Quando fui iniciar no modo pesadelo apos ter terminado no hard achei que seria muito dificil, mas por incrivel que pareça achei bem mais facil que jogar no hard, provavelmente pela party que estava usando. Como dica aconselho que utilize dois guerreiros de espada e escudo, um mago e um arqueiro, joguei como arqueiro e o dano eh extremamente alto, chegando a dar hit kill em varias ocasioes. O começo eh a parte mais dificil, sem duvidas, poucas skills e armaduras fracas, morria bastante naquele primeiro mapa, e penei pra passar da missao em vossos coraçoess queimara, mesmo estando no lv indicado. Mas apos essa parte, foi muito de boa o resto do jogo, tanto que fiz bem poucas coisas comparado a vez que joguei no hard, nao coletei fragmentos, nao fiz todas as sides, etc. Apenas upava ateh o lv em que a missao principal pedia. Uma boa forma de upar eh fechar fissuras, dao muita xp e de uma forma bem rapida. Lembre-se sempre de afastar os magos e arqueiros para longe das batalhas e de usar a barreira do mago, de preferencia a vivienne pq a arvores de skills especial dela aumenta o tempo de duração da barreira e ainda tem a skill especial que da ress em todos e cura por um tempo. Enfim, eh mais questao de ter paciencia mesmo, e fazendo tudo de forma bem rapida consegui chegar ao lv 19 ainda ao final do jogo. Sds
Trofeu pra mim não foi dificil terminei a primeira vez no normal pra curtir a historia, depois fiz o modo pesadelo upava ate o level minimo da quest principal e a iniciava, terminei a dificuldade pesadelo no level 16.
-usei uma ladra arqueira, a casandra com espada e um escudo, e 2 magos a viviene e o solas, a vantagem dos magos é que vc pode ficar atacando longe das batalhas e usando o poder de proteção na cassandra (aquela barra azul que protege a life por um tempo) e a cassandra tem um poder que cria uma proteção em cima da sua life, ela fica praticamente com “3 lifes” - e upem assim que liberar o golpe da espada da viviene assim que liberar suas habilidades especiais, essa espada tira o escudo de qualquer boss muito rapido o que é excencial para o modo pesadelo, outra coisa na parte do poço, deixe a morigan beber a agua, o boss final é bem mais facil quando ela bebe e vc não precisa enfrentar um dos dragoes.. (se vc estiver fazendo em uma unica jogada faça um save separado antes do poço, pois existe um trofeu para uma quest que só abre se vc beber a agua) - os magos tem uma habilidade de reviver os amigos e a viviene tem uma especial que revive e enche por completo a life de todos do grupo, -quando liberar nos beneficios comprem a opção que aumenta para 12 o numero de poçoes de cura que vc pode carregar, eos 2 espaços extra para carregar outros tipos de poçoes, o que ajuda bastante é levar um pouco de poçoes de regeneraçao e as granadas de fogo e abelhas um pouco upadas já causam muito danos aos inimigos
Só para deixar claro que se tu terminar o jogo no Hardcore/Suplício você ganha o trofeu do Hard/Dificil. Apenas muito cuidado no menu de Opções do jogo para não resetá-lo ao apertar o , pois ao resetar sua dificuldade vai para o Normal e você perde a chance de ganhar ambos os trofeus.
Caso queira jogar somente uma vez, pode começar o jogo no modo Nightmare. A grande diferença desse modo é que os inimigos dão muito mais dano. Recomendo fazer o upgrade da poção de cura e da regenerativa o quanto antes possivel. Recomendo comprar a perk que aumenta o numero de poções o mais rápido possivel e depois as perk que dão mais exp para cada livro lido (é a primeira perk de cada categoria).
A parte mais difícil é Their Hearts Will Burn/Vossos Corações Queimara. Antes de chegar nessa parte faça tudo o possivel no jogo nas áreas que liberou até agora para subir o máximo de nivel que puder. Evite de usar poções e de usar as recargas das poções pois vai precisar na parte de virar o trabuco.
Para o chefe final recomendo estar no nível 21-22.
Os inimigos mais chatos para fazer o troféu são os dragões de nível mais alto. Se tiver tendo problema para mata-los. Termine o jogo para conseguir o troféu de dificuldade e depois volte o save anterior, e diminua a dificuldade para matar os dragões e conseguir o troféu.
O resto dos troféus é bem fácil de fazer em qualquer dificuldade.
Complementando as dicas dos colegas, aqui vão algumas que me ajudaram a rushar esse troféu:
1- Missões cronometradas: Ao mandar Cullen, Josephine ou Leliana em uma missão cronometrada, VC pode ir nas configurações e avançar o tempo do seu sistema. (Coloque no dia seguinte, e no dia anterior de novo) Muito útil para ganhar alguns pontos de influencia logo no inicio do jogo, equipamentos, amuletos de poder e farmar ervas em certas missões cronometradas para aprimorar suas poções
2 - Duplicar item: é possível duplicar itens após desbloquear a SkyHold. Vá ate o baú onde guarda item, e escolha um item do baú que VC queira duplicar. Aperte (para retirar o item) e ao mesmo tempo. Se tudo der certo vai aparecer uma copia do item no seu inventario e outra continuara no baú. (Muito util para duplicar amuletos de poder e armaduras e fechar a build do seu personagem e membros da party early game)
A parte mais difícil do pesadelo é sinceramente o “tutorial”, derrotar o primeiro demônio. Depois disso, o jogo flui normalmente, basta tentar ser o mais meticuloso possível em cada mapa, principalmente em Terras Distantes. A quantidade de quests que te dão é bem grande, mas vale a pena pelo grinding que é possível fazer nesse início.
Joguei com um mago cavaleiro encantador usando na party: Cassandra, Sera e Solas/Varric. Essa combinação foi útil principalmente no início do jogo, onde a classe sofre pra tankar ataques, mas chega uma etapa que a build certa de barreiras a torna autossuficiente. Tanto é que joguei apenas no pesadelo o jogo inteiro e não senti muitas dificuldades.
Pra quem já zerou uma vez em qualquer outra dificuldade e possui a dlc do Trespasser, caso vá utilizar uma classe mágica, recomendo muito pegar o cajado “Bis!” ou “Encore”, em inglês. A habilidade passiva dele é excelente .
Nesse modo eu finalizei no level 18 para 19. O segredo é conseguir boas Schematics para craftar itens, pois assim não precisa de level para usar. E também materiais de Tier 3, principalmente o metal “Silverite” em Emprise Du Lion que tira a restrição de classes da armadura, assim você pode usar uma Heavy Armor, que são as de maior Armor Rating, em um mago, por exemplo. As melhores Schematics estão nas Dungeons do mapa Hissing Wastes ou no mercador que tem o cão de guarda que tbm fica nesse mesmo mapa. Tem video no Youtube que mostra as localizações. E não esqueça de upar suas poções, eu usei a Regeneration Potion e Jar of Bees. Desculpe é que meu jogo tá todo em Inglês. kkkk Boa Sorte!
Platinei o jogo com um Inquisitor Rogue (Dual Dagger - mais tarde Assassin). Consegui alternar tranquilamente a party, mas a que eu utilizei com mais frequência foi a companhia da Cassandra (TANK, tanka menos que o Blackwall mas como Templar dá uns buffs maneiros pros DPS), Solas (SUP, buildado com Frost e Barrier) e a Sera (famosa rasga tudo). O início é bem difícil (mas muito mais divertido que nas outras dificuldades), porque você não tem muito o que fazer. O meu segredo foi o seguinte: o rogue tem o fomigerado Stealth, habilidade que ele já começa equipado. Por má formulação do jogo, você consegue usar o Stealth no meio de combates e fugir. Até aí tudo bem. Acontece que quando você vai pra longe do combate, os corpos dos seus aliados também te seguem. Essa é uma ótima forma de “recomeçar” a luta, porquê exceto nas Breachs, o PV dos seus inimigos não costuma regenerar. Uma outra estratégia muito boa é deixar o Solas parado longe do combate ( > Hold Position) e usar seu rogue bem kamikaze pra causar o máximo de dano possível antes de morrer. Quando morrer, é só alternar pro Solas e puxar o corpo do seu inquisitor pra longe do combate, e repetir até você terminar a luta hehehe. Perto do nível 10 (que corre bem mais rápido que nos outros jogos) você não tem mais problemas em combate, seus DPS provavelmente já estão com um dano proporcional a dificuldade do jogo, e o seu tank já tem mais de 3 taunts.