As aeons Valefor, Ifrit, Ixion, Shiva e Bahamut fazem parte da história e são obrigatórias, abaixo vou listar as outras 3 que são opcionais:
Yojimbo: Para consegui-lo vá para as cavernas, para isso nas Calm Lands vá para a parte mais ao topo e a direita, passando a Monster Arena. Lá passe pela caverna e vença Yojimbo.
Anima: Para consegui-lo você deve ter pego todos os tesouros de cada Closter of Trials (listados abaixo), então após os eventos com Master Mika, coloque essas coordenadas na nave: X: 11 - 16 | Y: 57- 63 | Z: Qualquer. Vá derrote o chefe, peque os itens do templo e ative todas as estatuas, se faltar alguma é porque você não pegou o tesouro de algum lugar, volte as Cloisters of Trials e pegue o tesouro.
Você precisará pegar e usar as destruction sphere durante sua visita em cada Closter of Trials (onde Yuna sempre adquire um novo aeon)! Se esquecer de algum na sua primeira visita, não tem problema, poderá revisitá-los depois. Abaixo segue a estratégia de solução de quebra cabeça de cada Closter of Trials:
Cloister of trials-Besaid Temple toque no símbolo a sua frente para surgir um novo símbolo. Toque neste (touch glyph) e prossiga. -Pegue a glyph sphere na parede e desça as escadas. Ponha esta na porta lá embaixo, logo depois a tire da porta e prossiga. -Ponha a glyph sphere logo mais na parede à esquerda. Pegue a destruction sphere. Elas servem para descobrir tesouros secretos. Cada trial tem uma. -Siga pelo corredor e toque nos símbolos, Uma passagem será aberta, coloque sua destruction sphere no pedestal na parede e pegue a besaid sphere lá dentro. -Coloque a besaid sphere na porta que você passou lá atrás, e coloque a destructon sphere onde você achou a besaid sphere. -Pegue a besaid sphere de volta e coloque-a no pedestal. Antes de prosseguir pegue o tesouro no final do corredor: uma rod of wisdom. -Prossiga pelo caminho aberto pela besaid sphere e mova o pedestal (pressionando o direcional) até a marca no chão. Você completou seu primeiro cloister of trials.
Cloister of trials-Kilika tmeple Depois da animação espere o elevador voltar e suba nele, depois de falar com Dona. Siga em frente e escolha a primeira opção. -Aqui a coisa é óbvia, pegue a kilika sphere do pedestal e coloque-a na porta. Depois tire-a. -Agora coloque a kilika sphere no buraco à frente. Aparecerá um símbolo, tire a kilika sphere e toque no símbolo para abrir a porta. -Com a kilika sphere em mãos, vá para a próxima sala e toque no símbolo no chão à direita. -Um pedestal aparecerá, coloque a kilika sphere nele e empurre-o ate o símbolo (se tiver dificuldade use o direcional para empurrá-lo). -Agora pegue a kilika sphere da parede à direita e substitua por uma gliph ephere da primeira sala. Uma passagem se revelará. Pegue a destruction sphere. -Desça as escadas, e troque a kilika sphere da parede à direita pela destruction sphere, pegue o baú com um red armlet. -Agora coloque a kilika sphere na porta acima e tire-a. Você completou o Trial de kilika temple.
Cloister of Trials-Djose Temple Pegue as duas Djose Sphere dos cantos e insira-as na porta. -Siga em frente, e pegue duas das três Djose Spheres no centro e insira-as nas duas aberturas à direita. -Empurre o pedestal do centro até a direita, abaixo do pedestal no teto (o pedestal deve ter uma djose sphere). -Retire e insira novamente uma das djose sphere na parede para o raio atingir o pedestal no chão. -Agora pegue alguma djose sphere e insira no buraco à direita da porta, para abri-la. -Agora insira duas djose sphere no pedestal do chão, e empurre-o até os raios na porta recém-aberta. -Siga em frente, pule no pedestal e pule na outra plataforma. -Empurre o pedestal na sua frente (usando X, ou O na versão internacional) para ativar um símbolo. -Volte para a outra sala (pulando no pedestal), pise no símbolo à esquerda dessa sala para fazer o pedestal retornar. -Pegue uma das djose sphere do pedestal e coloque no buraco à esquerda da porta para ativar outro símbolo. -Pegue a outra djose sphere do pedestal, volte à sala inicial e coloque em um dos buracos para ativar outro símbolo. -Pegue a Djose Sphere no canto direito da porta na sala seguinte, e coloque no outro buraco da sala inicial para um novo símbolo. -Com o desenho completo um símbolo vai surgir na parede à esquerda desse símbolo, e uma nova plataforma sob o símbolo. -Toque no símbolo à esquerda e revele uma sala com a destruction sphere, pegue-a. -Pise na plataforma que surgiu no símbolo do centro para ir ao andar seguinte. -Empurre os 5 pedestais da sala usando X (ou O na versão internacional) para revelar um pedestal e uma abertura. -Não vá na abertura ainda, insira a destruction sphere no pedestal para revelar um baú com uma Magic sphere. -Agora pode subir as escadas à esquerda para encerrar o Cloister of Trial de Djose.
Cloister of Trials-Macalania Temple Desça pelo único caminho disponível, não retire a Macalania Sphere da abertura, e empurre o pedestal para a direita. -Agora empurre-o para a frente (em direção à outra abertura com uma macalania sphere), revelando uma nova passagem. -Agora pegue a Glyph Sphere que está no pedestal ligado a uma coluna no andar de cima, e insira-a na abertura no canto esquerdo do andar de baixo para elevar uma plataforma. -Volte para o andar de cima, e pise no símbolo no chão à esquerda para fazer o pedestal voltar. -Empurre-o de novo para a direita, e coloque a macalania sphere do canto direito (que ativa o gelo onde está o pedestal) ou a outra macalania sphere do canto esquerdo (da plataforma que você elevou) no pedestal. Com alguma delas no pedestal, empurre-o novamente para frente, fazendo-o descer para o andar de baixo. -No andar de baixo empurre o pedestal para a direita para ele se juntar à coluna e revelar uma plataforma. -Pegue outra macalania Sphere no andar de cima (ou na direita ou na esquerda) e coloque-a no pedestal unido com a coluna no andar de baixo, à esquerda; para revelar outra plataforma. -Agora volte e tire a macalania Sphere da abertura que ativa o andar de baixo, e coloque-a no pedestal daonde você tirou a glyph sphere. -Pronto, agora suba e antes de atravessar o caminho, pise no símbolo que surgiu logo ali. Empurre o pedestal que surgiu e lá em baixo pise no símbolo no chão à esquerda para fazer o pedestal descer. -Pegue a macalania sphere do pedestal unido à coluna e coloque-a na abertura que libera o andar de baixo. -No andar de baixo retire a macalania sphere do pedestal unido à coluna, e coloque-a na abertura à direita do andar de cima (que ativa o gelo). -Agora empurre o pedestal para a direita, e para a frente para novamente fazê-lo descer. -Vá para o andar de baixo, pegue a destruction sphere e insira-a na abertura ao lado da abertura que você inseriu a glyph sphere, à esquerda (é a única que você ainda não usou). -Assim o tesouro é revelado, abra o baú para receber uma luck sphere. -Com o tesouro revelado, agora você deve fazer as plataformas surgirem novamente. Pegue a Macalnia sphere na abertura à direita, no andar de cima (que ativa o gelo) e coloque-a no pedestal no andar de baixo que está unido à coluna, à esquerda, para revelar uma plataforma. -No andar de cima pegue a Macalania Sphere na abertura que ativa o andar de baixo, e coloque-a na que ativa o gelo. -Pise no símbolo do andar mais acima (que você pisou para ativar uma destruction sphere), e empurre o pedestal que apareceu para baixo. -Pise no símbolo do andar abaixo para que o pedestal desça, empurre-o para a direita e retire a macalania sphere da abertura que ativava o gelo e coloque-a na abertura que ativa o andar de baixo. -Empurre o pedestal para a frente, e lá embaixo empurre-o para a direita, unindo-o com a coluna revelando uma plataforma. -Agora pegue a Macalania Sphere que ativava o andar de baixo e coloque-a no pedestal unido à coluna deste andar. -Pronto. Agora suba e atravesse as plataformas que surgiram. Sem Aeon dessa vez (você acabou de ganhar Shiva também…).
Cloister of Trials-Bevelle Temple -Siga em frente e empurre o pedestal. Então acompanhe a plataforma até o fim, e aperte X (ou O na versão internacional), para seguir o caminho. -Agora você andará com a plataforma, espere o primeiro símbolo passar e quando o segundo símbolo passar aparte X (ou O) quando a seta apontar para a esquerda. É um pouco difícil apertar na hora certa, mas se não cosnseguir espere a plataforma andar até o fim, volte e tente de novo. -Pegue a Bevelle Sphere da parede e insira-a no pedestal. -Agora empurre o pedestal, e com a plataforma volte, ou caindo no final ou apertando X (ou O) quando passar pelo próximo símbolo e a seta apontar para trás. -Quando passar pelo símbolo de novo escolha agora o caminho da direita. Pegue uma das Bevelle Sphere do pedestal e insira-a na parede. -Empurre o pedestal para a esquerda e volte à plataforma, Agora volte, ou caindo ou pelo símbolo, e passe pelo primeiro símbolo (que você ainda não escolheu), escolhendo o caminho da direita. -Descendo a plataforma, escolha a direção para frente no símbolo que aparecer. Desça tudo, pegue a Bevelle sphere na parede e coloque-a no pedestal -Empurre novamente o pedestal e volte com a plataforma, e quando passar pelo símbolo escolha o outro caminho agora (para o lado). -Com a plataforma ignore o primeiro símbolo, e escolha a direção para a direita no próximo símbolo. Pegue a glyph sphere na abertura da parede. -Volte e vá para o local onde você pegou a Bevelle sphere (descendo com a plataforma). Coloque a glyph sphere aqui. -Volte com a plataforma e vá pelo caminho do lado, escolhendo o caminho da direita no último símbolo. -Aqui insira alguma Bevelle Sphere na abertura, para liberar o caminho. Empurre o pedestal de volta para andar com a plataforma. -Quando cair escolha a direção para a direita no próximo símbolo, e pegue a glyph sphere que você deixou na abertura. -Volte novamente para o caminho, e quando passar pelo símbolo escolha a direção para o lado. -Vá ao último símbolo e escolha o caminho da direita. Insira a glyph sphere na abertura à frente, e pegue a destruction sphere. -Volte empurrando o pedestal, caia e escolha o caminho para trás no símbolo, e escolha o caminho da direita no segundo símbolo. -Insira a destruction sphere na abertura aqui para revelar uma segunda plataforma. Volte com a sua plataforma (empurrando o pedestal) e vá até o fim, para cair. -Voltando escolha para frente, e pegue o primeiro símbolo à direita. Empurre seu pedestal novamente pelo outro caminho, seguindo com a nova plataforma para cima. -Suba as escadas e abra o baú para uma HP sphere. -Antes de seguir em frente, pegue uma Bevelle Sphere no pedestal e insira-a na abertura em frente. Então, pise no símbolo ao lado para fazer o pedestal surgir ali. -Empurre o pedestal no novo caminho, pegue a plataforma e abra o baú para uma Knight Lance. Você só vai poder empurrar o pedestal se ele estiver com uma Bevelle Sphere, então você tinha que ter duas no pedestal quando subiu. -Pegue o caminho da direita e encerre o cloister of trials.
Cloister of Trials – Zanarkand Temple -Nessa tela pise no ponto logo no começo do tabuleiro para ativar a tela. Você deve fazer os símbolos indicados. -Se não conseguir ver a seqüência, aqui vai a ordem: primeiro ponto no centro (logo no começo), segundo ponto no canto à esquerda, ponto logo acima do último, ponto acima de outro ponto acima do primeiro que você ativou, ponto logo acima do último à direita. Se errar algum deve voltar do começo. -Fazendo a seqüência certa pedestais surgirão, pegue a kilika sphere na tela do próximo tabuleiro, volte e empurre o pedestal de cima da direita para fazer um símbolo surgir na próxiam tela. -Siga pela porta que se abriu, insira novamente a kilika sphere no buraco e faça novamente os símbolos: primeiro ponto perto da tela, e outro logo abaixo deste à esquerda, outro à direita dos que você ativou, bem perto, outro abaixo à direita (depois de um ponto que está abaixo de dois grudados), (do lado deste e abaixo você pode ativar os pontos vermelhos, se não ativou acima), no canto à esquerda ative os dois azuis (os primeiros que vem acima à esquerda). -Fazendo corretamente você ativa um dos seis símbolos, pegue a kilika sphere e coloque no pedestal abaixo do que você empurrou para outro símbolo surgir. -Empurre o pedestal abaixo desse para outra seqüência aparecer. Siga para o tabuleiro e faça: -primeiro ponto perto da tela, ponto logo depois à direita, ponto abaixo do primeiro à esquerda (que está no limite do tabuleiro e logo abaixo de outro), ponto à direita (abaixo de outro que está grudado), ponto no limite à esquerda (acima), ponto bem abaixo à direita (o último), ponto abaixo (o último do tabuleiro no centro). -Fazendo corretamente outro símbolo surgirá, volte para a sala anterior e empurre o pedestal mais acima da esquerda para outra seqüência: -os três primeiros pontos são iguais a seqüência de antes, veja lá se não lembra; o próximo ponto é logo abaixo do primeiro, e os dois próximos estão no canto da esquerda embaixo (os dois últimos à esquerda), o outro é no centro debaixo à esquerda (acima do último), outro está no canto da esquerda acima (como na seqüência anterior), e o último está à direita (ao lado de um símbolo). -Fazendo corretamente outro símbolo surgirá, volte para a outra sala e empurre o pedestal da esquerda abaixo. Eis a seqüência: -os três primeiros são iguais novamente, veja acima se não lembra; o próximo é o último da esquerda abaixo (bem no limite), o próximo é no centro de baixo (no limite também), o outro é no canto da direita bem acima (no limite), e o último é no canto da esquerda, no limite. -Fazendo corretamente vem outro símbolo, pegue a besaid sphere da tela e insira no pedestal restante da sala anterior para o último símbolo.
Magus Sisters: Para conseguí-las é preciso ir a Remiem Temple. Para isso vá com um Chocobo até a entrada de Calm Lands para Macalania Woods, e vá para a direita até encontrar uma pena de Chocobo, clique nela, e se você estiver com um Chocobo você ira para uma outra área. Derrote todos os aeons de Belgemenie e consiga uma chave. Para conseguir a outra vá ao Mt. Gagazet e capture os seguintes monstros: Andersnatch, Bashura, Grat, Behemoth, Grenade, Dark Flan, Ahriman, Mandragora, Achelous, Splasher, Maelspike, e Grendel. receba então a segunda chave do cara da Monster Arena, volte ao templo e com as duas chaves abra caminho até a Magus Sister.