Existem várias informações contraditórias sobre esse troféu.
Se for usar como base o mesmo troféu do jogo anterior, só teria problema se realmente na tela aparecesse a palavra “ALARM”. Mas existem vários relatos, incluindo minha própria experiência, que o jogo tem bugs que ativam alarmes sem que você note, mas conta contra o troféu.
Fiz a primeira jogada com 100% de certeza que não ativei nenhum alarme, mas o troféu não veio. Tanta é a certeza que o tutorial que explica sobre alarmes nunca apareceu para mim.
Depois de ler muito sobre os bugs, cheguei a uns pontos que podem cancelar o troféu. Mas tenha em mente que tambem tem pessoas que não tiveram problema com as coisas que vou relatar:
- Em uma sub missão você cria um conflito entre a policia e contrabandistas de documentos. Nesse momento, o status da tela muda para “PANIC”. - No esgoto, durante Praga de dia, tem um momento que acha 3 pessoas sendo mortas por 3 drones. Fica em status “HOSTILE” mas os drones não reagem a você a não ser que atire neles. - Usar o novo poder Tesla para dar choque nos inimigos faz com que eles entrem em estado “HOSTILE” por alguns segundos antes de desacordarem. - Quando acordar em G.R.A.M você NÂO pode contatar o Miller, pois vai acionar um alarme referente a história. Escolha chamar a Vega. - A partir da área G.R.A.M até o final do jogo, alguns inimigos entram em estado de “SEARCHING” sem motivo algum a não ser bug. Recarregar o save ou ativar o passo silencioso (mesmo já estando agachado) pode resolver. As vezes é preciso passar brm longe deles ou passar invisível perto deles. - No chefe final você DEVE usar a Kill Switch. Se enfrentar ele, assim que acabar a cena introdutória o status muda para “ALARMED”.
Esse troféu não pode ser conseguido juntamente com o “Pacifist” por causa do chefe final.
Meu conselho é que junte bastante Biocells durante o jogo e tenha elas com você quando acabar. Depois começa o NG+ e ativa a invisibilidade para passar rápido por tudo e tambem não faça as sub-missões.
Consegui o troféu de primeira. O negócio é ser MUITO cuidadoso, evitar ao máximo se aproximar de câmeras, drones e demais inimigos, abusar dos upgrades disponíveis, em especial os de invisibilidade, visão inteligente, todas as capturas de hack, hack remoto e bateria, e também salvar sempre que possível.
Muitas áreas que parecem lotadas de inimigos geralmente possuem caminhos alternativos. Alguns deles só podem ser acessados com as melhorias de salto, com o golpe que destrói paredes e estruturas frágeis, ou hackeando portas. Analise bem os locais antes de prosseguir.
Complementando a dica acima:
Este troféu pode sim ser conquistado em conjunto com o Pacifist. Basta selecionar a opção “Jammer” (o Kill Switch irá matá-lo), ficar escondido para não ser visto por ele ou pelas câmeras/drones, e usar uma mina de PEM para deixá-lo tonto e finalizar com um golpe não-letal.
Durante a missão 10 ao escapar dos drones pelo buraco no chão, existe um bug no qual eles entrarão em modo de busca (o que anula o troféu, no caso de inimigos não humanos) no exato momento em que você cair por ele. O ideal é seguir pela porta à esquerda e utilizar as escadas, tomando cuidado com os lasers.
Durante a missão 14, caso você tenha completado a sidequest da Eliza, ela irá explodir um carro próximo a uma área com vários policiais e criar uma distração quando você chegar perto de um dos locais da missão. Isso NÃO conta como um alarme, mas é bom ter cuidado, pois os inimigos entrarão em modo de busca.