Bom, antes de mais nada eu devo dizer que esse troféu é difícil e trabalhoso, você certamente morrerá centenas de vezes mas não é impossível de obtê-lo. No final é capaz de você achar que é menos difícil do que você tinha imaginado, afinal não é um bicho de sete cabeças.
Provavelmente você tentará este troféu por ultimo, o que é TOTALMENTE recomendado porque nesta altura você já conhecerá o jogo, os padrões e é claro a localização das chaves e dos ‘gels’ que será seu melhor amigo na jornada. Lembrando que não adianta pensar que passar correndo será uma atitude inteligente, porque você estará redondamente enganado.
Coletar gel, desarmar armadilhas explosivas quando puder, pegar as chaves que estão fáceis e usar e abusar dos checkpoints (explicarei mais para frente) é extremamente importante para não se frustrar.
Começando o jogo, vá coletando todo o gel que puder e faça upgrade nos seguintes atributos na ordem a seguir:
Do capitulo 1 ao 3, foque-se em juntar gel e upar a corrida (Maximum Sprint Time) para o level 4.
Em seguida, antes do capitulo 6 certifique-se de fazer upgrade dos arpões “Flash Bolt” levando-o para o level 4 e o “Shock Bolt” para o level 3. Não esqueça, é muito importante ter o Flash Bolt upado para não sofrer muito no começo do capitulo 6!
Após os upgrades já mencionados, foque-se em fazer upgrade no stock do Agony bolts (para você poder carregar mais arpões) e após você conseguir o Rifle (que será uma arma primordial) comece upando o Damage para o lvl 4 e o Critical desta arma para o level 3 e a capacidade de carregamento para o level 2. Assim, você terá uma arma que matará muitos inimigos com apenas um tiro bem dado.
Após os upgrades mencionados você estará numa parte do jogo que vem bastante munição e infelizmente você não estará conseguindo ‘coletar tudo devido ao inventário cheio’, use um pouco de gel para upar o Stock da Handgun, Shotgun, fósforo e Rifle para o level 2, o que ajudará você carregar mais itens.
Feito isso, não se anime! Antes do capitulo 11 é bastante importante você juntar pelo menos 75 mil gels para quando pegar a Magnum poder fazer um belo Upgrade no Damage dela, tornando assim as batalhas com alguns chefes bem mais simples. Após upar tudo já mencionado e sobrar alguma coisa, faça upgrade no atributo que você acha que vale a pena “dependendo do seu tipo de jogo”. Eu por exemplo, utilizei o que ganhei depois dos upgrades necessários para upar o dano da Handgun e Shotgun.
A estratégia geral é utilizar o cenário ao seu favor, apesar de todo upgrade que recomendei, a verdade é que você não deve atirar desnecessariamente, tudo vai girar no quanto você pode ser engenhoso. Utilizando massivamente itens encontrados no cenário para se dar bem, como por exemplo as garrafas! Sim, garrafas são extremamente úteis no começo do jogo, mas ao mesmo tempo traiçoeiras. Nas outras dificuldades ignoramos elas, mas no Akumu você se verá obrigado a utiliza-las. Utilize as armadilhas de urso a seu favor, queime inimigos deitados sempre que puder antes que eles levantem no momento de ação. E mate furtivamente sempre que der.
No capitulo 3, o jeito mais fácil de passar aquela parte do vilarejo é utilizando as armadilhas de forma inteligente, sabe a casa onde o Doutor Jimenez se esconde no forro? Então, sempre atraia inimigos para lá e utilize a armadilha de espetos. Preste sempre atenção por onde eles entram, se baterem na porta corra para a alavanca correta, mas cuidado porque alguns entram pela janela, o que vai requerer a utilização da outra alavanca. Fique alternando os lados, chute a porta da casa para atrai-los e fique de olho por onde eles vão entrar. Você é capaz de matar quase todos os inimigos da área só atraindo eles para as armadilhas. Deixe o Doppelganger do Ruvik por ultimo, pegue a tocha que está no chão na frente da carroça e quando ele estiver próximo ao celeiro, corra até ele e o queime! O atirador pode ser morto pela janela do segundo andar, no quarto onde o doutor está escondido.
Já o lance de utilizar os checkpoints ao seu favor arremete justamente a isso, sempre que você notar que o ponto foi salvo, você pode arriscar desarmar algumas bombas e logo em seguida ir ao manicômio para salvar, aos pouquinhos você vai coletando os itens e ‘salvando’, para caso você morra, você já tenha tudo estocado. Isso pode ser feito durante todo o jogo, só basta ter um espelho ou checkpoint favorável á vista. É fácil revirar a área pegando os gels se você souber onde o ponto pode ser salvo.
Ainda no capitulo 3 o jeito mais econômico de matar o Sadista é atrai-lo inúmeras vezes á casa das armadilhas de espetos. Sempre prestando atenção para ver por onde ele vai entrar, manuseando as alavancas corretamente você pode mata-lo sem desperdício de munição.
No capitulo 5, você enfrentará a Laura-Reborn. Tenha 2 arpões congelantes e um explosivo, além de alguns fósforos. Em menos de 2 minutos ela estará morta. Segue esse vídeo genial, que testei e aprovei:
O começo do capitulo 6 pode ser infernal a menos se você tiver seguido minha dica de upar a Flash Bolt. Quando os inimigos começarem a entrar, mate os dois primeiros explodindo um dos barris e em seguida rapidamente empurre o outro barril deixando-o entre as duas janelas, mate os outros dois inimigos que entrarem explodindo o barril e chute-o pra cima do terceiro inimigo, para queima-lo também. Equipe a Flash Bolt e quando tiver mais 3 inimigos na sala use uma flash e pegue o outro arpão em cima da mesa. Joseph abrirá a porta. Lá em baixo é mais difícil, mate as duas primeiras ondas com os dois barris e em seguida quando tiver novamente uns 3 inimigos, utilize outra flash mas “não os mate”, ganhe tempo deixando eles cegos por alguns segundos. Cairão mais inimigos, use outra flash e alivie o comodo matando com a faca alguns. Se notar que estão aparecendo mais inimigos, não arrisque e utilize outra flash repetindo o esquema de ganhar tempo até a porta se abrir.
Na área seguinte você poderá novamente utilizar o checkpoint ao seu favor. Não vá ao fundo da área! Vá matando furtivamente os inimigos que aparecerem perto da onde tem o espelho, chute a porta do lado esquerdo para atrair um inimigo de cada vez e sempre atraia para a localização do Joseph. Ele vai matar o inimigo com o machado para você. Quando vc tiver limpo o caminho esquerdo, entre na casinha e ative o gerador, volte e no lado direito da área terá duas alavancas, puxe a da esquerda para coletar peças e abrir os dois baús, mas cuidado com o inimigo com a dinamite! Quando você sentir que todos os inimigos da área foram mortos, vá para o fundo da área e dê checkpoint. Seja rápido e atire nos inimigos que estão manejando a turret de espetos, utilize as Shock bolts para ganhar tempo e tente o mais rápido possível derrubar as quatro gaiolas e ir novamente checar o point no Sadista.
Neste ponto você pode morrer e ao renascer não terá nenhum inimigo na área, aproveite para desarmar algumas bombas e quando tiver tudo pronto para ir, vá pelo lado direito do local e empurre o barril que está próximo a escadinha de metal para a área do Sadista, em seguida a batalha começará. Atraia ele para próximo aos dois barris e exploda-o. Essa batalha não tem uma estratégia fixa. Tirando os barris, você pode abusar dos arpões comuns e tiros de shotgun se você tiver.
Ainda no capitulo 6 você enfrentará os gêmeos Neun e Zehn no cemitério, mas é bem fácil. Quando o primeiro guardião se libertar, passe por ele e corra para o fundo do cemitério. Tem um mausoléu com os lados abertos, você pode se esconder lá dentro. Joseph aparecerá em cima do muro e os dois inimigos ficaram tentando ataca-lo. Você pode sair do mausoléu e dar alguns tiros de rifle na cabeça deles, voltando ao esconderijo sempre que eles te verem, além de utilizar alguns explosivos quando os dois tiverem próximos um do outro.
Mais á frente, você encontrará o cão sentinela. Esta é uma batalha bem chata, utilize Shock Bolts para para-lo e rapidamente atire Explosive Bolts, sempre mantendo distancia. Quando eles estiver nos arbustos utilize granadas e por fim a Shotgun pode ajuda-lo a terminar o serviço. Mas cuidado com as armadilhas de urso espalhadas pela área, estas infelizmente irão lhe garantir várias mortes.
No capitulo 7, enfrentar o “The Keeper” não é difícil, com dois tiros de rifle você abate ele, mas eu recomendo fortemente você utilizar a estratégia do troféu “I Dont´t Have Time for This!” que é o jeito econômico de passar. Você precisará de quatro balas de Rifle e uma Freeze Bolt.
No capitulo 8 você pode criar três Shock Bolts e atira-las em volta na manivela, para quando os inimigos miudinhos caírem, eles não te matem enquanto você gira a manivela.
Capitulo 10 você enfrentará o Almagama Alpha no estacionamento e ele tbm é um Boss bem chato. A dica é utilizar o Rifle atirando no olhinho quando ele estiver te procurando. O Rifle upado dá um show nesta batalha, quando ele deitar atire umas granadas, quatro granadas já levam ele para a segunda forma (perto de morrer), congele-o com Freeze Bolts e atire com a Shotgun ou com o Rifle para mata-lo.
No final do capitulo 12 é possível que você sinta dificuldade de passar aquela parte da metralhadora sem morrer, então posicione-se atrás do carro vermelho que está virado e mire com o Rifle no quadril do inimigo que está manuseando a metralhadora, aquele vãozinho entre a metralhadora e o teto do carro é o suficiente para você matar o inimigo e correr até lá sem perigo.
No capitulo 14 você enfrentará o Quell, com a Magnum upada ao máximo ele não será problema, mas recomendo guardar umas quatro balas para depois. Com uma Frozen Bolt para paralisa-lo e alguns tiros de Magnum você põe fim a ele, caso ele não morra, você pode terminar o serviço com o Rifle ou com a Shotgun.
No capitulo 15 você enfrentará as ultimas armadilhas do Ruvik, primeiramente faça algumas Flash Bolts, o que lhe ajudará a enfrentar as hordas de inimigos. Se puder, lance uma Shock Bolt no centro da área para pegar o spawn do Doppelganger do Ruvik. Para o Sadista abuse da Shotgun e do Rifle (se ainda tiver munição). Na área seguinte, você pode utilizar duas Explosive Bolts para matar rapidamente os 4 inimigos que ficam atirando lá de cima. Ou você pode tentar abate-los com o Rifle.
Adiante, você enfrentará dois “The Keepers”, se você conseguiu guardar as 4 balas de Magnum, mata-los será moleza. Como são os últimos inimigos que você precisará usar munição, use e abuse do restante de seus itens, se tiver Explosive Bolts em pouquíssimos segundos você será capaz de mata-los.
Por fim, eu ressalto que tenha paciência, progrida calmamente focando-se em pegar Gel, destrancar os armários e coletar peças. Pessoalmente cheguei lá no capitulo 15 com 92 peças, o que tornou os últimos momentos realmente fáceis. Abuse dos ataques furtivos e aprenda queimar os inimigos de forma inteligente, muitas vezes você conseguirá matar 3 inimigos com um fosforo só.
esse sem duvida,é um dos mais extremamente difícil de todos os tempos no mundo dos games,e não é exagero,para ganhar ele,ou pelo menos tentar sem que você quebre o seu controle ou o jogo,você deve terminar o game na dificuldade (AKUMU),traduzindo modo FDP dos infernos. aqui você nada mais nada menos,morrera com apenas um ataque,de qual quer coisa.ate mesmo armadilhas.e até na quela parte do Ch 9,em que você tem que enfiar as agulhas nos 3 Cérebro…a game play esta totalmente insana,munições estão bem limitadas,ha muito mais monstros,e também os mais apelões já estão no começo,EX:aquele que é um fake do ruvik,e por ai vai,enfim tente achar todas as chavinhas dos armarios,do save game,isso sem duvida irá ajudar,pense bem antes de fazer as atualizações,mais recomendo que foque no poder de fogo das armas,seguida de estoque e o fundamental,que são os dardos,principalmente o de choque e o de luz,e claro a stamina.ao enfrentar os monstros aconselho sempre se possivel tiro nas pernas,e taque fogo,cuidado,porque alguns levantão muito rapido.cada capitulo pode ser um verdadeiro inferno,principalmente o 6,10,11 e 12,prepare-se para morrer muito,talvez não 581,igual no meu caso,mais isso sera frequente,mais se voce realmente deseja essa PLATINA,persista,porque em varios momentos voce,vai querer desistir.
Na 1ª parte mate apenas os 2 primeiros inimigos, depois fique rodopiando e enrolando os 3 zumbis que entram, evitando assim que realizem respawn.
Na 2ª parte mate 4 INIMIGOS, nem mais nem menos. e realize a mesma operação. Sugiro também guardar peças e upar a flash bolt, assim passar dessa parte fica ainda mais fácil.
Bem Provavel que voce esteja Arrancando seus Cabelos e Veio Aqui Para Ter alguma Ajuda Vou Deixa mais uma dica: No Capitulo 6 Será o Grande Teste Se voce merece o Trofeu. Mais quando Voce Chegar na Casa em Chamas Depois Que Conseguir matar os 2 Primeiro Monstros Fique Fugindo e Evitando Matar mais algum para que Eles nao se Dupliquem Mais… Use uma ou 2 Flash e vai sair dai de boa, Quando Chegar na segunda parte da casa fique Do lado do Japa e sempre Usando Flash e Choques para atrasar as Criaturas e Não Vim mais Outras. Ja quando chegar no segundo cenario seja esperto Va para direita e agache e mate duas criaturas na faca e suba a escada lá use uma flash e mate mais duas criaturas na faca corra para baixo e volte para proximo do espelho e va para o lado esquerdo la mate a criatura na porta e chute a porta para vim uma criatura e repita o processo até não sobra nenhuma,mais cuidado com o desgraçado no primeiro andar ele pode te acertar. depois disso ative a alavanca e volte para o lado direito e acabe com a criatura com o dinamite,feito isso relaxa respira e va para a frente do portão acabe com o desgraçado que fica mandando espinhos e em seguida vá acabando com os outros seguindo a ponte, terminando com o ultimo é só descer e enfrentar o loucão da serra. acredito que agora fica mais facil. Já na parte dos gigantes não tem erro é só ir para uma sepultura que tem um buraco em baixo e fica esperando eles ficarem de costa e acaba com a raça deles… ´Por ultimo o cachorro louco, Não fique correndo va para a frente do portão e espere ele se aproxima e acerte ele com uma shotgun e ele irar cair nisso pipoca ele e rapidamente use uma choque nele para segurar ele mais um tempo e novamente pipoca ele,repita isso mais uma vez e esta ai ele fritado como voce quer. Capitulo 6 é a porta do inferno se voce não souber fica na moita ir para cima de qualquer geito é levar um game over na cara. Boa sorte guerreiro
Segue um link de uma play list onde ele faz o speed run no AKUMU mode o tempo de finalização é de pouco mais de 4h pra quem ta com dificuldade, ta aí um GUIA em vídeo para o delicioso (e um dos se não o mais dificil)