Jogar no Critical não é nada tão absurdo quanto parece, é claro, se você é inexperiente no jogo ou nunca zerou antes, jogue no Standard e depois venha para o Critical, mas pra quem já está familiarizado não deve ser problemas. Aliás, parece que dessa vez a Square aprendeu a lição e diferente do 1.5, os troféus de dificuldade nesse dão stack, então não vai precisar zerar o jogo 3 vezes, zerando no Critical você ganha os troféus das outras dificuldades também. Aqui vai algumas dicas:
- No Critical os inimigos te causam o dobro de dano, quando você upa de level você ganha apenas metade de HP/MP do que o normal, a experiência é diminuída em 3/4 do normal, e tem a opção de jogar o jogo inteiro no level 1, assim como tinha no KH1 (mas isso é opcional mesmo, tem que ser muito hardcore).
- O seu HP no Critical vai ser bem pequeno, não vai nem chegar a dar aquela volta completa, vai ser metade do máximo que você pode ter jogando em outras dificuldades, e os inimigos vão te causar o dobro de dano, então você vai morrer duas vezes mais rápido que o normal.
- O que vai exigir de você é estratégia nos chefes mesmo, sempre explore as fraquezas deles (por exemplo, Demyx é fraco a fogo, Axel é fraco a gelo, e por ai vai), isso facilita muito, e é preciso tomar cuidado nos inimigos comuns que aparecem no caminho também, não subestime ninguém, e sempre esteja carregado de itens de cura (quando você equipar a habilidade Item Boost, todos os seus itens de cura vão dar 50% de HP a mais, então você pode usar Potion o jogo inteiro já que seu HP é pequeno, pois ela é barata e fácil de achar/dropar).
- Outra dica valiosa que posso dar é usar e abusar da habilidade Guard, apertando . Sora pode bloquear basicamente qualquer tipo de ataque com isso, além de poder rebater projéteis, e quase sempre que você usar isso do jeito certo o inimigo vai ficar vulnerável, dando brecha pra você soltar um combo arrasador nele. Em chefes essa habilidade é indispensável, assim como todo e qualquer Reaction Command disponível, apertando sempre que possível.
- Quando você estiver tendo dificuldades em vencer um grupo de inimigos normais (acredite, eu mesmo passei sufoco naqueles heartless de Pride Lands que ficam usando um ataque giratório), use a habilidade Trinity, que combina uma sequência de ataques de Sora, Donald e Goofy juntos, pois caso ela não matar todos os inimigos de uma vez, vai deixar só alguns com bem pouca vida, e dai vai ficar fácil pra você matar todos depois disso (mas esse Limit consome todo seu MP, então fica esperto pra caso precise se curar e tudo mais).
- Aproveite que no Critical você já começa com 50 AP e ganha um AP Boost atrás do outro, e equipe toda habilidade que você ganhar, principalmente os Combo Plus e tudo que estender mais o seu combo normal e aéreo. As habilidades Once More e Second Chance são indispensáveis, mesmo demorando pra ganhar elas, equipe assim que ganhar, pois elas te impedem de morrer caso você leve um combo muito forte ou um ataque muito forte, te deixando com 1 de HP e dando tempo de você se curar. O máximo de AP que você pode ter é 199, sendo que 99 você ganha upando de level e os outros 100 usando AP Boost, não dá pra usar mais que 100 AP Boosts no Sora. Pra ter mais que isso só colocando equipamentos que aumentam seu AP.
- Quando for mudar sua party, sempre deixe o Donald e coloque o outro personagem no lugar do Goofy, pois o Donald pode te curar em momentos críticos. Houveram vezes que ele me curou duas vezes seguidas, e era momento de morte na certa ainda por cima, então ao contrário do KH1, nesse aqui ele cura sim.
- Tomem muito cuidado nos chefes, pois eles só morrem caso você finalize com um Reaction Command ou um combo completo, então mesmo que ele esteja só com o mínimo de vida possível, ele não vai morrer até você soltar um combo inteiro nele ou conseguir dar um Reaction Command, e muitas vezes quando os chefes estão perto de morrer eles usam ataques foderosos que acabam nos matando num piscar de olhos, então seja consciente e saiba a hora de atacar e de se defender com Guard.
Basicamente foi isso que eu fiz o jogo inteiro. Não se frustre se você morrer muito em uma parte só, pois o jogo no Critical é difícil sim, mas é mais no começo, depois que você for ganhando certas habilidades de combo ele já facilita bastante e já dá pra ir levando mais de boa.
Apenas complementando, summoms, nesse modo principalmente, são seus amigos, use-os, principalmente em bosses, pois, diferente das drive forms, não ocasionam a anti-form.
Os inimigos normais só darão trabalho no início, a partir do meio do jogo fica mais fácil.
Summoms que facilitam sua vida em situações específicas: -Stitch, um dos melhores summoms do jogo, defende grande parte dos ataques, faz dropar HP orbs, trava os inimigos no ukelele, recupera MP, perfeito pra maioria das situações, principalmente bosses. -Chicken Little, tem utilidade maior logo no começo. Tem a habilidade de servir como magnet, paralisando os inimigos, além do stun. Extremamente útil em timeless rivers, contra os hot rod (os carros).
Spells que podem facilitar a gameplay: -Cure: recupera HP, como o nome diz, combinada com leaf bracer, facilita bastante. Um cure upgrade se pega após completar 100 acre Woods, não esqueça. -Magnet: atrai inimigos e causa stun enquanto orbitam, além de causar dano. Abre uma brecha contra certos inimigos, além de facilitar combates em geral. -Thunder: Preciso, alto dano. Thundaga é extremamente eficiente, mais ainda quando combinada com magnet. -Reflect: skill defensiva e ofensiva, impede ataques e os reflete causando dano massivo, chegando a ser broken. Se quiser desafio, não use. Se quiser facilitar o jogo, use, mas não esqueça de guard, é melhor saber quando usar do que usar reflect sem pensar.
Terminei o critical no lv 62 sem problemas, sabendo como se portar é essencial, mas existem, sim, maneiras de facilitar (e muito) seu jogo.
Obs: escolha o escudo, leaf bracer, once more, second chance são liberadas mais cedo com essa escolha (lv 20, 25, 39, respectivamente).
1º Decore o movimento dos inimigos. Quando pegar o jeito e saber a hora certa de defender, você é praticamente imortal. Defenda-se ou desvie dos ataques.
2º No começo do game, escolha o item que dê a você +DEFESA.
3º Quando estiver na parte de pegar dinheiro, pegue algo em torno de 1200 Munny. Com esta quantidade, ao falar com o Hayner e ele disser que vocês podem “até comprar uma melancia”, você vai ganhar +2 AP DE GRAÇA. Então ao invés de 50 de AP, você tem 52!
4º Dentro do seu Coração, entre a Espada, o Escudo e o Cajado, escolha o ESCUDO para ir pelo caminho do Defender. Ao longo da sua gameplay, ao atingir um certo nível, você consegue as habilidades ONCE MORE e SECOND CHANCE mais rápido. Estas habilidades são de EXTREMÍSSIMA importância para a sua sobrevivência.
5º Abuse dos Limits. Tenha sempre Ether, Potions e Hi-Potions com você. Equipe no Donald e no Goofy e, em Customize, faça eles usarem os itens apenas em emergências, assim eles não consomem seus itens de forma exagerada.
6º Programe Donald e Goofy da forma correta para que eles não saiam gastando todo o MP.
Setup proposto:
Goofy: Assim que ele aprende o golpe Tornado, coloque para que ele use direto essa habilidade, pois assim ele puxa e carrega todos os inimigos deixando-os vulneráveis por muito tempo dando chance de você matá-los tranquilo.
Donald: Cura deve ser usada somente em Ocasiões Especiais, seta vermelha. Se tiver com a seta azul, ele usará várias vezes, consumindo o MP de forma absurda e sem sentido.
Demais Personagens: Sempre equipe habilidades como Defender, MP Rage, entre outros, para que eles fiquem mais fortes e durem mais tempo em batalha. Deixe o personagem do mundo e o Goofy na sua party, pois os Limits deles são MUITO OP'S e o Goofy com seu golpe de Tornado é muito bom contra vários inimigos.
7º CHICKEN LITTLE. Certamente um dos melhores suportes do jogo. Ele assovia e puxa os inimigos para perto de você deixando-os bem vulneráveis a ataques, além de ele ser bem forte com os Firecrackers. !!NÃO USE O FPS MODE!!. Só invoque ele e deixe-o como suporte.
8º Guard, Counterguard e Flash Step. Use-os SEMPRE. Defenda e ataque, tenha em mente isso: DEFENDA SEMPRE, pois defender nesse jogo é muito fácil.
9º TRINITY LIMIT. Se você estiver em grupo, evite ao máximo de usá-lo. Se você se ver em perigo, use-o. Se estiver lutando sozinho, use o Trinity caso sinta que vai morrer. Enquanto você executa os golpes do Trinity, você terá tempo para pensar no próximo movimento que PODE TE SALVAR. Assim que acabar, use uma Potion, Hi-Potion ou magia de cura, importante é ficar vivo.