É notória a facilidade da versão remasterizada em relação à original, pois no PSOne, você não poderia morrer em nenhuma das fases, mesmo as das gemas comuns, pois as caixas voltavam. Era muito difícil. Mas nesse jogo isso foi bem facilitado para nós. As caixas quebradas são salvas a cada checkpoint, e a única dificuldade para pegar todas as gemas cinzas será ter que pegar as coloridas primeiro, pois grande parte das fases tem passagens secretas que dependem dos poderes das gemas especiais.
A verde está na segunda ilha na fase The Lost City e as demais na terceira ilha, sendo a laranja na fase Generator Room, a dourada na fase The Lab, a azul na fase Toxic Waste, a roxa na fase Lights Out e a vermelha na fase Slippery Climb. Essas sim irão exigir cuidado, paciência e atenção. As caixas também são salvas nos checkpoints, contudo, nessas fases a regra antiga se manteve e você não pode morrer*. Mas as fases em si são curtas, com pouco tempo de treino você dará conta, pode acreditar.
*A dica (hint) que aparece no jogo cada vez que entramos em cada uma dessas fases diz que devemos quebrar todas as caixas sem morrer. Mas é possível pegar se você morrer, desde que você não morra depois de quebrar a caixa do primeiro check-point. Ou seja, se ficar morrendo até esse ponto, não precisa voltar para o mapa e retornar à fase. Isso irá inclusive poupar tempo ao evitar as telas de load. Ah, e como já mencionado, não tem problema nenhum se você falhar as fases bônus. A regra vale para todas as gemas coloridas. Segue vídeo explicativo do meu gameplay na fase Slippery Climb, onde aconteceu essas duas coisas e mesmo assim a gema vermelha veio de boas.
Quem não quiser ficar assistindo todas as vezes que eu morri, pode ir direto para 2:15, que é o tempo que começa a tentativa que eu consegui. Também falhei uma vez no bônus do Dr. Nitrus Brio. A segunda tentativa foi em 6:33 onde eu consegui, e finalmente, aos 8:03, o momento em que foram quebradas as duas últimas caixas e a gema surgiu.
Galera! Uma coisa que esqueceram de falar mas que é bem útil é que para as gemas de cor “Diamante” você pode morrer desde que você colete todas as caixas da fase! Para as coloridas a regra já muda! As gemas coloridas só são liberadas se você não morrer e pegar todas as caixas!
Quando estiver com dificuldade em algum trecho, se mate 5 vezes seguidas, você vai ganhar uma máscara, se morrer 10 vezes ganha 2 máscaras e o jogo coloca um checkpoint mais próximo de onde você esta. Fiz isso e me ajudou bastante, funciona nos boss também. Se marcar um novo checkpoint repita o processo caso precise de mais mascaras.
Para Adquirir uma gema, passe a fase quebrando todas as caixas, caixas de Fase bônus também contam. Jogo possui 26 ao todo.
Obs: Para quem esta pegando as gemas coloridas que tem que passar a fase sem morrer, pode morrer no Bônus sem problema nenhum que não impede de pegar a Gema ai final da fase.