FAQ

 

Reunimos as dúvidas mais frequentes do site myPSt. Clique na pergunta para visualizar as respostas. Caso você tenha uma dúvida que não esteja aqui, entre em contato. Responderemos rapidamente.

Não se esqueça também de verificar nossas REGRAS!


 

Índice


1 - Disputas periódicas
2 - O que é myPSt?
3 - Como as informações do meu card são atualizados? Preciso entrar no site e ficar atualizando sempre?
4 - O que é o "Hall de Platinas"?
5 - O que é o "Platinart"?
6 - O que é "Boost"?
7 - O que são as badges?
8 - Qual a diferença entre as badges?
9 - O que é “Pioneiro”, “Velocista” e “Tartaruga”?
10 - Joguei a noite inteira um dia antes do dia da definição do líder semanal/mensal. É garantido que os troféus que eu ganhei serão contabilizados para eles?
11 - Por que um ranking semanal ou mensal não tem um líder?
12 - Por que alguns troféus que eu já ganhei de alguns jogos não aparecem no meu perfil?
13 - Porque tenho troféus com data inválida?
14 - Como funciona o sistema de level da Sony ?
15 - O que é PDM?
16 - Como surgiu o PDM?
17 - Como é calculado o PDM?
18 - O que é Ratio e como é calculado?
19 - O cálculo do PDM é infálivel?
20 - O que é Crossplay/Crossave/Sync?
21 - Existe algum problema de utilizar dos benefícios de Crossplay/Crossave/Sync para aumentar minha pontuação no Ranking?
22 - Como o sistema trata velocistas de jogos que tem Crossplay/Crossave/Sync?
23 - Pegar troféus ao mesmo tempo em dois PlayStation vai causar banimento?
24 - Pegar troféus ao mesmo tempo no PS3/PS4 e VITA vai causar banimento?
25 - Utilizar controle turbo, cronusmax e similares pode causar banimento?
26 - Fiz o cadastro no site há alguns dias e não apareço no Ranking. Como proceder?
27 - O que significam as cores diferentes nos perfis dos usuários?
28 - O que é myPlus?
29 - O que é Staff?
30 - Como excluir minha conta no myPSt?
31 - Fui banido, como proceder?


1 - Disputas periódicas


Ao fim de ciclos semanais, mensais e anuais o site gera rankings para determinar os jogadores que mais se dedicaram a caça aos troféus no período e os classifica conforme o desempenho. O melhor colocado de cada período ganha o título de líder da semana, mês ou ano.

Os títulos de líder semanal e mensal ainda geram marcações no perfil e card do usuário representados por um troféu e uma estrela respectivamente. Está um forma que o site encontra de recompensar os seus usuários pelos feitos conquistados.

Além disso, usuários que tiveram excepcional desempenho em múltiplas oportunidades são contemplados com cards especiais e exclusivos. São eles:

Card Líder Bronze: Conquistou 3 vezes o líder semanal Card Líder Prata: Conquistou 6 vezes o líder semanal Card Líder Ouro: Conquistou 10 vezes o líder semanal Card Líder Platina: Conquistou 15 vezes o líder semanal

A. Líder Geral
• Líder Semanal - Primeiro colocado da semana no Ranking Geral. • Líder Mensal - Primeiro colocado do mês no Ranking Geral.

O título de líder geral usa como base os três filtros (PS3, PS4 E Vita) por plataforma. O filtro Playstation, que engloba troféus conquistado em todas as plataformas, não gera títulos. Deste modo a cada semana e mês são disputados três títulos de líder nesta categoria.

B. Líder Dificuldade
• Líder Semanal - Primeiro colocado da semana no Ranking de Dificuldade. • Líder Mensal - Primeiro colocado do mês no Ranking de Dificuldade.

O título de líder por Dificuldade usa como base os três filtros (PS3, PS4 E Vita) por plataforma. O filtro Playstation, que engloba troféus conquistado em todas as plataformas, não gera títulos. Deste modo a cada semana e mês são disputados três títulos de líder nesta categoria.

C. Estes rankings são calculados de acordo com os troféus obtidos em certo período de tempo:
• Semanal [Segunda (00:00:01) à Domingo (23:59:59)]. • Mensal [Dia 01 (00:00:01) ao último dia do més (23:59:59)}.

D. Os líderes são definidos com um dia de "folga":
• Semanal - Gerado toda terça-feira posterior a semana disputada; • Mensal - Gerado todo dia 02 do mês subsequente.

Nestas datas, o sistema calcula os usuários que mais conquistaram os troféus medido pela quantidade de pontos no ranking neste período. Então, o usuário melhor colocado torna-se o Líder Mensal / Semanal.

E. Atualização de Rankings
Ao longo do ano os rankings de disputa periódica que ficaram sem líderes (ver item 10) poderão ser atualizados. Vale lembrar, que o recálculo não possui periodicidade definida e depende de uma soma de fatores. Caso tenha visto algum semanal ou mensal sem líder, por favor, poste nesse tópico que assim que possível será recalculado.

Vale lembrar, que apenas usuários aptos a participar do Ranking Brasil estão na disputa dos títulos.
Para maiores informações acesse o link REGRAS do site aqui, no menu superior.


2 - O que é myPSt?


O MyPSt é um site de controle de troféus da plataforma PlayStation. Com acesso exclusivo para brasileiros, detém a maior base de cadastro de usuários de PlayStation do Brasil. Com isso, podemos afirmar que somos o maior Ranking Brasileiro de Jogos e Troféus de PlayStation.


3 - Como as informações do meu card são atualizados? Preciso entrar no site e ficar atualizando sempre?


O nosso sistema atualiza automaticamente todos os dias para usuários que logam no site pelo menos uma vez por semana. Caso você logue 1x por mês, o site vai atualizar seu perfil apenas 1x por semana.

Demais frequências não haverá atualização automática.

Usuários myPlus possui atualização automática do perfil a cada 2 horas.

A qualquer momento você pode logar no site e clicar no botão "Atualizar Perfil", assim seu perfil será atualizado manualmente. Não existe limite de atualizações, no entanto, o site apenas gera uma nova atualização a cada 2 Horas.


4 - O que é o "Hall de Platinas"?


Hall de platinas é um card especial que mostra, em ordem de obtenção da mais nova para mais antiga, as platinas que você conquistou.


5 - O que é o "Platinart"?


É a parte do site destinada aos ótimos desenhos de troféu de platina dos jogos que temos cadastrado no site.


6 - O que é "Boost"?


Boost é a seção do site dedicada a usuários que precisam de ajuda na obtenção de algum troféu, e ao qual essa ajuda seja possível jogando Online com outro usuário. Local onde são feito os grupos e marcados os horários para essas jogatinas.


7 - O que são as badges?


Badges são o novo tipo de conquista que o site myPSt disponibiliza para todos usuários. Elas funcionam da mesma maneira que os seus troféus do PlayStation. Você tem um objetivo para alcançar, quando alcançá-lo ganhará a badge.


8 - Qual a diferença entre as badges?


Site: Aqui ficam as badges que tem relação direta com funcionalidades do site. Dicas, guias e boosts são exemplos de badges de Site.

Fórum: Essas badges são conquistadas frequentando nosso fórum e participando das discussões. Acesse agora e inicie essas conquistas.

Mérito: Nesta classe ficam as badges baseadas em conquistas relacionadas a troféus do usuário. Platinar um jogo no natal, ter 100 platinas são exemplos de badges de Mérito. Além dessas, existem também as badges de nível, que são conquistadas a cada 100 níveis.

Gênero: Nesta modalidade, os jogos foram classificados a partir de Gêneros, como por exemplo, Ação, RPG e Terror. Cada gênero disponibiliza 4 badges: Bronze, Prata, Ouro e Platina. Para cada badge o usuário deve platinar ou completar três jogos que estão neste gênero:

Exemplo: Badge Ação.
Jogador 1: Tem platina em 2 jogos de ação > Nenhuma badge
Jogador 2: Tem platina em 4 jogos de ação > Badge Ação Bronze
Jogador 3: Tem platina em 6 jogos de ação > Badge Ação Bronze e Prata
Jogador 3: Tem platina em 13 jogos de ação > Badge Ação Bronze, Prata, Ouro e Platina.

Série: Nesta classe agrupam-se todas as séries que têm 3 jogos ou mais de uma mesma plataforma. Se o jogador platinar todos os jogos desta série, ele ganha a respectiva badge.

Para conquistar uma badge de série, deve-se platinar jogos da Região 1, ou seja, jogos lançados na PSN de todo o continente americano.

As exceções à regra são jogos exclusivos de outras regiões, e também jogos repetidos que possuem 3 ou mais versões e não fazem parte de outra badge de série, como por exemplo:

Fate Extella Vita: Badge formada por 3 jogos, sendo 2 exclusivos do Japão por terem sido lançados exclusivamente neste país.
The Witcher PS4: Badge formada por 3 versões com diferentes platinas do mesmo jogo, sendo uma exclusiva da Europa.

Hardcore: Aqui são liberadas 4 tipo de badges. Cada badge é conquistada depois de uma quantidade de jogos platinados ou com 100% no caso dos jogos PSN.

Badge de Bronze: 3, 5 ou 10 jogos
Badge de Prata: 5, 10 ou 20 jogos
Badge de Ouro: 7, 15 ou 30 jogos
Badge de Platina: 10, 20 ou 40 jogos

Em casos muito específicos, podem existir diferentes valores para badges hardcores.

Nesta categoria também encontram-se as Badges Especiais. São coleções de jogos específicos de um criador, uma desenvolvedora já fechada, entre outras.

O site também possui várias badges de série para todas as plataformas, mas atualmente novas badges só são criadas para PS4 e PS5.

E, por fim, qualquer badge é criada, modificada ou excluída de acordo com a necessidade do portal e com a discricionariedade dos responsáveis que fazem parte da staff.


9 - O que é “Pioneiro”, “Velocista” e “Tartaruga”?


Um dos principais recursos do MyPSt é a capacidade gerar estatísticas a partir das informações de sua conta. Entre elas está o tempo gasto para completar uma platina ou todos os troféus de um determinado jogo. Diante disso, decidimos recompensar os usuários que se destacam em cada jogo com um dos três títulos abaixo:

Pioneiro - Usuário que conquistou primeiro os troféus de um determinado jogo.
Velocista - Usuário que conquistou mais rápido todos os troféus de um determinado jogo.
Tartaruga - Usuário que conquistou mais devagar todos os troféus de um determinado jogo.

Pioneiro é dividido em:

Platina : Quando o foi conquistado todos os troféus da lista necessários para conquistar a platina. Excluindo apenas troféus de DLC.

100%: Quando todos os troféus da lista de um determinado jogo foi conquista sem exceções.

Vale lembrar que, apenas usuários aptos a participar do Ranking Brasil podem conquistar esse títulos. Para mais informações consulte as regras do site.


10 - Joguei a noite inteira um dia antes do dia da definição do líder semanal/mensal. É garantido que os troféus que eu ganhei serão contabilizados para eles?


Toda atualização acontece às 00:00:01 diariamente. Primeiro, todos os usuários tem seu perfil atualizado. Por fim, todos os rankings são recalculados.

Logo, se você obter troféus depois da 00:00:01, pode ser que eles só se tornem visíveis no site na próxima atualização.


11 - Por que um ranking semanal ou mensal não tem um líder?


Existem duas possibilidades. A primeira o usuário que havia conquistado o título naquela semana perdeu o benefício de participar dos rankings e teve seu perfil banido (tarja vermelha).

A segunda opção é que o antigo líder pediu exclusão de sua conta. Em ambos os casos ficará sem um primeiro colocado até que os rankings sejam atualizados.

Para maiores informações para motivos que causam banimento leia as REGRAS do site.


12 - Por que alguns troféus que eu já ganhei de alguns jogos não aparecem no meu perfil?


Existem diversos motivos para isto acontecer, segue os três motivos mais comuns:

• Você não fez a sincronização dos dados de seu PlayStation com a PlayStation Network.
• Você pode ter ativado as opções de privacidade dos troféus.
• Estes jogos não estão mais disponíveis na PlayStation Network.

Para mais informações acesse AQUI.


13 - Porque tenho troféus com data inválida?


Existe um ‘bug” no sistema de troféus da Sony que ao ganhar troféus em um console que nunca foi conectado internet e logado na PlayStation Network, as datas dos troféus ficam “zoadas”.

Como não podemos determinar essas datas e assegurar sua validade o site classifica esses troféus como data inválida. Jogos que possuem data inválida não pode conquistar títulos de velocista, pioneiro ou tartaruga.


14 - Como funciona o sistema de level da Sony ?


Funciona a partir de um sistema de pontos que determina o seu nível da PSN através da quantidade de troféus conquistados. Quantos mais troféus conquistar, maior será seu nível.

Cada troféu possui um valor fixo conforme sua raridade. Os quatro tipos são:

Bronze: 15
Prata: 30
Ouro: 90
Platina: 300


15 - O que é PDM?


Pontos de Dificuldade Média (PDM) é uma pontuação própria que o site atribui a cada troféu a partir de cálculos estáticos para definir quão difícil é obtenção de uma conquista.


16 - Como surgiu o PDM?


Entendendo o Ranking de Dificuldade

Como os troféus tem uma pontuação fixa (ver item 11), jogos com dificuldades diferentes recebem pontuações totais (soma de todos os troféus) semelhantes. Isso faz com que jogos como Hannah Montana (muito fácil) dêem aproximadamente a mesma quantidade de pontos que jogos como Max Payne 3 (muito difícil) ou Super Meat Boy (praticamente impossível).

A fim de identificar no ranking o perfil de cada jogador foi criar uma métrica que define melhor a dificuldade dos jogos. Visando assim tirar essa dúvida, e prestigiar aqueles que se dedicam aos jogos mais difíceis e/ou que consomem mais tempo, foi criado os pontos por dificuldade média, o ranking de dificuldade e posteriormente as disputas semanais por pontos de dificuldade.


17 - Como é calculado o PDM?


A idéia partiu do conceito mais simples possível:

Troféu 1: 1000 pessoas tem o jogo e só 1 tem o troféu. Isso representa 0,1% dos usuários do site.
Troféu 2: 1000 pessoas tem o jogo e 500 tem o troféu. Isso representa 50% dos usuários do site.
Logo de cara notamos que o Troféu 1 é mais difícil de ser conseguido. No entanto, essa fórmula foi aperfeiçoada pelo usuário breveglieri, usando o mesmo conceito, só que numa escala logarítmica, o que passou a dar mais valor aos troféus mais difíceis.

A fórmula atual é: 400 - (Log10(PERCENTUAL x 100) x 100)


18 - O que é Ratio e como é calculado?


Ratio é uma média entre o número de pontos de usuário no ranking geral com os pontos de dificuldade. Criando assim uma média que determina o nível médio de dificuldade do jogador.

Exemplo:
• Jogador 1
Dificuldade: 142983 pontos
Geral: 120660 pontos
Ratio: 142983/120660 = 1,185

• Jogador 2
Dificuldade: 100811 pontos
Geral: 102285 pontos
Ratio:: 100811/102285 = 0,986


19 - O cálculo do PDM é infálivel?


Entendendo o Ranking de Dificuldade

Óbvio que não, como todo o cálculo estatístico ele tem um viés bem definido. E infelizmente por isso temos algumas discrepância que já esperávamos ter. Como jogos da série Uncharted que tem um PDM normalmente inferior a dificuldade esperada por ser um título comum entre os fãs de PlayStation e que normalmente os jogadores “fazem questão” de platinar. Além disso, é um cálculo dinâmico que pode variar com o passar do tempo como exemplo do efeito PSN Plus.

Jogos que haviam consolidado/estabilizado sua pontuação por dificuldade e passam a ser distribuídos no sistema de assinatura da Sony costumam repentinamente ter um crescimento na sua dificuldade, pois aumenta o número de jogadores que passam a ter o jogo. No entanto, esse aumento não é acompanha pelo número de troféus conquistados no título o que eleva a sua dificuldade.

O que importa é que na maioria dos casos o sistema consegue separar o "joio do trigo" criando uma métrica que dimensione a dificuldade média dos jogos.


20 - O que é Crossplay/Crossave/Sync?


Após diversas atualizações na política de venda de jogos da PlayStation Store alguns jogos passaram a possuir o recurso de compartilhar o mesmo save (crosssave) entre versões de plataformas diferente. Ou mesmo jogar o mesmo jogo com pessoas em plataformas diferentes (crossplay).

Exemplo:

Em Sound Shapes você pode começar a jogá-lo no PS3, enviar o save game para nuvem e continuar jogando no VITA e termina no PS4.

Alguns jogos, como o próprio Sound Shapes, por possuírem lista de troféus diferente a cada versão e acabam por desbloquear troféus sem repetir os requisitos dos troféus ao fazer a sincronização dos dados. Nesse exemplo temos uma lista para PS3, uma para Vita e outras quatro multi-região para PS4 (USA, EUR, CNH e JAP).

Não são todos os jogos que possuem Crossave e Crossplay. E mesmo entre ele nem todos liberam todos troféus ou parte deles ao fazer a sincronia dos dados (Sync).


21 - Existe algum problema de utilizar dos benefícios de Crossplay/Crossave/Sync para aumentar minha pontuação no Ranking?


Não, esse é um recurso disponibilizado pela própria Sony. Apesar de ter desbalanceado algumas disputas de semanal no PS4, no momento, não vemos motivos para ser contrários a validade dessa pontuação.

Principalmente depois do surgimento das listas compartilhadas onde um jogo como múltiplas versões possui apenas uma lista de troféus unificada. Como o caso do jogo Hotline Miami.


22 - Como o sistema trata velocistas de jogos que tem Crossplay/Crossave/Sync?


Implementamos uma lógica que leva em consideração se o usuário também platinou o jogo na outra plataforma, e consideramos só na plataforma que ele demorou mais.

Funciona assim:

1. Pegou e foi o mais rápido à platinar.
2. Ele tem o jogo no outro console?
2.1 Não? Velocista
2.2 Sim? Platinou em um tempo menor no outro console?
2.2.1 Não? Velocista
2.2.2 Sim? Pega o próximo mais rápido, pois essa platina foi a do "crossplay"

O que pode acontecer, às vezes, é que o usuário sincronize os troféus só no Vita, e depois de um tempo sincronize em outra plataforma. Só depois que ele sincronizar o em outra plataforma é que vai mudar o velocista.

Os cadastros dos jogos CROSSPLAY é manual, caso você veja algum jogo que não esteja cadastrado, entre em contato através desse formulário.


23 - Pegar troféus ao mesmo tempo em dois PlayStation vai causar banimento?


Sim, pode resultar em banimento por compartilhamento. Sugerimos que leia atentamente o item 7 das REGRAS.


24 - Pegar troféus ao mesmo tempo no PS3/PS4 e VITA vai causar banimento?


Sim, pode resultar em banimento caso seja constatado abuso das regras de compartilhamento. Sugerimos que leia atentamente o item 7 das REGRAS.


25 - Utilizar controle turbo, cronusmax e similares pode causar banimento?


Não, pois não fere nenhuma regra do site em especial a de savehack. O que esses dispositivos fazem é gerar inputs ao controlador.

No entanto, o site reforça que não recomenda a utilização desses aparelhos.


26 - Fiz o cadastro no site há alguns dias e não apareço no Ranking. Como proceder?


Como nosso site é destinado aos brasileiros, colocamos um filtro que separa os IPs estrangeiros no momento do cadastro, e não os permitem entrar no Ranking Brasil. Em alguns casos, como quando o usuário usa um "proxi" para acessar a internet por exemplo, esse filtro também irá agir da mesma forma.

Se isso tiver acontecido com você, mande-nos uma mensagem acessando esse formulário

Lembrando que nosso ranking é calculado uma vez por dia e sempre na madrugada.


27 - O que significam as cores diferentes nos perfis dos usuários?


No site nós temos várias categorias de usuários e utilizamos um sistema de cores para identificar cada um deles. Veja abaixo as cores e significados:

Azul - Usuário normal.
Azul Escuro - Usuário da equipe do site.
Verde - São usuários que solicitaram a saída dos rankings.
Vermelho - Usuário banido dos rankings.
Atenção: Agora os usuários gringos deixaram de ter perfil ROXO, mas seus dados continuam não sendo somados aos dados dos usuários brasileiros, tão pouco participam dos rankings.


28 - O que é myPlus?


É um sistema de apadrinhamento do site feito por meio do Apoia.se. Como todos sabem o site depende de toda uma estrutura que acaba por demandar recursos para pagamentos de servidores e demais despesas. Mesmo com a verba de publicidade nem sempre a conta fecha e a questão financeira acaba sendo um gargalo na implementação de novas funcionalidades que muita das vezes dependem da contratação de serviços ou até mesmo de mais servidores. A partir daí criamos esta campanha para que os usuários tenham um meio de contribuir com o crescimento do projeto myPSt. Além disso, a contribuição por apadrinhamento nos permite fornecer recompensas como uma forma de agradecimento.

Para maiores informações acesse o link da campanha e descubra quais recompensas você pode ganhar ao contribuir com o projeto.


29 - O que é Staff?


São membros da comunidade que participam mais ativamente do projeto myPSt desempenhando funções no portal e/ou fórum.


30 - Como excluir minha conta no myPSt?


Para solicitar sua exclusão do site, clique AQUI


31 - Fui banido, como proceder?


Se você foi banido e quer falar sobre os motivos do ban, acesse o link "Denúncia", escolha a opção "Revisão de Ban" e nos envie suas dúvidas e questionamentos.





 
 
      SITE   RANKINGS     LINKS ESPECIAIS   REDES SOCIAIS
 
  Home
Ranking
Cadastro
Jogos
Boost
Fórum
Estatísticas
Notícias
Badges
Regras
FAQ
  Geral
Geral PS3
Geral PS4
Geral Vita
Mensal
Semanal
Anual
Mundial
Dificuldade
Estadual
Platina


  Anuncie
Contato
Sair do Ranking
Denúncias
myGames
myPSt no seu site
Nossos Banners