Antes de entrar na luta, recomendo que converse com o samurai semi-morto na porta da sala da arena. Ele te dará uma unidade de Snap Seed, que serve para dar dispell nas ilusões que a boss fará na fase 2 da luta. Esse item não é obrigatório, mas dá uma pequena ajuda. Ressalto que o item não é infinito, então conversar com o samurai mais vezes não vai te garantir mais sementes. Use-o com cautela.
No que diz respeito a boss, existem algumas estratégias para lidar com ela, mas a diretriz principal é: ataque menos, dê mais parry. A ideia é quebrar a postura dela o mais rápido possível, e como ela ataca bastante, parry é o método mais eficiente (ainda que mais difícil).
Recomendo que você leve a prótese de shuriken, posto que essa é a melhor forma de derrubá-la das linhas nas quais ela se apoia para andar acima do chão. E também, recomendo a Combat Art Mid-Air Deflection, pois a boss executará alguns golpes indefensáveis no chão, os quais podem ser evitados por meio de pulo, e punidos com a C.A. Mid-Air Deflection - causando mais dano de postura. E, francamente, essas dicas são bastante úteis independentemente da estratégia que você adote, pois ajudam a prevenir e contornar golpes letais, e a desestabilizar a postura dela ainda mais rápido.
Ela sempre defenderá de forma imperfeita os seus dois primeiros golpes. A partir do terceiro, ela necessariamente dará block perfeito em tudo, então considere dar dois golpes e começar a subir a guarda para dar parries nos golpes dela.
Todos os golpes dela, sem exceção, podem ser esquivados ou contornados por meio de corrida. Essa informação é valiosa, porque caso ela siga com um ataque, mas erre, ela pode ser acertada com golpes nas laterais/ costas, o que vai causar bom dano de vida e reduzirá o cooldown da postura dela.
Existe a estratégia de usar a Combat Art chamada Nightjar Slash, a qual consiste em criar um loop semi-infinito de C.A. > golpe comum > C.A > golpe comum > C.A (e assim por diante). Esse loop vai funcionar melhor se ela ficar encurralada em uma parede, já que ela terá pouco espaço para correr ou esquivar para fora da sequência. E caso ela suba no ar, jogue shurikens até que ela caia, e recomece o loop. Eu não usei essa estratégia, mas sei que é viável, pelo menos com o patch vigente.
Quando você conseguir acabar com a primeira Lady Butterfly, a original aparecerá sentada na estátua e pulará na arena. Os conceitos da segunda luta são os mesmos, mas com a ressalva de que ela começará a fazer ilusões que irão te atacar em conjunto. Caso você tenha Snap Seed, o momento de usá-las é depois que a boss estalar os dedos e criar as ilusões - mas esse item não é fundamental.
As ilusões aparecerão espalhadas no meio da arena, de forma que as laterais estarão livres. Caso queira evitar essa parte, corra em volta da arena, por fora das pilastras, e eventualmente a boss irá dar dispell nas ilusões e as transformará em uma massa gigante de borboletas que se comportam como mísseis teleguiados. Quando essa formação maluca de borboletas acontecer, só corra e tome cuidado para não parar ou ficar preso em um canto. Esse golpe é absolutamente letal, e até a menor quantidade de “mísseis borboleta” pode causar dano letal. Resista a tentação de ficar escondido atrás das pilastras, isso não vai funcionar 100% das vezes.
Ainda na segunda fase, quando a boss atacar, ela criará dois pares de “mísseis borboleta” que ficarão de prontidão para completar os combos dela, então mantenha a guarda levantada até o momento que os “mísseis” te acertarem.
Esse boss é o primeiro salto de dificuldade do jogo, mas vai te ensinar a dar parry rápido - e você vai precisar MUITO pro próximo boss.
A Senhora Borboleta é, de certo modo, um boss opcional. Ela é acessível somente ao ter coletado o guizo da velha que fica nas “Cercanias de Ashina – Escadaria”. O chefe encontra-se no final do cenário.