Esse aqui com certeza vai te dar trabalho. Existe uma certa pontuação que o Jiminy Journal exige de cada mini-game do jogo, e algumas são realmente muuuuito chatas de se conseguir. É algo no mesmo esquema dos XIII Mushrooms, você deve atingir um certo requisito no desafio, e cada um exige uma certa estratégia. Eis os desafios e os melhores métodos de cumpri-los:
Twilight Town - Mail Delivery: Complete dentro de 14 segundos. Aqui você precisa entregar 1 carta para cada pessoa no cenário, totalizando 7 cartas. Vale ressaltar que na verdade são 6 pessoas e 1 pássaro que está voando perto do corrimão. Eu sugiro que você vá jogando esse normalmente e decorando a localização de cada um, dai você consegue traçar o melhor caminho que você achar e tirar de letra.
- Cargo Climb: Complete em 15 segundos. Desequipe todos os combo plus do Sora e equipe o Negative Combo, junto com a keyblade Fenrir. Agora só soltar vários combos na caixa para fazê-la subir a rampa na maior velocidade possível, e sempre bater nela no ar para dar um pequeno boost, seguindo essas dicas não vai ser problemas.
- Grandstander: Faça 100 pontos. Esse aqui dá pra pegar naturalmente, quando você já tiver vários combo plus equipados, fica quase impossível de você deixar a bola cair no chão, só travar a mira nela e dar apenas um golpe para jogá-la no ar de novo, e ir seguindo o ritmo (sério, dependendo de como seu Sora estiver equipado fica realmente impossível de perder, só se você deixar a bola cair por que quer mesmo). Se não estiver conseguindo de qualquer maneira, desequipe todos os seus MP Haste, equipe a keyblade Fatal Crest e se cure antes de bater na bola, então comece a combar infinitamente nela, quando seu MP voltar você já vai ter passado de 100 pontos.
- Poster Duty: Complete em 30 segundos. Aqui é essencial ter todas as habilidades das Forms no level máximo, pois é necessário uma grande mobilidade por parte do Sora, e você terá que pregar 20 posters em 30 segundos, é muito pouco tempo. Sugiro você ir fazendo naturalmente apenas para traçar uma rota, e quando ja tiver acostumado, fazer o mais rápido possível usando e abusando dessas habilidades.
- Junk Sweep: Complete com menos de 6 hits. Parece impossível, mas não é, desequipe todos os combos plus e equipe o Negative Combo junto com a Fenrir. Antes de bater em qualquer coisa, junte tudo fazendo o Sora andar contra os pedaços de sucata, assim ele sairá empurrando lentamente, pode demorar um pouco, mas com paciência vai. Após juntar tudo, dê um golpe arrasador com a Fenrir e já era, com 1 ou 2 hits você já destruiu tudo.
- Bumble Buster: Complete em 10 segundos. Muito fácil, só usar Magnega para atrair todas as abelhas para um lugar só e depois usar Thundaga para matar todas de uma vez.
- SB Street Rave: Faça 1000 pontos ou mais. Você vai precisar fazer 1000 pontos em manobras com o skate, e toda vez que você cair no chão você perde uma chance, então você vai ter que dar um jeito de ficar no ar a maior parte do tempo. É uma boa ficar fazendo manobras no corrimão, sempre indo e voltando sem tocar o chão, basta deslizar até o final, pular antes do corrimão acabar e ja agarrar nele de novo no sentido oposto.
- The Struggle - Hayner: Vença com 100 pontos ou mais. O melhor a fazer aqui é deixar isso pra depois que zerar, pois assim o Sora já estará consideravelmente forte e todas as batalhas de Struggle ficarão 200% mais fáceis do que já são. Só soltar uma boa sequência de ataques nele até ele dropar todos os seus orbs, pegue todos e já era, vitória garantida. Vença ele 10 vezes para liberar o próximo desafio.
- The Struggle - Setzer: Vença com 150 pontos ou mais. Sem segredos, mesmo esquema do Hayner. Vença-o 10 vezes para liberar o próximo desafio.
- The Struggle - Seifer: Vença com 200 pontos. 200 pontos é o máximo que dá pra conseguir em uma batalha de Struggle, então aqui você realmente vai precisar de todos os orbs do oponente. Ainda assim é fácil, siga a mesma estratégia dos outros dois.
Hollow Bastion/Radiant Garden - SB Freestyle: Faça 200 pontos ou mais. Fale com o Tio Patinhas para aceitar o desafio de skate, e esse é bem tranquilo, se você conseguiu aquele de 1000, 200 pontos não são nada! Mas ele é um pouco diferente do de Twilight Town, pois não tem limite de tentativas nem de tempo, ele vai acumulando o máximo de pontos que você consegue fazer em uma tacada só, quando você terminar ele zera o contador, mas mesmo assim é fácil.
- Meet Sephiroth: Esse é dividido em 3 etapas. Primeiro, é necessário vencer Sephiroth, depois você precisa voltar lá no mercado da cidade e falar com Cloud, e por fim basta voltar para o cenário onde você enfrentou Sephiroth e assistir a cena dos dois lutando.
Olympus Coliseum - Phil’s Training - Practice Mode: é só jogar o treinamento do Phil no modo prática, não precisa pegar nenhuma pontuação em específico, só jogar mesmo.
- Phil’s Training - Maniac Mode: igual ao primeiro, basta jogar para completar o desafio.
- Phil’s Training - Maniac Mode Point Challenge: Agora sim, complete com 1000 pontos ou mais. O esquema aqui é quebrar os potes o mais rápido que puder, e os potes não quebram até você finalizar um combo neles, então desequipe todos os seus combos plus e equipe o máximo que puder de Negative Combos, junto com a keyblade Fenrir. Tente sempre juntar tudo com Magnega para não perder tempo correndo atrás de potes espalhados pelo cenário, e é claro, seja rápido. Quando aparecer um daqueles potes gigantes, não use Magnega, bata no pote maior fazendo com que ele acerte os potes menores e drope três vezes mais orbs do que o normal, só assim dá pra atingir essa pontuação.
- The Pain and Panic Cup: Vença com 2000 pontos ou mais. Use e abuse dos Limit Commands para dropar o máximo de orbs possíveis nesse torneio, não há nada mais a fazer.
- The Cerberus Cup: Vença com 1000 pontos ou mais. Aqui é usar as Forms mais poderosas como a Final ou a Master para dobrar ou até triplicar o número de orbs dropados.
- The Titan Cup: Vença com 5000 pontos ou mais. Como aqui você só terá summons, use Peter Pan ou Stitch para aumentar o número de orbs dropados. Usar o Limit do Peter Pan é uma boa aqui.
- The Goddess of Fate Cup: Vença com 3000 pontos ou mais. Como as regras nesse torneio são variadas dependendo do round, tente aplicar as estratégias usadas antes em cada requisito que não deve ser problemas.
- The Pain and Panic Paradox Cup: Vença com 2500 pontos ou mais. Mesmo esquema de sua antecessora, use e abuse dos Limit Commands. Sugiro usar Trinity em todos os rounds.
- The Cerberus Paradox Cup: Vença com 1300 pontos ou mais. Mesmo esquema de sua antecessora, use e abuse da Final Form e da Master Form. O modo mais fácil que eu arranjei foi usar o combo Magnega + Thundaga transformado na Final Form, dropava muitos orbs e matava tudo de uma vez.
- The Titan Paradox Cup: Vença com 10000 pontos ou mais. Mesmo esquema de sua antecessora, use e abuse das summons do Peter Pan e do Stitch. O modo mais fácil que descobri foi deixar os inimigos me acertarem até a vida do Sora ficar piscando, e então invocar Stitch, quando o Sora está com a vida crítica o Stitch paralisa os inimigos e te cura lentamente, e conforme os inimigos ficam paralisados eles dropam muitos e muitos orbs, então é só ficar parado esperando, quando a summon acabar você invoca ele de novo. Consegui 8000 orbs só no primeiro round.
- The Hades Paradox Cup: Vença com 15000 pontos ou mais. Mesmo esquema de sua antecessora, só seguir as mesmas estratégias usadas antes dependendo do requisito em cada round. O modo mais fácil é ir jogando normalmente e quando chegar nos rounds que só é permitido summons repetir o esquema com o Stitch, em 2 rounds você já consegue os 15000, só que precisa tomar muito cuidado, pois se você morrer já era, vai ter que começar o torneio e a pontuação do zero, então tem que fazer numa tacada só.
Port Royal - SB Time Attack: Vença dentro de 40 segundos. Não é difícil, basta ir coletando todos os cristais que vão aparecendo, e um só aparece quando vc pegar o anterior, então não tem como perder, ele sempre vai aparecer na sua frente. Só preste atenção nos que aparecem no ar, se tiver dificuldades jogue algumas vezes até decorar o padrão e conseguir fazer no tempo estimulado.
Agrabah - SB Sand Slider: Vença com 10 pontos ou mais. Mesmo esquema daquele de Port Royal, só que muito mais fácil, você tem 30 segundos pra pegar 10 cristais, tempo de sobra até.
- Magic Carpet: Vença com 65 pontos ou mais. Esse pode ser um pouco difícil pelo fato de nunca aparecer heartless suficientes, mas o segredo aqui é que quanto mais rápido você derrotar os heartless, mais rápido outros aparecerão, e dai desse modo você atinge a pontuação, sendo que cada heartless derrotado dá 1 ponto. Equipe vários Negative Combo + Fenrir que facilita bastante.
Halloween Town - SB Workshop Rave: Vença com 1000 pontos ou mais. Mesmo esquema daquele de Twilight Town, tem que ficar o máximo que puder longe do chão, então volte a farmar pontos no corrimão. Existe um bug nesse cenário que permite você farmar muito mais pontos do que o necessário, pra isso vejam a dica do MorpheuVRJ no troféu “Pro Skater”.
- Gift Wrappin: Vença com 150 pontos ou mais. Nada muito complicado, só se livre do trio de pivetes os prendendo dentro de presentes e pontue enquanto eles estão presos, quando eles se soltarem repita o processo, desse modo deve conseguir numa boa.
Space Paranoids - Light Cycle: Vença com 30 pontos ou mais. Tente eliminar o Magnum Loader, que é o heartless especial desse mini-game, atacando ele com , e é claro, elimine o máximo de heartless que encontrar no caminho, só a pontuação do Magnum não garante a vitória.
100 Acre Wood - Piglet’s House: Vença com 18000 pontos ou mais. Primeiro de tudo, nunca se separe do Pooh para não perder tempo, depois sempre use cada tornado que você encontrar, e sempre destrua os potes de mel para adquirir muitos pontos.
- Rabbit’s House: Vença com 8000 pontos ou mais. Aqui apenas se esforce para não perder o Pooh, do resto é só ir coletando os pontos normalmente.
- Kanga’s House: Vença com 2000 pontos ou mais. Tente chegar até o ultimo balão, que é um gigantesco, ele dá muitos pontos, fora os que você estourou no caminho até ele.
- The Spooky Cave: Vença dentro de 90 segundos. A única preocupação aqui é manter o grupo com você, sempre mantendo todos juntos os impedindo de se perder e se livrando das abelhas assim que elas aparecerem. Conhecer o caminho também ajuda muito, pois assim você não fica zanzando e perdendo tempo.
- Starry Hill: Vença com 8000 pontos ou mais. Sem segredos, só esperar a barra ali encher e apertar no timing exato para atirar o pote o mais longe possível.
Atlantica
As missões de Atlantica consistem apenas em repetir aquelas musiquinhas chatas que cantamos quando passamos pelo mundo, então é só ir lá e completar cada música de novo para finalizar a missão.
É isso, algumas dessas necessitam de algumas tentativas e um pouco de prática, mas com um esforcinho dá pra conseguir numa boa. Além dessas você vai encontrar nessa parte do Journal algumas coisas que não listei, mas elas são relacionadas a outros troféus, como no caso vencer todos os XIII Mushrooms, todas as Absent Silhouettes e as 13 Data Battles e por fim o Lingering Will.