Gostaria de deixar dicas aqui para a construção e manutenção de sua base. Vale também para o troféu “No looking Back”:
- Sugiro desativar a opção de tutorial. Escolha de preferência África para o modo impossible, pois a grana é curta demais nessa dificuldade.
- Administre bem seus recursos. Evite gastar com o desnecessário. Muita coisa pode esperar pra ser feita. Nessa altura do campeonato, com outros playthroughs, você já deve saber disso. Sua prioridade é construir Sattelites e Satellites Uplinks, de forma que eles fiquem prontos ANTES do mês acabar. Quando faltar uns 3 dias para o Council entrar em contato e você for receber a “mesada”, ative os satélites construídos nos países críticos, (Panic no vermelho). Dessa forma, você diminui o pânico desses países, e recebe o salário que eles pagam. No primeiro mês, faça um satélite; no segundo, 3 satélites e 1 uplink; e por aí vai…
- É normal neste nível de dificuldade perder alguns países, pelo menos uns 2, então não se preocupe muito com isso. Mas é perfeitamente possível não perder nenhum (eu consegui). Caso estiver em uma situação na qual tenha que escolher um país para usar um satélite, escolha o que te pagará melhor.
- Dê preferência aos Enginners do que aos Scientists. Quanto mais Engineers, melhor. Reduzirão o custo dos ítens a serem feitos, além de ser necessários para contruir mais uplinks e power generators. A melhor forma de tê-los mais rápido é fazendo workshops.
- No layout de sua base, procure construir os workshops, sattelites uplinks e power generators juntos uns dos outros, para ganhar os bônus de adjacência. Eu geralmente construo sattelites uplinks em 2X2, workshops em 3X2, e power generators em 2X2. Não é necessário contruir laboratory, esqueça isso. Se quiser, faça um somente mais no fim do jogo, quando estiver estabilizado.
- Não avance na história, não precisa. Procure estabelecer sua base primeiro. Não há limite de tempo, portanto, dê prioridade a cobrir pelo menos 70% dos países com satélites, antes de continuar a história.
- Construa pelo menos um Firestorm por continente. É o suficiente. Coloque neles Plasma Cannon assim que possível. Depois disso, não se preocupe mais com UFOs. Eles não darão mais trabalho.
- No research, dê prioridade para beam weapons, para já ter armas novas à disposição o quanto antes.
- Capturar monstros é útil para reduzir o tempo dos researchs. Não se arrisque muito, porém. Existem monstros que são mais úteis capturar ao menos um, como por exemplo o Muton.
- Nas missões em que você tem que escolher um país, dê preferência a grana e enginners. Se puder conciliar com o país que tenha o panic mais alto, ótimo. Se quiser, salve antes e vá dando load até ficar com uma situação favorável.
Ficou extenso, mas acredito que será útil.
Para dicas referentes às batalhas, estão no troféu “No Looking Back”.
O grande desafio do jogo reside neste trofeu, a dificuldade impossivel ganha esse nome por um bom motivo, os inimigos terão muito mais pontos de vida, e seus soldados terão muito menos chances de acerto nessa dificuldade, não recomendo que tente essa dificuldade com o IRONMAN ligado, abuse dos saves, use granadas nas primeiras missões, e quando tiver equipe SCOPE em praticamente toda a equipe. Uma tatica muito boa é usar o OVERWATCH, fique com varios soldados montando uma linha de tiro e espere os inimigos surgirem, vc terá uma grande chance de mata-los ou machuca-los muito e eles perderão seu turno, se der errado recue e faça novamente. Treine habilidades defensivas, os Suportes tem habilidades de sentinela e reação muito boas, tenha sempre dois SNIPERS com pistolas, não recomendo HEAVYs em seu esquadrão. Pesquise armas laser e plasma o mais rapido possivel e tente pegar sempre as missões mais faceis, não enrole e tente terminar as missões obrigatorias, perder alguns paises é normal nessa dificuldade.
Esqueça todas as dicas que viu aqui: a maioria são traduções toscas de detonados. Eu sofri pra cara… nesse troféu, e posso dizer com propriedade algumas coisas:
1 - tenha sempre 2 snipers no jogo, mas não ative a habilidade “snap shot” sob hipótese alguma, pois essa habilidade no modo impossible torna o seu sniper simplesmente inútil. 2 - ao contrário do que falam por aqui, é, sim, bom ter heavys no seu squad - mas vc deve usar com muita inteligência e estratégia. quando for evoluir, procure ativar a habilidade “shredder rocket” ao invés de supression, pois esta habilidade faz com que os inimigos atingidos por ela recebem um dano 33% maior de todas as fontes durante 4 turnos - então, como no impossible vc raramente mata algum inimiga de primeira (mesmo c critical damage), essa opção tática é bem interessante. 3 - agora sim, algo bem clichê: saves, saves, saves… salva sempre. uma dica importante é: SALVE SEMPRE Q VC SENTIR Q FEZ UM BOM MOVIMENTO. A inteligencia artificial nesse modo é assustadora, e vc nao joga duas vezes o mesmo jogo. Portanto, se fez uma boa tática, salve. 4 - nunca deixe um bom personagem morrer. salve o jogo e, se perder alguém, refaça os movimentos de modo a evitar a perca de um personagem.
Para conseguir este troféu use muitos saves, corra atrás dos satélites e fique sem avançar o game ou os inimigos irão ficar piores e vc se ferra . Nas batalhas lembre-se que se fizer a mesma coisa o resultado será o mesmo, tente variar as jogadas e manter uns três saves pra poder estar sempre com dois turnos atrás e poder alterar alguma coisa, de vez em quando os inimigos não vão estar no mesmo lugar quando der reload então fique sempre alerta e usando overwatch.
Ainda não terminei esse troféu mas reparei duas coisas q podem ajudar. O 1o: sectoid tem mais vida do que o normal, daí mais de um soldado, no comeco, terá q efetuar o disparo mata lo. Jogar granadas pode ser a solução no começo. Eles ficarão com um de sangue, logo, até a pistola poderá mata los e partir fragmentos, o que é muito bom. Caso fiquem com duas vidas, é melhor disparar a principal. Outra boa dica é que missões longas e abertas os atiradores fazem estragos. Avancr logo com um ou dois, coloque visão através do aliado e no ultimo: in the zone. Cada inimigo morto que não estava encoberto, ou seja, encostado na parede, VC poderá efetuar mais um disparo. Daí, as vezes, um único atirador leva 4 ou 5 no mesmo turno. Porém, na última fase, eles não são tão bons pq a base não é tão longa e tem muitos lugares , exigindo q eles se movam e percam o tiro com a arma principal. Sugiro q levem os psiquicos principalmente heavy ou assault, pois são mais pesados e no ruim, VC dispada um shredder ou um hit and gun e um double TAP com o assault, q geralmente levam embora. Lembrando q na última sala. O importante é detonador o ethereal principal. Boa sorte