É preciso terminar na dificuldade HARD caso esteja em busca da platina. Decidindo se começará o jogo pelo NORMAL ou pelo HARD, tenha consciência que é obrigatório terminar no HARD. Caso inicie a primeira vez no HARD, saiba que o jogo terá momentos de frustração para você, já que teoricamente você não sabe o que virá mais adiante. Para quem se garante que consegue de primeira e não teme perder pontos no fator diversão, beleza. Mas se você é daqueles que prefere aproveitar o jogo antes de fechar a platina, vá sem stress no NORMAL.
As dicas gerais para se jogar na dificuldade HARD são:
- Salve com grande frequência: preferencialmente em mais de um slot, já que você não sabe quais localidades seguirá adiante. Na maioria dos casos você nunca mais retorna aos locais visitados, exceto a primeira cidade em que zanza por mais de uma vez, mas também somente no início do jogo.
- Preste atenção no radar. Stranger's Wrath é um misto de jogo de tiro e terceira e primeira pessoa, então para quem está acostumado a jogar FPS sabe que o mapa/radar é crucial.
- General Stores: três das grandes cidades possuem esses estabelecimentos e são altamente recomendados para upgrade/atualização de munição, aumento de stamina e outros meios de não sofrer tanto no Hard. Lembre-se que dificilmente você conseguirá os 20 mil Moolah no Hard, então gaste bem o dinheiro que adquirir em atualizações que irá usar durante o jogo.
- Evite ser visto: use habilidades dignas de Metal Gear Solid aqui. O jogo tem muitos elementos de stealth, abuse deles a todo instante, facilitando a captura de foras-da-lei. Permaneça escondido na vegetação alta, use Chippunks/Serelepes para atrair inimigos de grupos e capture-os individualmente. Abuse de Stunkz/Gambafos caso algo der errado e precise de um plano B. Use a estratégia que o jogo lhe permite fazer uso e não passe sufoco só porque acha que consegue passar no tiro. Para isso existe o Zapfly/Mutucas. Espere que carreguem e apenas um tiro já deixa inimigos convencionais com três estrelas amarelas e vulneráveis à captura.
- Não se preocupe em capturar chefes fora-da-lei vivos. A barra de estamina deles é muito grande e em menos de segundos ela enche novamente. A menos que saiba fazer uso de algo que desabilite-os antes de matá-los, não perca tempo tentando capturá-los vivos.
A parte mais difícil do jogo não será mencionada no guia por questão de SPOILERS e tampouco é uma parte em que chefes são o problema. Um dos piores casos em videogames é a luta contra o relógio e aqui você terá três minutos e meio para fugir e esse tempo é MUITO POUCO caso não saiba o que está fazendo. Frustrações a parte, é possível passar desse trecho sem precisar arrancar os cabelos nem mesmo matar ninguém, o que dirá xingar a empresa que fez o jogo.
Ainda assim, se quiser saber que parte é essa ou não tem problema com spoilers, assista o vídeo abaixo. Eu também achei impossível, até ver que tem como atalhar nesse trecho, assim como em um outro, mais lá em cima. Recomendo esse atalho, por ser mais fácil e administrar a cura é muito mais eficaz:
Fora esse trecho, o troféu Mo Moolah será seu nêmesis se estiver jogando no HARD. Consegui chegar a 17 mil na metade do jogo e sem nenhuma chance de adquirir mais. Então é recomendado jogar até a metade uma segunda vez no easy, capturando todos os fora-da-lei vivos e dando um boost rápido na grana.
Cuidando dos troféus perdíveis (12 no total), a jornada é tranquila, salvo algumas parte na maior dificuldade mesmo.
Não deixe de ver meu guia feito para o jogo, ele serve tanto para PSVITA quanto para PS3. Você encontra ele AQUI.