto de N.Trophy que continua viajando pelo espaço-tempo. Comandados pela maldosa máscara Uka-Uka.
Ao mesmo tempo personalidades que a tanto tempo não víamos se juntam a essa aventura, a própria Tawna! Sim aquela mesma personagem a qual visitamos ao coletar três ícones no primeiro jogo, Dingodile um dos clássicos chefões de Crash no terceiro jogo passando pelo Nitros Oxide (quem jogou o Crash Team Racing irá se lembrar)
De cenários iremos viajar por grandes florestas, navios piratas, glaciares, naves alienígenas, até a idade da pedra. Não há só uma época histórica que fique de fora! Portanto aproveite, Crash 4 foi sem dúvidas a melhor entrada que a franquia já teve em anos.
● Guia de Troféus Neste guia de bolso irei fornecer a você caro leitor, absolutamente todos os conhecimentos necessários para platinar um dos mais novos jogos do Crash. Que apesar de ser uma franquia muito conhecida, algumas coisas mudaram, outras com o tempo evoluíram e se fizeram ser um tanto diferentes do que estamos acostumados.
Porém não seja por isso, de antemão vou lhe ensinar por onde começar a platina, troféus que se pode adquirir com antecedência, perdíveis, coletáveis, dicas gerais de jogo e mais.
Mas devo advertir, Crash 4 é considerado pela grande maioria da comunidade como o jogo mais difícil da franquia! Então se realmente estiver disposto a encarar, siga de exato meus conselhos, vamos ter muito trabalho a fazer.
• Primeiros Passos Em Crash Bandicoot 4: It's About Time o objetivo permanece igual ao que antes vimos e jogamos na infância, rodopie para passar por quase que qualquer inimigo o qual esteja em seu caminho, salte sob armadilhas e quebre as caixas pelo cenário para receber mais frutas, as quais valem colecionáveis (jóias claras) e vidas (chances que podemos usar para reviver o personagem após uma morte, apenas se estiver jogando no modo “Retrô”)
Por falar nisso, recomendo desde já que o jogador escolha o nível de dificuldade “Moderno”. Muito diferente do que podemos ver nos jogos mais antigos da franquia, ao selecionar a opção “Moderno”, caso o personagem vier a morrer, o mesmo será levado a última caixa de “checkpoint”.
Detalhe é, nessa dificuldade não há limites de vidas, sendo assim, o personagem pode retornar quantas vezes forem necessárias.
Isso evita todo o processo que o jogador teria em visitar uma fase anterior para acumular mais vidas, e vale mencionar! Seja qual nível de dificuldade tenha escolhido, não irá afetar de forma alguma a obtenção dos troféus.
Sei que é uma questão de gosto mas quero recomendar ao jogador que este jogue sempre nas setas direcionais ao invés do analógico. Além do movimento se tomar mais preciso, o personagem sempre começa a correr quando o jogador clica na seta.
Também nas próprias opções do jogo mantenha a opção “Sombras Aprimoradas” ligada, essa configuração mostra um ponto abaixo do personagem sempre que este estiver no ar, sendo possível enxergar aonde o personagem vai aterrisar.
O resto fica para o jogador decidir, embora eu sempre mantenho desligado as opções;
Trepidação da Câmera Desfoque de movimento
Em música, deixo no 0 para poder melhor me concentrar ao jogo, por fim em legendas também gosto de as configurar como muito grandes, estilo de texto “C” e opacidade ao máximo.
• Troféus Obrigatórios Como sempre reforço em meus guias, meu principal conselho para todos que vão iniciar mais uma platina é, não desperdiçar a sua primeiríssima jogada, finalize o jogo normalmente!
Isso mesmo, sem ênfase na busca por troféus, sem pular as cenas, errando e aprendendo, contanto apenas que estiver se divertindo então começou bem.
O motivo por trás disso é simples, penso que a primeira experiência que temos em uma obra é completamente inédita, uma novidade por assim se dizer, após essa seja quantas vezes você vier a revisitar nada irá se comparar ou ser como um dia foi.
Então jogue para se divertir, para aproveitar, igual ao CTR: Nitro Fueled, Crash 4 possuí também dublagem e legendas totalmente em PT-BR.
E caso achar interessante, é possível desde o primeiro momento realizar certos troféus que estão espalhados por toda a história, são a certo grau bem simples de se fazer. Cheque a aba “Troféus de Miscelânea” mais abaixo.
No caminho até os créditos finais, iremos receber os seguintes troféus;
☆ Destruindo a própria realidade Encontre Lani-Loli. Relacionado à história.
☆ Acabou a bateria Derrote o N. Gin. Relacionado à história.
☆ Protagonista silencioso Encontre Akano. Relacionado à história.
☆ Mestre mixologista Derrote N. Brio. Relacionado à história.
☆ Eu vejo através dos tempos Encontre Kupuna-Wa. Relacionado à história.
☆ A quarta vez Derrote o Dr. Neo Cortex. Relacionado à história.
☆ Inesperado, porém inevitável Traído pelo seu pior inimigo! Relacionado à história.
☆ Altos e baixos Encontre Ika-Ika. Relacionado à história.
☆ As metades da laranja Derrote os Doutores N. Tropy. Relacionado à história.
☆ A história se repete Derrote Dr. Neo Cortex no final do jogo. Relacionado à história.
• Troféus de Miscelânea Já nessa aba irei detalhar todos os troféus que envolvem o jogador realizar algum segredo, proeza ou desafio diverso, note claro, que nenhum troféu de Crash 4 é realmente perdivel, simplesmente por haver uma opção a qual permite o jogador selecionar absolutamente qualquer fase que antes tenha completado.
Mas para todo efeito irei exemplificar cada um dos troféus que o jogador teria de voltar e usar a seleção de capítulos para obter. Se desejar por adquirir esses em sua primeira jogada não há qualquer problema.
Adendos Organizei todo o guia em ordem cronológica para melhor localizar cada troféu e a própria fase que o jogador vai se encontrar. Penso que quanto mais intuitivo for, melhor será para quem está um tanto mais perdido ou não sabe por onde começar.
Também quero pedir humildemente a compreensão de quem estiver lendo, diversos vídeos que coloquei como resolução dos troféus estão em inglês. Infelizmente Crash 4 não é um jogo comumente utilizado para a platina por parte da comunidade brasileira! Então não terão vídeos em PT-BR ensinando de exato como ir em busca de cada conquista.
Mas garanto que tudo dito aqui foi sim testado e revisado por mim mesmo (Johnny__Fontane) muitas e muitas vezes. Seguindo a risca o que digo, certamente você ficará cada vez mais próximo da platina do Crash 4.
☆ Surfista de canal Passe um tempo surfando nas ondas.
Dica Localização;
Primeiro mundo: Ilha N. Sanity
Fase 01: Despertar Indelicado
Este é um troféu que pode ser conquistado imediatamente ao iniciar um novo jogo! Observe que no mesmo momento que a primeira cena terminar, Crash irá se levantar do sofá, exatamente a sua frente haverá uma televisão que faz parte do cenário.
Chegue perto desta e rodopie fazendo com que esse giro acerte a televisão, com isso o canal dessa TV irá mudar, acontecendo no mesmo ato uma breve homenagem aos jogos mais antigos da franquia.
Nota Para aqueles que forem mais atentos, nessa mesma área inicial haverão outras diversas referências, por exemplo nas margens da praia; uma boia na aparência do dragão Spyro, outro jogo muito famoso da Activision com o tema de plataforma.
Experimente rodopiar em um chapéu que está ali próximo, ou quem sabe saltar sob alguns tambores. Há sempre várias curiosidades nessa área.
☆ Altitude absoluta Agache ou deslize e dê um pulo duplo.
Dica Não há segredos, simplesmente deslize com o botão Circulo e depois pule duas vezes pressionando repetidamente o botão X. Será um movimento até muito utilizado para saltos mais dificultosos, capaz do próprio jogador o realizar sem a intenção.
Nota É interessante citar que o pulo duplo está disponível desde o começo, sem a necessidade de adquirir esse “Power-Up” por algum chefe, como era no Crash: Warped.
☆ Pegando um desvio Jogue uma fase bônus.
Dica Fases bônus nada mais são do que um nível adicional dentro de uma fase normal, quando o jogador encontra uma plataforma com um símbolo de interrogação “?”, este pode subir nessa plataforma, a qual inevitavelmente começa a flutuar o levando para uma próxima área.
Nesse novo cenário haverão muitos obstáculos! Mas em contra partida também bastante caixas, chegando ao fim deste ou morrendo você volta a fase normal.
Nota Caso morrer, suba novamente na plataforma para tentar mais uma vez.
Ao entrar em fases bônus, essas passam a contar como um checkpoint.
A primeira fase bônus pode ser encontrada logo na primeira fase normal.
☆ Roupa nova Experimente um visual.
Dica Terminando a segunda fase normalmente, iremos de forma automática ser apresentados a uma espécie de mapa-múndi. Essa mesma opção não só nos permite retornar a qualquer fase anterior de escolha mas também faz com que seja possível personalizar a aparência e até mudar de personagem.
Aperte o botão Triângulo quando estiver selecionando as fases e troque o visual de Crash ou Coco com alguma roupa destravada.
☆ Primeiro as damas Conclua uma fase com Coco.
Dica Ainda estando no mapa-múndi, na mesma opção anterior que antes mudou de roupa um personagem. Aperte o botão Quadrado para trocar de personagem, termine uma fase qualquer com a irmã de Crash.
Nota Tanto Crash quanto Coco não possuem vantagens um pelo outro, ambos são totalmente iguais em movimentação e ataque.
Qualquer fase pode ser terminada, até as duas primeiras que antes fez.
☆ iNVencível Conclua uma fase da história sem morrer.
Dica Um troféu mais dificultoso sem dúvidas, como a própria descrição explica, o jogador deve finalizar uma fase qualquer sem morrer nenhuma vez.
No meu caso pude realizar essa conquista na primeira fase de todas, como esse nivel é puramente um tutorial de jogo então muitos saltos, armadilhas, e inimigos estarão bastante óbvios.
Nota Morrer em plataformas bônus, aqueles portais flutuantes que levam o personagem para uma fase extra repleta de caixas, não conta como uma morte na fase normal.
☆ Sai que é MINHA vez Conclua uma fase com o Pass N. Play ativado.
Dica A qualquer momento que estiver jogando, aperte o botão Options e selecione a opção “Pass N. Play”. Configure para dois jogadores normalmente e inicie.
Seu objetivo aqui é simplesmente terminar uma fase qualquer com esse modo ativado.
Nota Não é necessário mais do que um DualShock 4/5 .
É possível ativar essa opção pouco antes de terminar uma fase a finalizando no mesmo instante com essa configuração.
☆ Rubi rubro Encontre a Joia Vermelha escondida.
Dica Localização:
Primeiro mundo: Ilha N. Sanity
Fase 02: Pico N. Sanity
Logo na segunda fase do primeiro mundo (Pico N. Sanity) vamos encontrar a nossa primeira joia colorida! Que assim como os jogos anteriores, joias coloridas permitem que o jogador descubra um caminho secreto pelas outras fases. Possibilitando assim a coleta de todas as caixas que o caminho secreto daquela fase possuí.
Para a conseguirmos será necessário realizar um pequeno quebra-cabeças, que embora simples pode passar despercebido pelos jogadores.
Pouco antes de encontrarmos a máscara azul (Lani-Loli) que está dormindo em um trono, em nossa frente vamos perceber que haverão três fileiras de rochas. Essas a cada dois segundos somem e reaparecem sempre seguindo um padrão para que o jogador possa atravessar esse abismo.
Simplesmente devemos saltar nessas rochas em uma ordem específica, um som característico (mais parecido com um tocar de xilofone) poderá ser ouvido ao fundo indicando se o jogador está realizando este puzzle corretamente.
Segue o exemplo; As rochas que mais estão próximas da máscara vamos numerar como 1, 2 e 3, enquanto a fileira ao meio 4, 5 e 6. Por fim, mais próximo de onde o nosso personagem está se encontram a 7, 8 e 9.
Portanto ficará assim:
(Máscara)
1 2 3 4 5 6 7 8 9
(Personagem)
Comece pulando no canto inferior esquerdo (7), vá para a direita até o fim (passando pelo 8, fique em cima da rocha 9) suba até o fim (após passar pelo 6 agora na rocha 3), vá para a esquerda até o fim (até a rocha 1) desça uma (agora na rocha 4) e depois chegue ao centro (rocha 5)
Feito corretamente, uma gema vermelha aparecerá de fronte ao trono que a máscara se encontra, pegue-a para si.
Nota Cuidado para não cair e morrer, ao contrário terá de refazer esse enigma.
Lembre-se de terminar a fase para que o jogo considere a joia como pega. Somente assim ganharemos o troféu.
Querendo checar com quantas joias, relíquias, fitas e medalhas está no total aperte o botão Options enquanto estiver no mapa-múndi. Apertando o botão X em alguma fase revela quais joias faltam e o que se há para coletar.
Novamente um troféu que pode ser feito logo no início da fase sem nenhuma dificuldade, preste atenção a alguns megafones espalhados pelo cenário, N. Gin usará destes para conversar com o personagem. Destrua um alto-falante qualquer para conquistar o troféu.
☆ Show no ferro-velho Faça música em um lugar inusitado.
Dica Localização:
Segundo mundo: Deserto de Lixo
Fase 03: Caindo Na Estrada
Para esse troféu vamos ter que utilizar o giro do personagem, com esse rodopio será possível acertar certos barris os quais produzem um som, há no total de seis barris por essa fase caracterizados por se terem a cor metálica.
Três estão logo no início, assim que o personagem principal surge depois da tela de carregamento, outros três perto da plataforma bônus (a plataforma com “?”).
Caso não conseguir distinguir ou tiver dificuldades em achar esses barris, cheque esse vídeo logo a seguir;
☆ Esmeralda esmerada Encontre a Joia Verde escondida
Dica Localização:
Segundo mundo: Deserto de Lixo
Fase 03: Caindo na Estrada
Ainda na exata mesma fase que anteriormente fizemos o troféu de acertar os seis barris com o giro, vamos coletar a segunda joia colorida da cor verde.
Também parte de um easter egg que caso não for de conhecimento do jogador, vai acabar passando batido todas as vezes.
Pois bem, mais tarde nessa fase vamos participar de uma fuga! O personagem vai entrar em uma esfera enquanto corre de um caminhão monstro. Será principalmente notável essa sessão pois é obrigatório que o jogador chegue até aqui para prosseguir.
Exatamente no final dessa primeira fuga, após escaparmos, iremos nos encontrar em um cenário aonde possuí uma caixa de checkpoint, a frente dela uma caixa verde de nitro.
Daqui, procure atrás dessa caixa de nitro uma lata de lixo, realize um giro nela para que um controle remoto caia dessa lata.
Em seguida, gire nesse controle remoto para que um carrinho de controle remoto também saia dessa lata de lixo, continue girando para que o mesmo vá em direção dessa caixa de nitro assim a explodindo.
Por fim, aí está, a gema verde deve aparecer em sua frente para a coleta.
Nota Lembre-se de terminar a fase para que o jogo considere a Joia como pega. Somente assim ganharemos o troféu.
Querendo checar com quantas joias, relíquias, fitas e medalhas está no total aperte o botão Options enquanto estiver no mapa-múndi. Apertando o botão X em alguma fase revela quais joias faltam e o que se há para coletar.
☆ A ciência do bico fechado Cale a boca do N. Brio.
Dica Localização:
Quarto mundo: Cataratas do Sossego
Fase 01: Dando Um Giro
Logo ao começarmos a fase veremos em uma cena a presença do vilão deste mundo, N. Brio, cientista ajudante de Dr N. Cortex.
Ele nos diz que, se continuarmos a prosseguir eventualmente chegaremos ao seu campo do batalha, o qual aguarda o personagem.
Durante a mesma fase, N. Brio deixará algumas poções verdes, recipientes de vidro no chão para que possa conversar conosco durante a fase. Ao encontrar um, rapidamente rodopie nesse recipiente para quebra-lo e ganhar a conquista.
Nota Existem cerca de quatro desses béqueres por toda a fase, não será problema avistar vários deles.
Haverão nesse nível quatro sinos dourados que se o personagem girar, farão um alto barulho.
O primeiro se encontra exatamente no cenário inicial, quando o personagem surgir após a tela de carregamento, em cima das primeiras caixas. Caso for necessário, deslize com o botão Circulo e pule com o botão X para alcançar esse sino.
O segundo, não muito longe, indo mais a frente, conte os dragões pelos quais você passar. No segundo dragão veremos o sino.
O terceiro e quarto, estão exatamente no mesmo local da fita flashback, adiante vamos chegar a um salto que será necessário a máscara roxa (Akano). Nesta entrada o terceiro vai estar em cima de algumas das várias caixas TNT.
Por fim o quarto, está logo a frente aonde a fita flashback se encontra, atrás de dois inimigos de pedra.
Se restar alguma dúvida, veja o vídeo abaixo para saber as suas localizações em tempo real;
Também na mesma fase que fizemos o troféu anterior vamos encontrar a nossa próxima joia colorida, mas que nessa há um detalhe muito importante de ser assimilado.
Infelizmente, não haverá um quebra-cabeças ou um segredo qualquer para o jogador solucionar, ao invés disso, a obtenção da joia azul é bem mais trabalhosa do que se espera.
Para que o jogador consiga obtê-la devemos finalizar essa fase sem quebrar nenhuma caixa! Sim você leu corretamente!! Não é permitido quebrar nada aqui, nem caixas de wumpas, TNTs ou sequer de checkpoints.
Será esse um dos primeiros troféus que podem dificultar bastante a vida do jogador, por isso, recomendo bastante a assistir o vídeo abaixo para que realize toda a travessia pela fase corretamente, sem qualquer margem para erro.
Nota Se vier a acidentalmente quebrar alguma caixa, basta matar o personagem, cheque sempre com quantas caixas você está. Se o contador está em 0, então você está indo bem.
Há como abusar de uma mecânica que dá máscaras para o personagem, se ficar morrendo bastante (cerca de três a cinco vezes) em um mesmo cenário uma máscara será dada ao personagem. Repetindo por mais vezes lhe confere duas máscaras.
Na metade da fase haverá uma plataforma de bônus, entre nela e mate o personagem. Isso fará com que essa plataforma bônus conte como um checkpoint, caso quebrar alguma caixa ou morrer será possível voltar a esse ponto.
Se por ventura tiver feito o troféu anterior (Chamando atenção) você pode sair desse nível e entrar novamente para adiantar essa conquista.
Lembre-se de terminar a fase para que o jogo considere a joia como pega. Somente assim ganharemos o troféu.
Querendo checar com quantas joias, relíquias, fitas e medalhas está no total aperte o botão Options enquanto estiver no mapa-múndi. Apertando o botão X em alguma fase revela quais joias faltam e o que se há para coletar.
☆ Direto do pé Encontre a fonte das frutas Bumpas.
Dica Localização:
Quarto mundo: Cataratas do Sossego
Fase 03: Desequilíbrio
Logo no início da fase Desequilíbrio, assim que o personagem surgir depois da tela de carregamento; vamos notar que a nossa frente se encontra uma árvore com folhagens rosas. Simplesmente gire nos galhos dessa árvore fazendo com que uma fruta acerte o personagem.
☆ Psiu, psiu, psiu Assuste o gato que está se escondendo de uma festa.
Dica Localização:
Quinto mundo: Pântano do Mosquito
Fase 01: Fora de Ritmo
Esse troféu constitui a espantarmos um gato que está escondido em uma lixeira, tal se encontra na segunda caixa de checkpoint. Um bom ponto de referência é que nessa segunda caixa de checkpoint vai estar uma fita flashback, em cima uma caixa de nitro, o que facilita ainda mais encontrar esse caixote de lixo.
Em todo caso, essa lixeira está passando a primeira reta de armadilhas dessa fase.
Simplesmente gire algumas vezes nessa lixeira e o troféu é seu.
Neste nível teremos uma bela surpresa, será pela primeira vez possível jogar com o personagem Dingodile (isso mesmo, o segundo vilão de Crash: Warped)
Nosso objetivo, há cinco letreiros (outdoors) com o desenho de morcegos na cor púrpura pela fase, todos eles são bastante óbvios e estão praticamente em meio ao caminho por onde devemos ir.
Use das caixas e barris de TNT e os arremece para derrubá-los.
Volte ao mapa-múndi e retorne ao terceiro mundo, aquele com o tema de piratas. Pois ao finalizarmos essa última fase com Dingodile, uma nova fase paralela passa a ficar disponível no mundo Cais do Marujo, selecione a mesma.
Estaremos ao que se assemelha a um cenário cujo tema é uma ilha afrodisíaca, este troféu nós pede para encontrarmos dois canhões, daqueles que atiram em navios.
E que para isso, basta o jogador seguir adiante e passar dessa parte aonde estão alguns navios naufragados. Exatamente depois de subir alguns degraus, em cima da muralha, lá estarão dois canhões. Ataque-os com o botão Quadrado para receber o troféu.
☆ Tudo é questão de perspectiva Conclua uma linha do tempo.
Dica Realizando do começo ao fim a fase paralela que acima foi explicado, iremos ganhar no mesmo ato este troféu também!
☆ Topázio top Encontre a Joia Amarela escondida.
Dica Localização:
Quinto mundo: Pântano do Mosquito
Fase 03: Passando por Você
Aqui vamos fazer a coleta da nossa última joia colorida sendo a de cor amarela, uma boa notícia para o jogador, essa é considerada a gema colorida mais acessível e fácil de ser pega.
Iniciando a fase, após a tela de carregamento se observar com atenção, será possível avistar na hora aonde está essa joia, mas ao contrário siga minhas explicações;
Descendo os degraus, a sua frente haverá um jet ski, ignore-o e NÃO entre nele! Ao invés disso veja que a direita desse jet ski há um porto e que de frente a ele algumas caixas que estão boiando na água.
Então realize um salto para esse porto a sua direita, pode ser necessário deslizar antes de pular mas nada que seja tão complicado.
Feito isso, salte sob as caixas, procure deixar algumas intactas para que você consiga saltar sob elas também no caminho de volta.
Chegando na próxima área, salte para essa balsa a sua frente e da balsa para o próximo porto.
Por fim nesse porto, a joia amarela estará acima das quatro caixas, será necessário adquirir altitude então salte em uma caixa, aproveite o momento e dê um salto duplo para alcançar a joia.
Apesar da descrição bastante vaga, realmente não há tanto o que se dizer aqui. Depois que a cena terminar, obrigatoriamente iremos ter uma sessão de deslizamento, daquelas em que o personagem se equilibra em um trilho. Precisamos coletar todas as 18 frutas que estão nessa reta.
Meu conselho a todos é assistir o vídeo abaixo e enquanto joga, pause de tempos em tempos para checar aonde a próxima fruta vai estar. Será vital saber quando coletar cada uma pois certas frutas só aparecem ao ativar/desativar a máscara azul (Lani-Loli)
Com isso, coletando todas o troféu se desbloqueia junto de uma cena bem cômica que homenageia o famoso meme do Crash “Woah”.
Dica Essa habilidade só é adquirida quando você terminar a história do jogo.
Para ativá-la, gire uma vez normalmente. Em seguida, cerca de 1 segundo depois, pressione o botão Quadrado mais uma vez. Se Crash ou Coco ficarem com um tom de cor azul no rodopio, significa que você fez no momento certo. Repita isso uma terceira vez e a habilidade terá sido executada (e o troféu é seu).
☆ Sebo nas canelas Jogue e complete uma partida do modo multijogador Corrida ao Ponto de Controle.
Dica Aperte o botão Options, saia do jogo voltando ao menu principal, escolha Batalha Bandicoot e jogue o modo em questão em qualquer fase.
Nota É necessário apenas um controle DualShock 4/5.
O jeito mais rápido de terminar a fase é ir se matando para que o jogo leve você ao próximo checkpoint.
☆ Fora da caixa Jogue e complete uma partida do modo multijogador Combo de Caixa.
Dica Praticamente o mesmo objetivo do anterior, no menu principal, aperte o botão Options, saia do jogo voltando ao menu principal, escolha Batalha Bandicoot e jogue o modo em questão em qualquer fase.
Nota As mesmas regras do modo anterior se aplicam.
• Troféus de Completismo Se chegou até aqui, meus parabéns! Tenho de dizer que admiro a sua persistência e motivação diante a essa platina. Porém, nem tudo são flores se assim podemos dizer.
Daqui para a frente se esconde o verdadeiro desafio dessa platina, é sensato afirmar que tudo o que foi feito no passo anterior serviu bem para um breve aquecimento. Começa agora a nossa real jornada pela platina de Crash 4, se prepare, não será fácil!
Adendos Desde já traçe a sua rota! Se vai começar a conquistar as medalhas Insanamente Perfeitas, ou se vai realizar os Contra Tempos. Quem sabe as fitas? Fica a sua mercê. Mas caso desejar seguir como no guia, também é uma ótima escolha.
Um detalhe adicional para o modo N. Verted, não é obrigatório coletar todas as joias claras invertidas de uma só vez em uma fase, se por exemplo, fez a coleta da joia clara invertida de morrer até três vezes, Caso quiser voltar e fazer a de todas as caixas, a joia invertida de três vidas continuará salva para aquela fase N. Verted.
Por outro lado, as joias claras do modo normal podem ser conquistadas pelo o jogador quando este for em busca das medalhas Insanamente perfeitas! O que é muito recomendado visto que não será necessário buscar cada uma das joias claras normais se o jogador receber uma medalha Insanamente Perfeita.
Tenha em mente que uma medalha Insanamente Perfeita conta para a fase seja ela normal ou N. Verted.
Faça back-up de seu arquivo salvo na nuvem da PS+ ou em um pendrive sempre que terminar de jogar, é dito por uma parcela da comunidade dos jogadores que Crash 4 possuí um bug que corrompe o arquivo. Por mais que nunca tenha me ocorrido, remediar nunca é tão confiável quanto prevenir.
☆ O tempo é uma ilusão Complete todas as linhas do tempo.
Dica Auto explicativo, linhas do tempo são segmentos, missões adicionais que contam o motivo de um certo personagem ter cruzado seu caminho com Crash ou Coco (feito a própria Tawna, Dingodile, N. Cortex etc).
Também soluciona várias pontas soltas que ocorrem, por exemplo nas partes em que surge um evento o qual deixam Crash ou Coco confusos. Juntado a esse fato podemos jogar com outros personagens nessas fases como antes citado.
Sabendo de tudo isso, depois de finalizamos o jogo vamos ter aberto todas as 9 missões de linhas do tempo. Finalize-as normalmente.
Nota A missão de linha do tempo ficará com uma foto em retrato da face daquele personagem em questão.
☆ Que fita Adquira uma fita de flashback.
Dica As fitas flashback, como o próprio nome se propõe a ser, são coletáveis que quando obtidos permitem a nossa entrada em fases secundárias (paralelas) da campanha.
Essas fases com o nome “flashback” possuem um diferencial bastante interessante, as mesmas se passam no ano de 1996, praticamente na mesma época temporal do primeiro Crash, dando mais contexto e melhor explicando a já conhecida história do Crash de PSOne.
Para adquirir uma fita flashback, devemos passar pela fase normal sem morrermos nenhuma vez, tal feito pode ser bem desafiador para quem ainda não pegou o costume ou decorou de exato o jogo.
Deixarei portanto dois vídeos, o primeiro contendo todas as fases normais que possuem uma fita ao mesmo tempo que o segundo explicará também a solução para passar de cada fase flashback.
Haverão no total de 21 fitas para coleta, sendo assim, 21 fases flashback para completar.
Nota Coletando a fita, não se preocupe pois mesmo que o personagem morra, a mesma permanece no inventário. Complete o nível para o jogo contar como uma fita coletada.
Para acessar as fases flashback, vá a qualquer momento para o mapa-múndi e interaja com o ícone de uma televisão de tubo (TVs mais antigas, características dos anos 90/2000, ela possuí uma imagem verde)
Recomendo fortemente ao jogador coletar as fitas enquanto realiza a busca pelas medalhas Insanamente Perfeitas.
Querendo checar com quantas joias, relíquias, fitas e medalhas está no total aperte o botão Options enquanto estiver no mapa-múndi. Apertando o botão X em alguma fase revela quais joias faltam e o que se há para coletar.
☆ Cobaia modelo Ganhe uma relíquia de platina em uma fase flashback.
Dica Primeiramente e obrigatoriamente, vamos ter que coletar uma ou mais fitas flashback, as quais estão espalhadas por todo o jogo. Como anteriormente dito no troféu anterior, você pode checar todas as localizações junto da forma correta de passar as fases flashback pelo link do vídeo-guia acima.
Porém a “pegadinha” desse troféu é que para conquistar uma relíquia de platina nas fases flashback se faz necessário terminar esse nível sem morrer quebrando TODAS as caixas (TNTs inclusas)
A boa notícia entretanto é que não precisamos correr contra o relógio aqui, ao menos não nas fitas flashback.
☆ Diário de experimento terminado Ganhe TODAS as Relíquias de platina do Flashback.
Dica Cheque os troféus “Que fita” e “Cobaia modelo”.
☆ Em busca da perfeição Ganhe uma medalha Insanamente Perfeita.
Dica Sempre que o jogador terminar uma fase normal sem morrer nenhuma vez e quebrando 100% das caixas (de madeira e TNT, incluí plataformas bônus) este ao fim da mesma fase recebe a honraria ao mérito máxima, sendo a medalha Insanamente Perfeita.
Certamente é válido dizer que este é um dos senão o troféu mais difícil do jogo inteiro, pois requer que o jogador não apenas saiba de cabeça cada uma das 38 fases normais, desde seus perigos, saltos, inimigos, localização de todas as caixas (até as escondidas) mas também que este complete a fase do início ao fim sem checkpoints (uma vez que não poderemos continuar ao morrer, mas sim, reiniciar a fase por completo pelo menu)
Embora vale lembrar que no Crash Bandicoot 1 (tanto o clássico quanto a versão N. Sane Trilogy) continham esse mesmo requerimento para a platina! Com a única diferença que não se tratava de uma condecoração, mas sim das joias claras que só eram ganhas ao finalizar a fase sem morrer e coletando todas as caixas.
Mais uma vez deixo uma playlist absolutamente completa que demonstra o caminho dos 100% de forma correta e segura, passando por todas as fases normais. Uma boa tática é pausar o jogo e enquanto assiste se preparar devidamente para um certo perigo, assim que achar que consegue, resumir de onde parou.
Nota Essa playlist demonstra também as localizações de todas as gemas claras secretas de cada fase normal, caso estiver procurando pelas gemas das fases N. Verted cheque mais abaixo neste guia.
Como a todo momento menciono, morrer em plataformas bônus não conta como uma morte na fase normal.
Se vier a morrer na fase normal ou perder uma caixa, aperte o botão Options para pausar e reinicie o nível.
Uma medalha Insanamente perfeita vale para ambas as fases, seja ela normal ou N. Verted.
Não é necessário e nem mesmo recomendável realizar esse troféu no modo N. Verted.
Querendo checar com quantas joias, relíquias, fitas e medalhas está no total aperte o botão Options enquanto estiver no mapa-múndi. Apertando o botão X em alguma fase revela quais joias faltam e o que se há para coletar.
☆ Algo de errado não tá certo Complete uma fase no modo N.Verted.
Dica O modo N.Verted se trata de uma modificação que uma fase recebe, ao selecionar esse modo em qualquer fase, essa por vezes pode receber um filtro de imagem espelhado, cenários mais escuros que o habitual, cores mais saturadas dentre outros.
Em suma, é a mesma fase de sempre com certos diferenciais em sua visibilidade e no cenário, o que pode vir a dificultar a sua experiência.
De toda a forma, jogue a fase como normalmente o faria para receber este troféu.
Aqui está a playlist de vídeos contendo todas as fases N. Verted, junto dos 100% das caixas e gemas escondidas.
Nota Toda gema clara no modo N. Verted tem a sua própria coleção nesse modo, será necessário a coleta de todas aqui também! Desde a 80% de frutas, de 100% de todas as caixas, máximo de três mortes e a gema escondida.
Novamente reforço, não é necessário e nem recomendável realizar o troféu de conseguir todas as medalhas Insanamente Perfeitas no modo N. Verted.
Querendo checar com quantas joias, relíquias, fitas e medalhas está no total aperte o botão Options enquanto estiver no mapa-múndi. Apertando o botão X em alguma fase revela quais joias faltam e o que se há para coletar.
☆ Vencendo de qualquer jeito Vença qualquer chefe no modo N.Verted.
Dica Basta derrotar um chefe qualquer no modo N. Verted. Julgando que todos os chefes possuem checkpoints nas batalhas é certo de que virá naturalmente no caminho da platina.
☆ De trás para frente Complete todas as fases no modo N.Verted.
Dica Veja o troféu anterior “Algo de errado não tá certo”.
☆ Meio caminho andado Ganhe metade das Joias Claras.
Dica As joias claras são as recompensas mediante a quantas frutas coletamos, quantas caixas foram quebradas e quantas vezes o personagem morreu em uma fase.
Para que o jogador receba todas, deveremos em ordem;
○ Coletar 80% de frutas nas fases Diversas podem ser ignoradas no caminho, apenas preste atenção no contador que está no canto esquerdo superior da tela.
○ Quebrar todas as caixas da fase TNTs e plataformas bônus inclusas! As caixas nitro podem ser detonadas girando em uma caixa verde com um ponto de exclamação “!”. Essa estará no final de todas as fases que possuírem caixas nitro.
○ Morrer menos de três vezes Três chances para cada fase, se faz até um número generoso podemos supor. Passando disso, apenas reiniciando a fase por inteiro pelo menu de pausa.
○ Encontrar a joia escondida E bastante escondidas diga-se de passagem, podem estar em uma porção do cenário que normalmente não visitamos, ou podem até mesmo estar fora do nosso campo de visão. Recomendo sempre um vídeo guia.
Muito provavelmente o jogador irá desbloquear este troféu enquanto busca todas as 38 medalhas Insanamente Perfeitas. O que é altamente recomendado.
Nota Para que a coleta de todas as caixas se torne possível será necessário possuir as gemas coloridas. Se ainda não as tem, veja a aba “Troféus de Miscelânea”.
Querendo checar com quantas joias, relíquias, fitas e medalhas está no total aperte o botão Options enquanto estiver no mapa-múndi. Apertando o botão X em alguma fase revela quais joias faltam e o que se há para coletar.
Video guia demonstrando os 100%, todas as caixas, gemas e sem mortes para todas 38 fases normais. https://youtube.com/playlist?list=PLBmi6vaTfD_f0o_efaJRrRlYerCg0dVct
☆ Preciosismo Ganhe TODAS as Joias Claras.
Dica Veja o troféu anterior “Meio caminho andado”.
☆ omsisoicerP Ganhe TODAS as Joias do N. Verted.
Dica As mesmas regras do troféu “Meio caminho andado” se aplicam embora como já foi explicado o modo N. Verted possuí a sua própria coleção de joias claras.
Playlist de todas as joias claras do N. Verted aqui. https://youtube.com/playlist?list=PLGKrtevu-xqZg5Zwh77VCOsfr_WMuS2Tl
☆ Mais rápido que uma tartaruga Ganhe uma Relíquia de Contra o Tempo.
Dica Assim como Crash 3 clássico e CTR, há a modalidade “Contra o Tempo” que adiciona a fase um cronômetro. Tal estará em todas as fases que o jogador completar normalmente no formato de um coletável.
Esse mesmo cronômetro dita o nosso resultado final pelo tempo que levamos ao completar a fase. Iremos sempre receber uma qualidade de relíquia dependendo do quão rápidos tivemos sido sendo;
○ Safira para o tempo comum.
○ Ouro para o tempo intermediário
○ Platina para o menor tempo possível.
Para esse troféu basta completar em tempo recorde uma fase qualquer, não importando desde que você consiga ao menos bater um recorde de tempo existente.
Mas que para o troféu seguinte, deveremos ter a habilidade “Giro Triplo” a qual aumenta bastante a velocidade de movimento do nosso personagem. Isso pois em todas as fases vamos ter de conquistar o recorde de platina!
Além disso, durante todo o percurso da fase haverão várias caixas que valem segundos de vantagem, as quebrando nos dão uma breve pausa para o cronômetro.
Portanto, tente desde já praticar o giro triplo e decorar cada fase, seus atalhos, armadilhas e inimigos. Será mais um grande passo para a nossa platina isso eu lhe asseguro.
Deixo aqui mais uma playlist para todos os recordes de platina (todas as fases normais) https://youtube.com/playlist?list=PLRr5L69yg_kHTS32rfo_l_1EsSKT4h1Fi
Nota Querendo checar com quantas joias, relíquias, fitas e medalhas está no total aperte o botão Options enquanto estiver no mapa-múndi. Apertando o botão X em alguma fase revela quais joias faltam e o que se há para coletar.
☆ Mais rápido que o som Ganhe TODAS as Relíquias de platina do Contra o Tempo.
Dica Veja o troféu anterior “Mais rápido que uma tartaruga”.
☆ Uma grande conquista Assista ao final bônus ao atingir 100% de progresso.
Dica Acerca dos 100%, precisaremos ter 228 Joias Claras e 228 Joias do N.Verted.
Com isso, uma nova cena do epílogo se desbloqueia na galeria.
☆ Uma conquista maior ainda Assista ao final bônus ao atingir 106% de progresso.
Além de todas as Joias claras, é necessário ter todas as Relíquias de platina do flashback, relíquias de platina do Contra o Tempo e todas as Relíquias Insanamente Perfeitas.
● Dicas sortidas e anotações • Para os veteranos, saibam que em Crash 4 a famosa técnica de movimentação apelidada de “Hobsliding” retornou.
A quem não se lembra ou não possui conhecimento, Hobsliding é o ato do personagem correr, deslizar e girar, repetindo em rápida sucessão. Isso faz com que o mesmo tenha um acréscimo de velocidade e fique imune a inimigos comuns.
Recomendo a todos treinaram isso, será um exploit bastante útil até o fim do jogo quando finalmente adquirimos o giro triplo, apenas cuidado para não cair em uma armadilha ou rodopiar em alguma caixa explosiva.
• Como dito, o giro triplo também aumenta a velocidade de movimento do personagem o fazendo ser praticamente obrigatório para o Contra o Tempo.
• Escorregar e depois saltar duas vezes permite a aterrissagem a uma distancia maior enquanto mantém o máximo de sua altitude.
Mais do que isso, se escorregar em uma beirada, enquanto o personagem estiver na animação de deslizar, ele flutua no ar, podendo realizar um salto duplo mesmo que não esteja pisando em nada.
Recomendo a todos abusarem ao máximo disso pois sem dúvidas essa é uma das senão a mecânica mais vantajosa e até quebrada que Crash 4 oferece, fazendo com que as chances de cair ao se errar um salto diminuam extraordinariamente.
• Pular e dar uma barrigada em superfícies escorregadias faz com que o personagem se mantenha parado, sem deslizar. Mas é importante saber que isso não funciona em superfícies que não sejam planas.
• A caixa wumpa a qual seja possível ver as frutas pelo lado de fora sempre dão duas wumpas ao pular em cima. Você pode saltar nelas por cinco vezes antes que elas se quebrem.
Caixas que tenham uma proteção de metal podem ser destruídas com o salto mais barrigada.
Podemos iniciar a contagem de caixas TNT simplesmente pulando em cima delas, também é possível deslizar em cima de uma sem que essa exploda.
Aterrisar em uma caixa faz com que a sua capacidade de pular reinicie.
Segurar o botão X aumenta a sua altitude, isso vale para todos os tipos de caixas.
A máscara de parar o tempo (Kupuna-Wa) faz com que as caixas nitro demorem bem mais a explodir.
O personagem se agarra automaticamente a cordas.
Cuidado com inimigos que seguram caixas TNT, apenas encostando neles essa pode explodir na hora.
Para quebrar última caixa que esteja embaixo de outras, mantenha o personagem parado e rodopie.
• Mesmo que as máscaras Aku-Aku nesse jogo sejam incomuns de se encontrar, ao coletar uma tenha certa precaução e tente o máximo que puder a preservar! Apenas a usando quando realmente for inviável escapar de um perigo.
A máscara Aku-Aku protege o personagem de quase qualquer coisa, a não ser de buracos, lasers, não irá ter efeito a obstáculos em fases de montaria ou de trilho.
Se ao coletar uma máscara em uma caixa o personagem vier a morrer, a máscara volta para aquela mesma caixa.
• Lembre que tanto o tiro da arma de N. Cortex quanto o gancho de Tawna quebram todos os tipos de caixas a distância. Cuidado apenas com Dingodile, suprimir caixas de nitro matam o personagem na hora.
Enquanto um disparo da arma de N. Cortex transforma os inimigos, o gancho de Tawna elimina inimigos menores e atordoa maiores. A arma do Dingodile não possuí efeito ofensivo.
• Use do analógico direito para checar o seus arredores em busca de caixas escondidas, agachar e pular pode ampliar o seu campo de visão.
• O personagem pode deslizar mesmo agachado.
• Muito cuidado ao entrar em plataformas bônus com uma máscara Aku-Aku, se vier a morrer voltando a fase normal o personagem irá perder a máscara.
• Ao pular em uma caixa de metal, gire no mesmo instante em que pousa para que o personagem se mantenha em cima da caixa sem se movimentar. Útil caso houver uma nitro acima de uma caixa de pulo por exemplo.
• Em perseguições é algo bom saber, seja quem for que estiver perseguindo o personagem este sempre irá quebrar as caixas para nós e sim, irão contar para o total de caixas quebradas. Desde que, a caixa esteja no caminho do perseguidor.
Caixas de madeira que estejam muito próximas de nitros não precisam ser quebradas, visto que ativando a caixa verde com o símbolo de exclamação “!” irá fazer com que essa nitro exploda, varrendo a caixa de madeira que estiver no alcance da explosão.
• O personagem começa a correr pela parede ao pular sob ela, gire para quebrar as caixas no caminho ao contrário vamos acabar caindo. Salte no final para completar a animação.
Ainda, enquanto estiver correndo por uma parede o personagem pode girar quantas vezes o jogador quiser que este não cairá. A única estância que o personagem pode cair correndo por uma parede é se chegar ao fim dessa e o jogador não apertar o botão de pulo.