Vamos as dicas! 1) As configurações do jogo: - Dificuldade classic; - Ironmanmode desligado; - Ative o meld tutorial; - Ative a linha de quest Progeny (O soldado Zang que você adquire nessa missão vai ser importante); - Comece na Africa; - Abuse dos saves, quando terminei o jogo eu tinha 30 saves guardados. (1 pra cada semana antes de ir pra missão ou construir as coisas e 2 pras missões que a cada round eu salvava em um dos 2). 2) Complicações: Os 3 primeiros meses serão seu calcanhar de Aquiles. Vai chegar em um momento que você vai pensar que vai ser impossível conseguir, mas fazendo as coisas certas os meses restantes serão bem tranquilos. Foque em Workshops (pra ganhar engenheiros e as construções ficarem mais baratas), faça satelites e satelites uplinks com atencedência, escolha bem suas pesquisas como SCOPE e arctrower (pra avançar na história até o Outsider), beam weapons eu só fui pegar no fim do terceiro mês (fiquei praticamente os 3 meses usando as armas do início do jogo). 3) Diferenciais: Você terá que usar apenas 4 soldados o jogo todo, então a minha recomendação é otimizar da melhor maneira possível. Meu esquadrão foi formado por 2 snipers, 1 assault e 1 heavy (Zang, que eu disse antes que será importante). Sniper: Sniper é a melhor classe disparada desse jogo, ainda mais usando a build: squadsight, Damn Good Ground, Battle Scanner, opportunist e doubletap. Use no sniper a gene mode mimetic skin, vai ficar tri apelão. Serve tanto titan armor quanto archangel armor para essa classe no mid e end game. Assault: Assault é o cara que vai buscar aonde quiser qualquer alien na missão, ele vai ser o diferencial pra matar Sectopod. Utilize a build: aggression, close and personal, rapid fire (muito Op com alloy cannon), bring em on e killer instinct. NÃO faça o assault aprender a gene mode mimetic skin, porque vai atrapalhar essa build com a ghost armor. Como disse, equipe scope + shotgun laser + ataques short range vai fazer estrago. Heavy: Heavy não parece, mas serve de controle. Com as bazukas você vai matar muitos aliens no early game e controlar hordas no end game. Utilize a build: bullet swarm, shredder rocket, heat ammo, danger zone, rocketeer. Scope e mimetic skin nesse rapaz também vai ajudar muito. Obs.: Granadas fazem muita diferença no early game, mas no mid e no end game você nem vai usar. O Zang é importante pelo seguinte motivo, ele tem garantia de ter poderes psíquicos. Ou seja, na última missão você vai usar ele pra ser o escolhido pra gallop chamber.
Faça as exault mission, não pule nenhuma missão abduction, sempre que algum soldado seu morrer ou tomar um crítico volte um load do turno (não esqueça dos saves!), coloque os satelites apenas quando algum país ficar com pânico alto (amarelo, laranja ou vermelho), faça as council mission (a primeira, dos thin man, é bem complicada). Fora isso, faça bem os seus snipers! Eles serão o diferencial. Ah, e pode ter a Officer Training School, mas só não pode comprar o upgrade do SQUAD SIZE 1 e 2, os outros upgrades pode comprar a vontade (principalmente o de soldados ficarem menos tempo machucado).
Alguns links que me ajudaram muito: http://xcom.wikia.com/wiki/Research_projects_(XCOM:_Enemy_Unknown) https://gaming.stackexchange.com/questions/89098/what-is-the-perfect-base-layout https://www.truetrophies.com/t70421/an-army-of-four-trophy